criança bateu a cabeça ao cair

urso

Quedas: Caiu e bateu a cabeça, o que fazer?

Existem muitas dúvidas em relação ao que fazer se a criança bate a cabeça: o que devo observar? Quando devo levar ao pronto socorro? Posso deixar a criança dormir? Quais são os sinais de gravidade?

Pensando nisso resolvi escrever esse post, para melhor orientar os pais, além de evitar idas desnecessárias ao pronto socorro, ou deixar de ir quando precisa.

Lembre-se que o mais importante é evitar que acidentes ocorram, e para isso existem algumas medidas que são importantes tomar para que mesmo se a criança caia, não se machuque. Para dicas de segurança em casa, acesse esse post.

 

Vale lembrar aqui  algumas Dicas de Proteção: 

  1. Cuidado ao segurar o bebê, a maior parte das quedas em menores de 1 ano são quedas do colo!
  2. Coloque grades de proteção ao lados dos berços e camas.
  3. Leve seu filho para brincar em áreas de lazer que tenham pisos emborrachados, pois diminui o impacto na queda, se ocorrer.
  4. Proteja varandas, janelas e piscinas
  5. Use proteção em praticas esportivas (isso para os maiores, nada como um capacete, cotoveleiras e joelheiras para andar de bike…
  6. Tenha sempre a vigilância constante de um adulto!

O que é o traumatismo crânio-encefálico (TCE) ?

Esse nome é um termo técnico, usada pelos médicos para explicar que a criança bateu a cabeça. É classificado como leve, moderado ou grave de acordo com o exame físico da criança na entrada do pronto socorro e da lesão ocorrida no cérebro.

Peculiaridades das crianças x acidentes

A criança por apresentar menor massa corporal pode estar mais sujeita a múltiplas lesões, devido ao maior impacto do trauma.

O osso da criança é mais maleável, devido a sua calcificação ainda incompleta. Consequentemente pode apresentar menos fraturas, porém protege menos os órgãos internos, que podem apresentar contusões e sangramentos.

A cabeça da criança até os 2 anos de idade é proporcionalmente grande em relação ao corpo. Quando ocorre uma queda ela é mais facilmente atingida. Além disso, a criança está aprendendo a andar, não tem muito equilíbrio e coordenação motora, favorecendo ainda mais a ocorrência de quedas…nem precisa dizer né? Para alívio dos pais a grande maioria das quedas não são graves e não requerem cuidados médicos.

Como não dá para colocar o filho numa bolha (apesar de muitas vezes cogitarmos!), nem deixá-lo de capacete, saber o que fazer quando ocorre é fundamental!

O que devo observar após a queda? 

O mais importante após a queda é observar a criança. Examine-a com cuidado, veja se não tem nenhum sinal de fratura ou algum lugar na cabeça que está mais inchado. É normal que a criança chore após a queda, porém se apresentar alguns sintomas considerados “sinais de alarme”, deve ser avaliado por um médico. Logo após a queda, pode-se colocar gelo no local da batida, para que diminua o inchaço. Se houver algum corte, comprima com um pano limpo. Veremos mais adiante quando levar ao médico para avaliação.

Quando devo levar ao pronto socorro?

No geral, crianças menores de dois anos de idade precisam de avaliação com maior cuidado, devido as práprias características da criança faladas acima. Acidentes de carro ou acidentes de maior impacto também.

 Abaixo veja quando levar seu filho para ser avaliado pelo médico:

  • Queda em bebê menor de 3 meses.
  • Queda de uma altura maior que 1 metro em crianças menores de 2 anos e acima de 1,5m em crianças maiores de 2 anos.
  • Queda da escada com mais de 4 degraus.
  • Acidente de bicicleta sem capacete.
  • Acidente com automóvel.
  • Se a criança ficar desacordada (com perda da consciência) por mais de 1 minuto após o trauma.
  • Presença de hematomas nos olhos (olho roxo).
  • Presença de galo na cabeça: em região próxima da orelha (região temporal) e na parte posterior da cabeça.
  • Sangramento pelo ouvido ou nariz.
  • Convulsão
  • Sonolência excessiva( a criança não acorda para mamar).
  • Choro persistente, contínuo e irritado.
  • DIficuldade para andar ou falar, quando já tiver essas habilidades.
  • Não movimenta qualquer parte do corpo.
  • Moleira abaulada (fontanela), se for bebê.
  • Mais de 4 episódios de vômitos após uma hora da queda.

Nossa parece tanta coisa que sempre terei que levar meu filho ao médico! Na verdade, você vai ver que a maioria das quedas são triviais, e com prevenção em cuidado, não precisará se estressar.

Lembre-se: se houver dúvida, converse com o pediatra para poder te orientar melhor.

Rx de crânio, tomografia, quando fazer?

O Rx crânio poderia ver grosseiramente alguma fratura, mas pode deixar passar. Não é indicado nesses casos, pois é incapaz de ver se há sangramento dentro do cérebro. Após avaliação médica, quando houver necessidade o médico pode indicar a tomografia de crânio. Muitas vezes o médico pode optar por uma observação clínica somente. A tomografia não é isenta de riscos, pois trata-se de irradiação, com aumento do risco de desenvolver câncer no futuro. Por isso deve sempre pesar o risco benefício.

Por quando tempo devo observar a criança após a queda?

A primeiras 12 horas após o trauma são mais importantes. Isso porque se houver um sangramento arterial dentro da cabeça, e a criança pode evoluir para coma e até óbito devido a compressão rápida do cérebro. Os sinais pioram rapidamente, com sonolência progressiva, vômitos, convulsão e dor de cabeça intensos. Nesses casos uma cirurgia de urgência deve ser feita. Chamamos de hematoma extradural. No caso de haver sangramento de uma veia, como no hematoma subdural, os sintomas são mais lentos e progridem mais devagar, com dor de cabeça e alteração neurológica. Por isso a orientação é observar a criança até 72h.

Pode deixar a criança dormir após a queda?

Na verdade, não é o fato de deixar a criança dormir que altera a progressão da lesão se houver. A dificuldade muitas vezes é conseguir avaliar a criança com ela dormindo. Se ela apresentar alguma alteração neurológica ou não conseguir acordar a criança, aí sim há algo de errado.

Se o acidente aconteceu próximo da hora de dormir, ou no horário daquela sonequinha da tarde, pode-se observar a criança por cerca de uma hora, e deixá-la dormir. Após mais ou menos 2 horas, acorde-a e veja se está tudo bem. Claro que a criança estará sonolenta, mas ele deve reagir. Se ficar insegura, durma com ela.

Após todo o estresse da queda  e de tanto chorar, a criança pode mesmo ficar cansada e querer dormir, o importante é avaliar a criança de tempos em tempos.

Espero que tenha esclarecido um pouco esse assunto por aqui!Mandem suas dúvidas e comentários abaixo!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Veja outros posts relacionados:

Referências bibliográficas:

  • Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatra, 3edição 2014.

141 Comments

  • Vania Maria Albuquerque Guedes 09/01/2015 Reply

    Fique maravilhada com as informações. Temos sempre que seguir orientação médica.
    Obrigada
    Vania

    • Daniel Gontijo 24/07/2015 Reply

      É verdade Vania eu tenho um pediatra fixo para minha filha e vc?

  • Pingback: Caiu e bateu a cabeça: o que fazer? | Maternidade Simples

  • Érica Leal 06/09/2015 Reply

    brigado pois meu filho caiu e bateu a parte de tras da cabeça hoje e ficou muito sonolento e assustado ele tem um ano e meio,e ainda estamos apreensivos esta com um galo na cabeça e não levamos ao medico.mas nao vomitou nem nada mas ficou andando meio tonto e tudo mais.

  • Pingback: CAIU E BATEU A CABEÇA? | Enciclopédia Materna

  • zelia doria 01/10/2015 Reply

    Meu filho tem 1 ano e 3 meses, ele escorregou dentro de casa bateu a parte de traz da cabeça, no dia seguinte ele acordou com o lado esquerdo paralisado, corri pro medico fiquei na uti 9 dias, graças a Deus ele voltou ao normal fiz todos os exames ecocardiograma, eletrocardiograma, tomografia e angiorressonância, graças a Deus tudo ok, ele teve isquemia mas foi pela queda;

  • Emerson lima 07/10/2015 Reply

    Meu aluno de 6 anos caiu e bateu a cabeça, e tipo desacordo , eu fiz primeiros socorros tipo ele virou olho ,tremia . Oq de fato deu nele sabe me dizer ?

  • Daniela 23/10/2015 Reply

    Olá doutora, meu filho tem dez meses e caiu do sofá, levei no hospital fez tomografia e voltou pra casa. Ele está muito irritado, choroso e não ta dormindo direito. O que devo fazer?

  • kessya 14/11/2015 Reply

    Meu bebe de 9 meses foi tentar subir na cadeira e a mesma caiu por cima dele fazendo um pequeno corte na sombracelha sangrou na hora e tambem ele chorou muito e por segundos ficou desacordado, acalmei ele limpei o local do corte o sangramento parou e coloquei um mini bandaid para evitar sujeira, agora ele esta bem responde normal aos movimentos ja ate brincou novamente agora dormiu, eu devia ter levado no medico mesmo vendo que ele ja esta bem?

  • Lorena 15/11/2015 Reply

    Meu neném tem 5 meses e já caiu 5 vezes mais nenhuma das vezes apresenta um nenhum sintoma, será que isso vai afetar quando ela estiver maior?

  • Lorena Medeiros 15/11/2015 Reply

    Minha neném tem cinco meses e já caiu algas vezes, queria saber se isso pode afetar ela futuramente ?

  • juliano 24/11/2015 Reply

    boa tarde.meu filho caiu e batel a cabeça fortemente,vomitou em seguida 2 vezes.tinha mamado a 1 hora atras.fomos pro hospital,foi feito rx e tomografia.tudo ok.a medica pediu pra ficar em obs em 72 horas.ja fazem 40 horas apois o acidente mas ele esta com os olhos um pouco caido.existe algum risco ainda mesmo tendo feito tomografia?

  • shirley moura lima 28/11/2015 Reply

    Oi boa noite dr.kelly minha filha de 3 anos ta correndo e caiu e fez um galo enorme na testa o quer devo fazer.ela brincando ja comeu mais sera que tem algum perigo.

  • Cristiano 02/12/2015 Reply

    Meu BB caiu bateu a cabeça ela tem quatro mês posso colocar gelo?
    Tenho q ir a hospital

  • Gisele 05/12/2015 Reply

    a criança com 8 meses que tomba para trás, e esta sentada, como evitar essa queda?é preocupante?

  • Vanisia 07/12/2015 Reply

    Quando a criança está aprendendo a engatinhar e acaba batendo a cabeça com frequência precisa fazer um raio x?

  • Anna Hellena 11/12/2015 Reply

    Meu irmão de 1 ano bateu a cabeça enquanto andava em cima da cama , ele caiu no chão e bateu a cabeça fortemente, ele bateu com a parte traseira da cabeça contudo o olho esquerdo do olho dele ficou roxo em baixo o que devo fazer ?

  • Pingback: Porque não usar andador infantil – Participe da Consulta Pública | pediatria descomplicada

  • ellen 31/12/2015 Reply

    Oi doutora!
    Meu bebê tem 6 meses ele caiu da cama e bateu a cabeça no chão .
    perto da orelha um pouco encima ficou inchado muito pouco ele está agindo normal devo leva-lo a um emergência?

  • maria do socorro queiroga de oliveira 13/01/2016 Reply

    Excelente!!!

  • Paula 05/02/2016 Reply

    Olá, boa noite.
    Meu filho de 1 ano e meio pulou do berço e caiu de cabeça, no dia seguinte o olho direito dele ficou vermelho o que pode ser?
    Será q foi pela queda?
    Isso já faz dois dias…

  • Adriana 06/02/2016 Reply

    Minha filha vai fazer 8m semana que vem. Caiu agora da cama box, batendo a parte de trás da cabeça no chão. Chorou um pouquinho e parou. Devo me preocupar?

  • Joana 08/02/2016 Reply

    Meu neto de seis anos que pesa 35 quilos caiu em cima da minha neta de um ano e 2 meses .levei no medico e ele falo que não precisava de raio X .que estava tudo bem .será

  • everson 11/02/2016 Reply

    oi boa tarde
    meu filho cai da cama com 5 mes nois foi no hospital foi avaliado depois de 4 horas eles libero so que parece que hoje esta meio sonolento devo volta la obrigado

  • namaira 14/02/2016 Reply

    dra kelly, me filho tem três anos, e bateu a cabeça em uma coluna de alvenaria, cresceu um galo na hora, mas isso vai fazer um mês e o galo não baixou ainda… é na parte parietal. devo me preocupar em leva-lo ao medico e procurar tratamentos?

  • kedima 15/02/2016 Reply

    Minha filha caiu e desmaiou , levei ao medico ela tiro o exame da cabeça deu tudo certo só qui agora as vezes ela reclama da cabeça fala qui Ta doendo e hoje acordou chorando .oque faço ela caiu na quarta-feira .

  • Madalena 01/03/2016 Reply

    Dra Kelly, já fazem mais de três dias que meu pequeno caiu da cama, ele tem 5 meses, está agindo normal, não teve nenhum galo ou vermelhidão, não sei ao certo se bateu a cabeça, mas mama e come a papinha, senta, como sempre, brinca e até faz manha, eu não consigo me perdoar, existe risco no futuro?

  • Erika melo 04/04/2016 Reply

    Olá Dra. Sou mãe da Raysha de 5 meses, eu havia deixado ela deitada no carrinho, e em questão de segundos ela virou e caiu de barriga para baixo, corri levei ao médico e fizeram uma tomografia, o laudo ainda não saiu, mas pelas imagens estava tudo. Depois da queda ela brincava normal sem vômitos, totalmente normal, ainda no hospital a medicaram para dormir para poder fazer a tomo, e ela ficou bastante tempo dormindo é normal nesse caso?

  • Eduarda 15/04/2016 Reply

    Olá minha filha de dois anos bateu a cabeça na quina da mesa e ficou um galo enorme ela vomitou teve dor de cabeça e não para de chorar já levei pro médico fez raio x e não acusou nada deu um soro e mandou pra casa mas ela está com dor de cabeça e muito quente a cabeça dela

    • maria 16/05/2016 Reply

      Mi ajunta por favor a minha mana que tem 1mês ela caiu arranhou na bochecha o que eu faço
      ????

  • Alice barroso 01/05/2016 Reply

    Minha BB de 6 meses caiu faz umas 3 horas. Ate agora está normal. Mas estou preocupada pois bateu a cabeça

  • Alice barroso 01/05/2016 Reply

    Minha BB de 6 meses caiu e bateu a cabeça estou preocuda. Faz umas 3 horas. Ate agora ela esta normal

  • Paloma 04/05/2016 Reply

    Oi minha nenen tem 6 meses no dia
    Da queda ela tinha 5
    A cabecinha dela afundou um
    Pouco e o medico fez exames
    Ela n teve febre nenhum
    Momento n vomitou
    Ficou três dias
    Na observacao e correu tudo bem
    Em casa ela ta ótima
    Mais a cabesinha ainda ta baixa
    Ela teve uma
    Queda do meu colo
    Sera q mais para frente ela
    Terá alguma coisa por conta
    Da cabecinha?

  • Elivania 24/05/2016 Reply

    Oi boa noite! Meu filho tem 15 mês e caiu e bateu a cabeça na porta o galo saiu na hora! Mais ele esta normal brincando normal. Mais estou preocupada tenho q levar ao médico…?

  • Tainara 26/05/2016 Reply

    Minha bebê tem 10 meses e caiu da cama depois de 2 dias percebi que ela tem um galo mole tipo com um líquido dentro acima da testa e ela tá dando muita febre desde de ontem estou muito preocupada alguém pode me ajudar .

    • Maria Aline Sampaio Tenório da Silva 27/05/2016 Reply

      Seu bebê está bem?

  • Josy 29/05/2016 Reply

    Minha filha tem 11 meses e ja caiu várias vezes mais nao apresentou nenhum sintomas , mais agora eu ando observando que ela fica paralizada olha pra cima e quando agente chama ela volta o normal isso pode ser consequência das quedas?

  • Michelle 01/06/2016 Reply

    Olá, minha irmã acabou de cair da escada quando ela estava indo para o segundo degrau o que devo fazer e agora tá um calombo na parte da região da cabeca. Ela tem 2 anos.

  • Marcilene 02/06/2016 Reply

    Oi bom dia meu bebé escorregou da perna da minha irmã e bateu a cabeça no chão e ficou um galo perto do olho e na sobrancelha devo levar ao pronto socorro ou devo ficar só passando gelo em casa. Muito obrigada pelas informações e bem útil no dia a dia.

  • Fernanda 16/06/2016 Reply

    Ola boa noite! Minha filha bateu a cabeça na direção do carro. Ela só tem 1 ano e 4meses e na hora eu vi a testa funda onde bateu fiquei desesperada passei a mão e senti a o osso da testa fundo. Logo até chegar em casa ela chorava muito e chegando coloquei gelo mais aí já tava voltando ao normal so ficou um pouco vermelho. Dei paracetamol ela ela se acalmou brincou um pouco e foi dormir. É normal afundar o osso nessa idade?

  • Cristina Carla 20/06/2016 Reply

    Minha bebe tem nove meses começou a gatinha e querer ficar depe sozinha tenho muita dó porque ela cai muito principalmente de costa ai bate a cabeça mais tbm não tenho como impedi ela de levanta ou de gatinha .tenho muito medo meu deus .alguem que passa a MSM situação que eu oque vcs fazem quando acontece

  • Damaris 23/06/2016 Reply

    Meu bebê de apenas 4 ( quatro) meses caiu do sofá em cima do tapete deu uma afundada na parte de trás da cabecinha dele. Não me perdôo pelo meu descuido porém levei ele ao médico e graças ao bom Deus ele não teve nada, nem vômito, nem perda dos sentidos. Ele tá ótimo dando gargalhadas até pra TV . Mas coração de mãe e assim não consigo me perdoar pelo ocorrido. A gente se desespera com esses anjinhos . Só Deus pra proteger eles.

  • ivete alves 24/06/2016 Reply

    meu filho de 7 anos,caiu levou 5pontos na,mas está bem
    ivete 24/06/2016

  • andreia 04/07/2016 Reply

    Meu beber tem seis meis ele caio do beber conforto e ficou com o lado da cabecinha amaçadinho porerm ele fez tomografia e graça adeus naõ deu nada so fico com esse tralma sera que deis volta a norma alguem sabe me responde.isto desiperanda.

  • Monique 05/07/2016 Reply

    Dr, me ajude… Minha filha acabou de cair, bateu c a parte de trás da cabeça, não vomitou, chorou forte, não desmaiou, mamou em seguida, brincou e dormiu depois de duas horas. Não levei ao médico, mas agora depois do acontecido observei q ficou um enchaco no local, na região atrás da cabeça, não está roxo. Suponhamos o que?
    Será q teve algo mais grave mesmo não apresentando nenhum dos sintomas? Por favor

  • Foi muito boma explicação.

  • ÓTIMA EXPLICAÇÃO. NÃO DEIXOU NENHUMA DÚVIDA.

