urso

Dicas para o bebê pegar o peito da forma correta

amamentacao, pediatria descomplicada, dra Kelly Oliveira, pediatra sao paulo, amamentação

Amamentação é um aprendizado sem fim!

Assim com o Dr. Jack Newman, pediatra do Canadá que tem também uma clínica que atende mães com dificuldades em amamentação, também gosto muito de um site escrito por Kelly Bonyata, que é consultora internacional de lactação e escreve o site kellymom.com.

Já escrevi num post aqui falando sobre a pega e posição adequadas para amamentação, mas além da técnica correta, temos que observar algumas coisas importantes.

Esse pequeno trecho é traduzido do site kellymom.com (tradução livre):

Não importa se a pega e a posição pareçam corretas, saberemos se o bebê está de fato mamando ao respondermos duas questões:

  1. É efetivo?

  2. É confortável?

Mesmo se a pega e posição pareçam perfeitas (mesmo se o consultor de lactação disser que está ok), mas existe dor e/ou as mamadas são ineficientes ( o bebê suga e não engole leite, como vimos em outro post), ou o bebê fica o dia todo no peito e não parece satisfeito nunca, associado ao ganho de peso inadequado, isso indica que há um problema em algum lugar. A primeira suspeita é a posição e pega ineficientes.

Por outro lado, se o bebê está mamando de forma eficiente e ganhando peso adequadamente, e a mãe não tem dor ao amamentar, então a pega e a posição estão boas, por definição. Mesmo se não parece muito com os desenhos vistos nos livros.

####

Não me entendam mal! Não é para isso parecer contráditorio…afinal a pega e posição adequados importam ou não? Devemos prestar atenção na pega ou não??? E no fim isso pode não importar muito???

Calma, calma gente!

Esse post é só para explicar o seguinte: a pega adequada é importante sim, mas não é a única coisa que deve ser observada. Se existe dor, dificuldade de ganho de peso ou se o bebê ficar o dia todo no peito e não parecer satisfeito, um especialista precisa ser consultado. Como vimos no nosso longo aprendizado sobre amamentação, pode ser diferenças do fluxo de leite, cólicas do bebê, surtos de crescimento…

O importante é estar atento para essas coisas!

Acima a figura mostra que a pega pode ser assimétrica, ou seja a mamãe encosta primeiro o queixo do bebê na parte de baixo da aréola, e o bebê com a boca bem aberta, “abocanha” toda a aréola, mas de forma que pode ficar mais aréola aparente em cima do que embaixo!

Acho essa forma de colocar o bebê no peito muito boa, principalmente quando está aprendendo, pois o bebê tende a pegar corretamente.

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Fonte: http://kellymom.com/ages/newborn/bf-basics/latch-resources/

www.lalecheleague.org

22 Comments

  • Pingback: Amamentação: leite anterior e leite posterior existe? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: respostas a algumas dúvidas existenciais! | pediatria descomplicada

  • Bom dia!!
    Tenho uma bebê de 3 meses e meio e ela sempre pegou corretamente o peito porém a linguinha dela estala quando está mamando. Fiz consultoria com uma enfermeira e ela me falou pra fazer alguns exercícios para que a língua dela pegasse de forma correta porém não tive sucesso e percebo que ela engole muito ar nas mamadas e tem muitos gases o que a faz chorar muito principalmente a noite recusa mamar por conta dos gases. Quando ela solta os gases fica mais tranquila e volta a mamar.
    O que pode ser feito nesse caso?
    Agradeço muito!!!

    • Oi Vanessa. É preciso uma avaliação mãos detalhada para dizer. Continue corrigindo a pega. Oferecendo livre demanda e ser poder precisa de uma avaliação completa. Um bjo Dra Kelly

      • Obrigada pelo retorno Dra!
        Vou continuar corrigindo e na livre demanda.
        Procurarei ajuda para avaliação.
        Beijos.

  • Regilane 09/09/2015 Reply

    Olá Dra. Kelly! Mto obrigada pelos esclarecimentos.
    Meu bebê está com 43 dias e desde o quarto dia de vida dou complemento, pois minhas mamas ficaram muito muito machucadas. Consultei uma especialista em amamentação, a pediatra e uma mastologista, todas foram categóricas em relação à pega, está correta. Mas sinto muita dor! Qdo se aproxima a hora de mamar é um tormento para nós dois, pois ele acaba irritado ao perceber meu desconforto. Ainda estou insistindo, tenho muito leite, mas não consigo amamentar exclusivamente no peito, preciso dar a mamadeira para aliviar um pouco as mamas.
    O que eu estou fazendo de errado? O que posso melhorar?
    Detalhe que ele é o segundo filho, com minha mais velha amamentei exclusivamente até 1ano e 8 meses, pra mim é muito difícil aceitar as dificuldades já que com a primeira não tive.
    Muito obrigada!

    • Oi Reginane. Por mãos qie a pega esteja correta, não é normal sentir dor! Não é possível orientar sem fazer uma avaliação pessoal. Existem outras causas para dor que nao seja a pega mas é prrcjso avaliar caso a caso. Se precisar tenho consultório em São PauloUm bjo Dra Kelly

  • Pingback: Carta às mães que não conseguiram amamentar…ou ainda lutam | pediatria descomplicada

  • Daianny Bento 20/11/2015 Reply

    Olá, achei o seu site e facebook ne uma procura na Internet desesperada por ajuda na amamentação e todos os dias lei e releio sobre pega correta e comportamento fussy.Meu bebé tem 3 meses e ele está no peso correto conforme o pediatra, não sinto dor ao amamentar, o nariz dele fica livre e ele está ganhando peso, mais o que me deixa dúvida é que pela manhã eu acordo meu seio está bem cheio , e ele mama tranquilamente e quando fica murcho ele começa a ficar nervoso e mama os dois, e atarde meus seios ficam murcho atarde quanto anoite, e eu como de 3 em 3 horas e tomo 4 litros de água , ando com uma garrafinha pra cima e pra baixo! E tomo suco também, perguntei a pediatra ela disse que é assim mesmo, sem mais explicações, e nesse período da tarde ele fica agitado nervoso quando mama, e tirando e colocando o peito na boca, fico pensando que tenho pouco leite, que ele queria mais! Mais ele não chora depois que mama! Já pensei em desistir da amamentação, mais amo tanto que quero tentar, mais me sinto frustrada, incapaz! Queria por favor que me respondesse! Por que aqui é muito difícil encontrar alguém que realmente apoi a amamentação! Por que não é só peso, quero que seja um prazer a amamentação pra ele!e ele também dormi no peito mais fica sugando! Obrigado! Por favor te peço que me responda!

    • Oi Daiane. Esse comportamento é completamente normal e esperado do bebê. Provavelmente ele está passando por algum salto de crescimento. Aguente firme. Um bjo Dra Kelly

  • Pingback: 10 dicas para aliviar a cólica em bebês | pediatria descomplicada

  • Pingback: Como Aumentar a Produção de Leite Materno | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: mais instinto e menos regras | pediatria descomplicada

  • Pingback: Meu mamilo é plano ou invertido! E agora? Consigo amamentar? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Fissuras, mamilos machucados e dor para amamentar, e agora? | pediatria descomplicada

  • Pingback: O que não se deve dizer a uma mãe que amamenta – Parte 2 | pediatria descomplicada

  • Pingback: O que não se deve dizer a uma mãe que amamenta – Parte 2 | pediatria descomplicada

  • Pingback: Pega assimétrica: como fazer o bebê mamar sem dor | pediatria descomplicada

  • Carolina Knupp 29/04/2018 Reply

    Esses sites sempre falam como deve ser a pega correta. Isso eu estou careca de saber. Eu quero saber como corrigir uma pega incorreta. Meu bebê, por exemplo, ele suga suga e só depois engole. Como corrigir isso, já que o certo é sugar/engolir, sugar/engolir?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 02/05/2018 Reply

      Olá tudo bem ? Além de Pediatra também sou especializada como consultora internacional de amamentação,  neste caso o interessante é que passe em consulta para que eu consiga ajudar a sanar suas dúvidas e ajudar neste aspecto, caso esteja em SP entre em contato conosco para agendar sua consulta ?  (11) 5579-9090 e pelo whatsapp??(11) 93014-0007
      Um bj
      Dra. Kelly

  • Lilian 03/06/2018 Reply

    Tenho bastante dificuldade em fazer o bebe abrir bem a boca. Encosto o mamilo no lábio superior dele e mesmo assim e abre pouco. Tem alguma outra dica de como fazer?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 12/06/2018 Reply

      Imagino o quanto sua dúvida é angustiante, afinal, nossos Pequenos são nossos maiores tesouros… Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina não me permite dar condutas pela internet, pois além de não ser correto, cada paciente é único e é necessário uma avaliação completa para entender o que está acontecendo, e atender com todo carinho e atenção que eles merecem.
      Entre em contato para agendar sua consulta, só ligar no número (11) 5579-9090 ou via whatsapp (11) 93014-0007

      Um bjo

      Dra Kelly

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa