Gosto muito de uma frase que o Dr. Jack Newman, médico pediatra e especialista em amamentação, costuma dizer: “Há muito mais em amamentar do que somente leite materno”.
Calma, não estou dizendo que o leite materno não é importante, por favor! Deixe-me explicar.
Amamentar é um processo complexo, em que mãe e bebê iniciam o seu aprendizado nos primeiros dias de vida do bebê. Isso implica em aconchego, carinho, nutrição, fortalecimento de laços e claro, o meio pela qual o bebê cresce e se desenvolve através da amamentação. Para isso, não basta colocar o bebê no peito. Precisamos saber como, precisamos saber se o bebê está retirando leite do peito, se a pega está adequada, se a boca do bebê e o peito da mamãe fazem um trinco, um fechamento perfeito que permite que o bebê não só consiga mamar de forma efetiva, mas aprenda até a regular quanto de leite ele deseja!
Nem sempre isso ocorre na primeira, nem na de segunda ou terceira vez…às vezes o processo é doloroso. Os mamilos ficam machucados e amamentar passa a ser um sofrimento, dói!
Para isso entra a orientação sobre amamentação. Isso nem todos sabem, nem todos orientam ou querem orientar. Às vezes o complemento como alternativa à amamentação surge como uma alternativa fácil e atraente, simples assim. Mas não precisa ser. Não deve ser.
Hoje escrevo um pouco sobre como saber se o bebê retira o leite do peito de forma eficiente. Existem pistas para isso. As mamães precisam saber! Os pediatras também…
Sabemos que muitas vezes o bebê está mamando exclusivamente no peito, a mamãe já usou várias técnicas para aumentar a produção de leite, mas o bebê em aleitamento materno exclusivo ainda não está ganhando peso adequadamente. Isso acontece muito e é um dos principais motivos que o complemento é introduzido.
Mas antes que isso aconteça, existem algumas coisas que precisam ser levadas em conta.
# 1 Observe se a pega do bebê no peito está correta. Eu sei que já escrevi isso várias vezes aqui (veja no link acima), mas esse ponto é fundamental. Os bebês não mamam, ou mamam pouco e com menos eficiência se a pega não estiver correta. Para isso os lábios devem estar bem abertos e virados para fora, a aréola pouco ou não visível, mais visível em cima que embaixo, o queixo tocando a mama e o nariz livre!
# 2 Avalie se o bebê está efetivamente mamando. Será que o bebê está realmente recebendo leite do peito? Essa percepção é a chave para a mamãe entender quando a amamentação está seguindo bem. O bebê faz um movimento complexo durante a mamada. A língua do bebê encaixa-se na aréola, formando um lacre? O bebê retira o leite eficientemente do peito? A sua mandíbula se desloca para frente durante esse movimento? Ele faz pausas para engolir o leite que está dentro da boca? Essas pausas são necessárias, pois o bebê suga, suga, retira muito leite do peito, a sua boca fica cheia e então ele engole! O bebê que mama efetivamente faz isso!
Esse é um bebê que mama e engole leite. Muitooo leite!!!
Esse outro vídeo é de um outro bebê, também postado pelo Dr. Jack Newman em seu site de um bebê que suga, suga, suga e não está engolindo nada!!! A diferença pode ser sutil e as mamães podem não perceber sozinhas, é preciso de orientação e ajuda!
Lembrem-se, mamães:
- Bebês aprendem a mamar no peito, mamando no peito!
- Mamães aprendem a amamentar, amamentando!
- O bebê continua mamando no peito através de estímulo contínuo no peito, corrigindo a pega e aprendendo a retirar mais leite do peito. Para isso entra o pediatra especialista em amamentação, e outros especialistas da área!
- O bebê está propenso a realizar a pega corretamente, só precisamos lhe mostrar o caminho.
- Quanto antes essa intervenção acontecer, melhor e mais fácil será para mamãe e bebê!
Espero que ajude mamães! Contem suas experiências aqui! Compartilhe! Boa amamentação!
Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉
Um bjo
Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039
E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).
Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007
*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.
videos by Dr Jack Newman