Cólica do bebê: dicas para acalmar o bebê – Parte 3

Na semana passada, conversamos um pouco sobre cólica do bebê, e hoje vamos continuar falando desse assunto tão importante e de interesse para os pais. Nos últimos posts, expliquei um pouco sobre as particularidades do bebê, suas necessidades e um pouco do contexto do nascimento. Para os bebês é super importante entender a sua forma de comunicação com o mundo, e se você não leu os posts anteriores, leia! Na parte 2, explico o que é a cólica, porque ela acontece e como diferenciar de outros tipos de choro.

Hoje falaremos sobre o tão esperado “tratamento” das cólicas! Descreverei técnicas de acalmar o bebê e dicas super úteis para aliviar as cólicas! Mas antes de começar a falar, só alguns esclarecimentos…

A cólica do bebê é uma condição que acontece no bebê saudável e que está ganhando peso adequadamente, com características específicas. Se o seu bebê foge disso, ou houver dúvidas, o pediatra deve ser consultado.

Você conhece o “The calming reflex”? Uma técnica do renomado Dr. Harvey Karp

O Dr Harvey Karp, é um pediatra americano conhecido pelo seu famoso livro “The happiest baby on the block” (O bebê mais feliz do pedaço) em que ele emprega uma técnica para acalmar os bebês. Ele considera que todos os bebês nascem imaturos e despreparados para o mundo, e por isso os primeiros 3 meses de vida ele chama de “o quarto trimeste“, em que o bebê ainda está num processo de adaptação.

A maioria das técnicas utilizadas para acalmar bebês relacionam-se com isso, por isso acho que vale apena explicar aqui. Elas se comprovaram eficazes para acalmar bebês.

Antes do bebê nascer, lembre-se que ele permaneceu 9 longos meses no útero da mãe…por isso o Dr. Harvey Karp explica que simular o contexto do útero para o bebê funciona! O bebê dentro da barriga da mamãe está num lugar apertado, quentinho, em que existe um constante balanço (lembre-se que ele sente cada movimento seu) e um barulho contante, do coração da mamãe, porém numa pulsação intensa e contínua. Ao nascer, tudo muda! O bebê fica “solto” no berço, existem vozes, mas aquele barulho contante, cadê? Além de não ter mais o balanço promovido pela movimentação da mamãe.

Dessa forma o Dr. Harvey Karp ensina uma técnica para ativar o que ele chama de “the calming reflex” –  o reflexo de acalmar, os chamados 5 “S”s: Swaddling, Side/Stomach position, Shushing, Swinging movement e Sucking.

1. Swaddling – Envelopar/ Enrolar

As vovós já sabiam e usavam os cueiros, que estão voltando à moda agora! Deixar o bebê enrolado numa manta pode ajudá-lo a se acalmar, somente tome cuidado para não hiperagasalhá-lo pois ele ficará irritado com o calor! O ideal nesse calor é deixar o bebê somente de fralda e enrolá-lo numa fralda de pano grande.

2. Stomach/ Side position – Colocar o bebê de lado

Vocês lembram da posição para amamentar de “jogador de futebol americano” ou posição invertida? É essa posição usada aqui, mas nesse caso não para amamentar…Colocar o bebê de lado, ou de bruços sobre o braço do papai ou da mamãe, pode aliviar as cólicas e ajudar na liberação de gases também. O bebê deve ser colocado de lado, com o lado do estômago voltado para baixo, ou seja o esquerdo.

Atenção: Bebês podem ser acalmados nessa posição, mas não devem ser colocados para dormir no berço de lado ou de bruços, devido ao risco de morte súbita. A recomendação é que se durma na posição de barriga para cima.

3. Shushing – White noises – Os barulhos brancos

São ruídos repetitivos e monótonos. Existem aparelhos que fazem esse barulho, como um rádio na meia estação, um secador de cabelo e hoje até encontramos no youtube (porque não?) isso pode acalmá-los imediatamente!

4. Swinging movement – Balanço

O balanço deve ser suave e não um reflexo do desespero dos pais em acalmar o bebê, pois isso pode deixá-lo mais irritado…é um movimento suave em que a cabeça do bebê está livre e balança levemente. Com o bebê envelopado antes, fica mais fácil fazer esse movimento.

5. Sucking – Sucção/Amamentação 

Os bebês tem necessidade de sugar. É incrível como as mães notam que só o fato de colocarem o bebê no peito pode acalmá-los. Muitas vezes o bebê suga o seio materno não somente pela necessidade de alimentar-se,  mas pela sucção mesmo! Você pode mamãe, usar essa técnica, mas para evitar que o bebê fique “pendurado” no peito, você pode tentar as outras técnicas antes dessa, até mesmo para diferenciar fome da necessidade de sucção e aconchego…

Uma palavra sobre o “Sucking”: no livro, o Dr. Harvey Karp fala sobre o uso da chupeta. Ele orienta o seu uso com ressalvas, se o bebê estiver sem nenhum problema com a amamentação . Ainda sim sou relutante, dado os inúmeros problemas relativos ao uso da chupeta. Por isso só use se o seu pediatra autorizar, e ainda assim oriento para os pais: com muitas ressalvas e o mínimo possível.

Sou super a favor da amamentação, por isso não recomendo o uso da chupeta para acalmar o bebê, existem outras formas para isso…

Vocês vão ver que muitas das dicas que os pediatras e outros sites recomendam baseiam-se nesses princípios somados a uma dose extra de carinho e muita paciência…

Outras dicas que recomendo:

  1. Coloque o bebê para arrotar sempre após a mamada. Isso evita o acúmulo de gases e evita cólicas.
  2. Deixe o bebê mais elevado na parte da cabeça que o resto do corpinho na hora de mamar. Se amamenta, veja se a pega está correta (confira o post que falo sobre isso no link). Se não amamenta e usa mamadeira, nunca o faça deitado! Procure bicos mais fininhos e não aumente o furo do bico da mamadeira ( eles têm um motivo para serem desse tamanho…)
  3. Faça movimentos de bicicleta com as perninhas e pode massagear a barriga no sentido horário, delicadamente para estimular a saída de cocô ou gases.
  4. Use uma bolsa de água morna enrolada numa toalha na barriga do bebê (cuidado com a temperatura, claro). O calor pode relaxar o bebê e melhorar a dor.
  5. Alimentação da mamãe. Se você amamenta, tente ver se o seu bebê tem mais gases com determinado alimento. Os alimentos que costumam causar mais cólica são: leite, chocolate, feijão, repolho, comidas apimentadas.
  6. APLV – Alergia a proteína do leite de vaca. As cólicas podem se agravar bastante se a criança tem APLV, porém é acompanhada de outros sintomas. Nesse caso o diagnóstico deve ser feito pelo médico.
  7. Intolerância a lactose. Bebês podem ter sim intolerância a lactose e isso pode piorar muito as cólicas do bebê. Deve ser diagnósticado pelo médico, que também precisa descartar APLV.
  8. Doença do refluxo gastroesofágico. O bebê pode apresentar dor intensa e dificuldade de ganho de peso, além das cólicas. O diagnóstico é feito pelo médico.

Lembre-se mamãe que o mais importante é você manter a calma, dar muito carinho e amor para seu bebê e saber que essa fase vai passar!

No próximo post falarei sobre as opções medicamentosas…

E você mamãe, alguma medida que você fez ajudou a aliviar as cólicas do seu bebê? Compartilhe aqui com a gente! Escreva a sua experiência nos comentários.

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn