Baby-led-weaning: guia rápido de orientações

 

olivia blwNo último post expliquei como funciona o método baby-led-weaning e quais os princípios por trás do método, que são super importantes de entender. Hoje trago pra vocês um guia rápido para ajudar nessa fase…sei que não é fácil. Espero que gostem bastante! Para ver outros posts sobre introdução alimentar, veja: Introdução alimentar na criança: como começar uma alimentação saudável, Introdução alimentar: entenda o método baby-led-weaning (BLW), Introdução alimentar da criança: princípios básicos, Introdução alimentar: quando, quanto e como oferecer os alimentos à criança – Parte 3

Orientações para a introdução alimentar guiada pelo bebê – Baby-led-weaning

  1. Dê ao seu bebê a chance de participar dos momentos de alimentação da família. Você pode fazer isso próximo aos seis meses de idade, quando ele começar a demonstrar interesse em ver você comer e passar a levar comida à sua própria boca.

  2. Garanta que seu bebê está apoiado em uma posição vertical, sentado, enquanto explora a comida. No começo você pode sentá-lo em seu colo, olhando para a mesa. Assim que ele tiver aptidão para pegar a comida, ele provavelmente já estará sentando sozinho, ou com um mínimo de suporte, num cadeirão de alimentação.

  3. Comece a oferecer comidas cortadas no tamanho do punho do bebê, preferencialmente cortados em palitos ou contendo hastes. Assim que possível e desde que apropriado, ofereça a ele a mesma comida que você está comendo, para que ele se sinta parte de tudo o que está acontecendo.

  4. Ofereça uma grande variedade de alimentos. Não há porque limitar a experiência do bebê com comidas, excetos se existe histórico de alergia alimentar na família ou da própria criança.

  5. 5. Nunca apresse seu bebê. Permita que ele faça as coisas ao seu tempo. E principalmente, resista à tentação de ‘ajudá-lo’, colocando coisas em sua boca.

  6. Não espere que seu bebê coma todos os alimentos oferecidos, desde o começo. Assim que ele tiver descoberto que estes novos “brinquedos” têm um gosto bom, ele irá começar a mastigá-los e, mais pra frente, engoli-los. Isso pode levar um tempo.

  7. Não espere que um bebê pequeno coma todos os pedacinhos de comida logo na primeira vez – lembre-se de que a habilidade de pegar a comida e levar à boca é desenvolvida com o tempo e também de conseguir soltar os alimentos.

  8. Tente oferecer novamente alimentos que foram recusados anteriormente – bebês costumam mudar de opinião e passam a aceitar alimentos negados anteriormente.

  9. Nunca deixe seu bebê sozinho com a comida. As regras de segurança com a comida são as mesmas, portanto nunca faça isso!

  10. Não ofereça alimentos que oferecem perigo óbvio – como amendoins, ervilha ou castanhas pequenas, por exemplo.

11.Não ofereça fast-foods, comidas industrializadas ou alimentos que contém sal e/ou açúcar adicionados. Isso vale para qualquer método de introdução alimentar!

  1. 12. Dê água no copo, mas não se preocupar caso seu bebê não tenha muito interesse em tomá-la. Principalmente os bebês amamentados no peito tendem a continuar ingerindo todo o líquido necessário nas mamadas.

  2. Mamãe, esteja preparada para a bagunça! Coloque um plástico limpo no chão, impermeável e de fácil limpeza, embaixo do cadeirão ou onde a criança irá comer ajuda muito na hora da limpeza! Isso permite ainda devolver ao seu bebê os alimentos que ele deixar cair, evitando o desperdício. (Você vai se surpreender com a rapidez com que o seu bebê aprende a comer fazendo pouquíssima sujeira).

  3. 14. Deixe o seu bebê mamar em livre demanda, quando e por quanto tempo quiser. Espere que seu apetite por leite se altere a medida que ele passe a ingerir mais alimentos sólidos.

  4. Se o bebê tem um histórico familiar ou pessoal de intolerância a alimentos, alergia alimentar ou outras alergias ou alguma doença, discuta este método de introdução alimentar com o pediatra antes de adotá-lo.

  5. Aproveite esse momento de ver o seu bebê aprender sobre a comida…e desenvolver suas habilidades com as mãos e boca no processo!

Esse é mais um guia para ajudar no método baby-led-weaning, também com escrita e adaptação feita por mim, da autora Gil Rapley.

Abaixo deixo um vídeo do youtube mostrando o método aplicado na prática, vale a pena conferir!

E vocês, como está por ai? Tem tentado o método? Contem suas experiências aqui no blog 🙂

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Referências bibliográficas:

http://www.rapleyweaning.com/assets/blw_guidelines.pdf

*imagem da pequena Olívia, gentilmente cedida pela mamãe Marina, paciente do consultório

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn