fbpx

urso

Como retirar o leite materno? – Orientações

amamentacao, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada, pediatra sao paulo
Recentemente escrevi aqui no blog sobre como saber se o bebê está mamando de forma eficaz no peito, sobre algumas dificuldades na amamentação, sobre bebês que ficam agitados (do inglês “fussy”) quando mamam e sobre bebês que dormem no peito mamando…nesses posts tem dicas ótimas para esses problemas, e também quais as opções diante dessas dificuldades!
Coloquei também sobre o quanto é importante olharmos para o bebê e não somente para números na amamentação, pois aí encontraremos a razão do problema (ele não ganha peso por causa da pega incorreta, tem dificuldades de sucção e etc. Só a partir daí que poderemos ajudar essa mamãe.

Pensando nas mamães que vão voltar ao trabalho, e não só elas, mas também em outras ocasiões que a mamãe pode não estar presente ou outras situações que precise tirar leite materno, seja para aumentar a produção de leite da mamãe, para estocar leite, ou para a mamãe poder sair por algumas horinhas (porque mamãe também é gente e precisa de um tempinho pra si), ou um bebê prematuro que ainda está aprendendo a sugar…enfim, pensando em vocês , mamães, aí vão as orientações para isso!

Ah! E tem outro post aqui no blog que ensina a dar leite no copinho também, inclusive com vídeo! Então, vamos às dicas e orientações!

Quando extrair o leite materno?

1. Para ajudar o bebê a fazer a pega correta, se as mamas estiverem ingurgitadas. Isso ajuda a deixar o peito mais “macio” e facilita a pega do bebê.

2. Quando o bebê é pequeno ou prematuro e ainda não tem a capacidade de sugar o seio materno.

3. Se a mãe precisa se ausentar por algumas horas, seja por algum compromisso ou quando voltar a trabalhar e estiver amamentando.

4. Para aumentar a produção de leite. (Tem post no blog que explica só sobre isso, e super dicas para melhorar a produção de leite!)

De que forma posso retirar o leite materno?

O leite materno pode ser retirado manualmente, com massagem e ordenha,através de bombas tira-leite, elétricas ou manuais.
A ordenha manual necessita técnica adequada e prática, porém após ter aprendido, muitas mães conseguem retirar dessa forma tranquilamente. Lembre-se que é preciso prática e muitas vezes não conseguirá retirar muita coisa logo na primeira vez. Você pode procurar um banco de leite humano para orientações.
Com o uso da bomba manual, é necessário fazer uma massagem na mama antes (veja abaixo) e a bomba elétrica costuma simular a massagem e a ordenha manual, porém também é preciso se acostumar a ela (muitas mães nunca se acostumam..). Ela pode machucar o mamilo no começo, por isso tome cuidado. Algumas mães se adaptam super bem, outras não…
Procure ordenhar o leite após o bebê mamar no peito. Se ele mamar só em um peito, você pode retirar leite do outro. Geralmente o melhor horário para tirar leite é na primeira mamada do dia, na parte da manhã, pois é o pico da produção de leite e o leite se acumula mais devido a maior intervalo entre a última mamada.

Como retirar o leite manualmente?

ordenha leite, pediatria descomplicada. dra kelly oliveira, pediatra sao paulo

(veja mais no post Amamentação e trabalho) 

  • Separe um recipiente de vidro esterilizado para receber o leite, preferencialmente vidros de boca larga com tampas plásticas, ou recipientes de armazenar leite que sejam próprios para isso, existem marcas da Lansinoh e da Medela que tem esses recipientes.

  • Procure um local tranquilo para retirar o leite

  • Prenda os cabelos

  • Use máscara e evite falar, espirrar ou tossir durante o procedimento

  • Lave cuidadosamente as mãos, até o cotovelo

  • Não há necessidade de lavar os seios antes

  • Seque as mãos  com toalha limpa ou de papel

  • Posicione o recipiente onde será coletado o leite materno próximo ao peito

  • Massageie a mama com movimentos circulares, da base em direção à aréola, a pressão é firme e deve ser com o objetivo de estimular todos os ductos do peito. (esse passo é fundamental!) Mesmo que a mama não pareça cheia, faça isso! Isso estimulará a produção de leite. Se tiver dor, peça ajuda ao parceiro.

  • Procure relaxar, fique numa posição confortável.

  • Pense no bebê para auxiliar na ejeção do leite (leve uma foto, uma roupinha com seu cheiro ou uma música que lembre ele).

  • Com os dedos da mão em forma de “C”, coloque o polegar na aréola acima do mamilo e o dedo indicador abaixo do mamilo na transição aréola mama, em oposição ao polegar, sustentando o seio com os outros dedos.

  • Com a técnica bimanual você pode sustentar o peito com uma mão, e pressionar o peito contra o tórax,  e com a outra mão pressionar com o indicador  e o polegar na altura do término da aréola (na aréola, não o mamilo! Se você pressionar na altura do mamilo não vai sair nada mesmo!!).

  • Pressione, solte, pressione, solte. Pode doer um pouco se a mama estiver ingurgitada, mas tende a melhorar após retirar um pouco de leite. No começo pode não sair muito, mas depois de pressionar algumas vezes o leite começará a pingar, ou mesmo vir em pequenos jatos.

  • Despreze os primeiros jatos, devido ao risco de contaminação.

  • Mude a posição dos dedos ao redor da aréola para esvaziar todas as áreas (circundando toda a aréola).

  • Alterne a mama quando o fluxo de leite diminuir, repita a massagem e o procedimento várias vezes.

  • A duração do procedimento é de 20 a 30 minutos.

Como extrair o leite com uma bombinha?

ordenha com bomba, pediatria descomplicada, dra kelly olivera, pediatra sao paulo, amamentacao

Costumo dizer que as bombinhas elétricas e manuais funcionam bem para aquelas mamães que se adaptam a elas. Uma vez que a mamãe pegou o jeito da coisa, fica muito mais fácil. Mas no começo pode doer e até machucar.
A bomba elétrica faz algumas compressões que estimulam a produção e ejeção do leite, pois costuma simular a sucção do bebê. O leite cai direto num recipiente, que poderá ser armazenado. A velocidade e a pressão são ajustáveis.
As bombas manuais tem uma peça para sucção, porém quem faz a pressão e compressão para o leite sair é você.
Você deve usar o método que melhor se adapta a você, não existe método melhor ou pior.

Tentei retirar o leite e não consigo. O que posso fazer?

Geralmente esse procedimento requer paciência e prática, mas com o tempo e com a prática tende a ser mais fácil e rápido.
Lembre-se: Seja na ordenha manual ou com a bombinha, os primeiros movimentos e a massagem tem a finalidade de estimular a produção de leite, por isso é normal que não saia no começo, e mesmo nas primeiras vezes sair só um pouquinho.
Se precisar de ajuda, você pode procurar um consultor em amamentação, um especialista na área (como pediatra especialista em amentação) ou um Banco de Leite Humano.
Espero que tenha ajudado!
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

 

16 Comments

  • Ariane 13/03/2015 Reply

    Obrigada pelas dicas doutora!
    Minha bebê está com seis meses e meio e vou retornar ao trabalho. O berçário que ela vai ficar oferece leite a tarde, então eu tinha pensado em mandar o meu leite. A outra opção seria adotar fórmula ou vitaminas de frutas, que , particularmente, não me agrada muito…. Então eu gostaria de saber se, nutricionalmente, vale a pena enviar meu leite? eu continuo passando anticorpos para ela pelo leite?
    Obrigada!

  • Gilane 06/07/2016 Reply

    Ola. Boa noite. Estou voltando a trabalhar e amamentando uma bebê de quatro meses. Estou tentando estocar o leite com uma semana de antecedência mas sinto meu leite demorar muito a descer. Ele desce , mas entre uma descida e outra leva uns 10 minutos. É assim mesmo?

  • maria simone monteiro guimaraes silva 22/07/2016 Reply

    Colocando a criança para sugar com demanda livre.

  • Raquel 21/12/2016 Reply

    Muito bom.

  • Viviane 15/08/2017 Reply

    Oi meu bebe vai faze 4 meses vou vokta ao trabalho e estou dando aptamil 2 vezes ao dia a ela mas notei q a barriga dela ta fazendo muito barulho e ela fica se curvando para frente o q pode ser ……

  • Dayana Celeste 28/08/2017 Reply

    Minha bebê tem 1 mês, ultimamente meu leite começou a empedrar mais quando vou tirar com a bombinha manual só sai um pouquinho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)