fbpx

urso

Amamentação: Como dar leite materno no copinho

leite copinho, pediatria descomplicada , dra kelly oliveira, amamentação, leite materno, aleitamento materno 

Olá queridas mamães, ainda no tema amamentação, gostaria de deixar aqui alternativas à mamadeira para dar à criança quando por algum motivo a mãe não pode amamentar: seja porque vai começar a trabalhar, ou porque estará fora de casa por algumas horas. 

Se você está procurando mais dicas sobre amamentação, veja também os outros posts: Amamentação: Erros comuns que nos levam a pensar que o bebê mama pouco, Amamentação: bebês que dormem no peito ou choram para mamar, o que fazer?  , Mitos sobre amamentação: Meu leite não sustenta!, Amamentação: Dicas para tirar mais leite, Amamentar: como funciona no meu corpo, Amamentação: perguntas e respostas, Amamentação na volta ao trabalho : Dicas e Recomendações

É super simples e na verdade pensamos logo na mamadeira por causa da facilidade de acesso hoje, mas a verdade é que mesmo com uma pequena xícara de café que você tenha em casa podemos dar leite à criança! (claro que com a devida esterilização)

Temos medo da criança engasgar, de não dar certo, insegurança, falta de costume, mas o fato é que é super seguro, desde que realizado com a técnica correta.

Abaixo explico sobre como dar o leite no copinho e tem também um vídeo explicativo ao final!

  • Utilizar copinho (ou xícara) resistente, que não tenha nenhuma saliência na borda e que possa ser lavado e fervido, por exemplo, uma xícara de cafezinho ou um copo americano ou similar.
  • Lavar o copinho ( ou xícara) com água e sabão, colocar em uma panela com água encobrindo-o e fervê-lo por 15 minutos (contar após o início da fervura).
  • Colocar o leite somente até a metade do copinho, ou mais ou menos 1/3, para que seja mais fácil posicionar o copo sem derramar o leite.
  • Sentar-se com os pés apoiados, num lugar confortável, de forma acomodar o bebê em seu colo, na posição sentada ou semissentada.
  • Proteger a cabeça do bebê com a sua mãe espalmada na base do crânio e nuca dele (seu polegar e indicador formando um “C”). A cabeça do bebê deve formar um ângulo de 45 graus com pescoço.
  • Encostar a borda do copo no lábio inferior do bebê e movimentar o copinho para que o leite toque o lábio. Quando o bebê abrir a boca, colocar a borda do copinho ( ou xícara) abaixo da língua dele. Ele pode buscar o leite com a língua dentro do copinho, como um “gatinho”. O bebê faz movimentos de lambida do leite, seguidos de deglutição.
  • Virar o leite somente quando o bebê movimentar a língua, o lábio ou a bochecha, mostrando que está pronto para ser alimentado.
  • Não despeje o leite na boca do bebê! Coloque um pouco na boca o suficiente para o bebê sorver o leite.
  • Coloque o bebê para arrotar no final.
Abaixo, veja o vídeo com orientações sobre como dar leite no copinho: 

Espero que ajude mamães! Boa amamentação 😉

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Fonte: Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade. Sociedade Brasileira de Pediatria. 6o edição 2014.

photo credit: http://m.diariocatarinense.com.br/noticias/variedades/a3863953

21 Comments

  • Elis Regina Vasco Gomes 25/02/2015 Reply

    Doutora no consultório atende convenio SulAmérica?

    • Olá querida Elis, atendo somente particular, mas faço recibo para reembolso junto ao convênio. Te enviei email com mais detalhes. Para marcar consulta, ligue no consultório (11) 5088-6699. Obrigada, um bjo Dra Kelly

  • Lissania 23/07/2015 Reply

    Meu filho derrama muito leite quando uso a mamadeira de colherinha (parecido com a técnica do copinho), ele é muito afobado e mesmo quando não está tão afobado a metade do leite ainda sai da boca e ele fica impaciente pela demora…Será que de seringa não seria melhor? Ou então dicas para melhorar a técnica com a mamadeira de colher?
    Obrigada!

  • Daniele 19/01/2016 Reply

    Ola me chamo Daniele tenho 19 anos, sou mae de primeira viajem !
    E gostaria de saber minha nenem tem 1 mês e 18 dias e ela ta pesando 3.210 kg to achando ela muito magrinha pra idade dela, acho que meu leite nao sustenta ela.. oque faço??

  • Daniele 19/01/2016 Reply

    Ola me chamo Daniele tenho 19 anos, sou mae de primeira viajem !
    E gostaria de saber minha nenem tem 1 mês e 18 dias e ela ta pesando 3.210 kg to achando ela muito magrinha, e ela mama toda hora. Mais acho que meu leite nao sustenta ela.. oque faço??

  • Lidia 05/04/2016 Reply

    Muito linda a teoria…
    Mas a prática não é assim. Volto a trabalhar em algumas semanas e estou tentando dar leite no copo e meu bebê não pega de jeito nenhum. Chora, joga todo leite fora, fica se debatendo. Faço tudo o q está escrito na teoria.. mas só vejo meu bebê irritado.
    Já tentei colher dosadora e copo de transição tb e nada.
    Qto ao.copinho sigo todas as recomendações que vejo em todos os sites (que inclusive são iguais) e nada.
    Não vejo nada de como acostumar o bebê a tomar no copo. Nada que diga que o início não é facil.
    Parece que quem inventou essas regras (e que quem as reproduz) não tem filho e nem nunca tentou dar leite no copo.

  • Larissa 07/10/2017 Reply

    Boa tarde! Meus seios estao mto machucados, meu bebê tem 16 dias e a cada mamada machuca mais…. vou começar a prdenhar e oferece no copinho ate eles melhorarem. Vc acha q tem perigo ele esquecer meus seios se eu der so o copinho por alguns dias?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/12/2017 Reply

      Olá Larissa! Imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada ,mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Tamyres Izabel 13/12/2017 Reply

    Olá dr. Minha bebê tem 28 dias e estou com meus peitos feridos e n sei oq eu faço pois doe muito mais eu dou de mama mesmo assim ,e a pega está correta

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/12/2017 Reply

      Olá Tamyres! Imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja muito bem-vindo!
Quer receber Nossa newsletter coloque seu melhor email

(Não se preocupe, somos contra spam)