  • CRISLANE 03/08/2016 Reply

    MEU FILHO TEM 4 MESSES /ELE CAIU NA QUINTA FEIRA ,DA CAMA .,NO DIA QUE ELE CAIU NAO APARECEU NADA MAS DOIS DIAS DEPOIS APARECEU UM GALO ENORME NA CABEÇA DELE ,OQUE DEVO FAZER,ISSO E NORMAL

  • Priboopy40@gmail.com Lobato 04/08/2016 Reply

    Bom meu filho tem 2anos ele cai d u d uma cadeira d costa e bateu a cabeça q acabou cortanto e levou 2 pontos levei no hospital e levou 4 pontos ficou acordado ate tarde mas tv dificuldades p dormir p q apertava os pontos ,a hj levei ao mospital novamente para gazer o curativo e voltamos p ks e ele dormiu tem problema

  • Silvana Regis 12/08/2016 Reply

    Obrigada. Me ajudou bastante!

  • Custódia Maria de Freitas 25/09/2016 Reply

    Muito obrigada pelos esclarecimentos,agora estou mais segura e tranquila em relação a quedas.Como evitar r o procedimento correto em caso de acontecer.

  • Cristina Cardoso 29/09/2016 Reply

    Bom dia,, meu nome é Cristina,, ontem minha bb que tem 1 ano e um mês, entrou no banheiro e escorregou e bateu a cabeça, botei gelo por uns 10 minutos e ela dormiu normal isso foi por volta das 14 hs e também ela acordou normal, a noitinha ela estava aborrecidinha e quente e mas comeu e dormiu normal, hoje ela ainda está quentinha não como ontem e aborrecida, o que devo fazer?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Cristina, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • vanessa 18/10/2016 Reply

    a minha filha tem 1 e 2 meses, hoje de 1 h no orário de verão caiu e machucou a cabeça tinha amaçado um pouco a testa… mais logo começou a incha, e não deu mas para ver se tinha mesmo amaçado…todas as queda dela bate com a cabeça e como ela tem a pele clara,fica roxo….por favor mim ajude…estou preocupada…..

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Vanessa, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Vanessa Adriano 18/10/2016 Reply

    minha filha caiu e bateu a cabeça tinha amaçado um pouco atesta, mais logo começou a incha e não da mas para ver se realmente amaçou…ela já bateu varias vezes com a cabeça mas dessa vez foi pior…e ao redor do machucado esta roxo…estou preocupada…

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Vanessa, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • glestoony de almeida 20/10/2016 Reply

    olá meu filho tem 4 anos e caiu da cama pateu a testa e inchou na hora…coloquei gelo e diminui rapidamente o enchaço mais notei 1 dia depois hoje que a regiao esta meio mole e rasoavelmente funda e que você me aconselha…? obrigado

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Glestoony, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • viviane 02/11/2016 Reply

    Minha nene caiu hoj do sofa ela tem 16meses,nao teve sintomas nenhum,mas fez um galo grande na testa ficou um caroço duro mas, no meio mole e normal?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Viviane, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Gessica 04/11/2016 Reply

    Eu tenho uma bebe ela ainda ia fazer 1mês quando caiu e bateu a nuca e ela nao teve nada na hora so chorou mais depois de alguns dias eu percebi q ela tava com um galo na cabeça grande e ja faz tres meses e ainda nao sumiu o q posso fazer pra esse galo disapareser

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Gessica, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Renata 11/11/2016 Reply

    Foi muito bom! Ajuda bastante saber o que fazer nesses casos ainda mais quando se tem um pimentinha em casa! Muito obrigada e abracos.

  • vanuska 21/11/2016 Reply

    Minha filha caiu da cama ela tem 1 ano, ficou com um galo na lateral da cabeça acima da orelha, já faz 7 dias, mas ela não teve nenhum sintoma anormal, mas estou preocupada. O q devo fazer?

  • Karoline 17/12/2016 Reply

    E quando a criança tem 8 anos e cai e machuca a boca como podemos proceder?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Karoline, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Helia 26/12/2016 Reply

    Minha filha caiu da escada e depois de 3 dias apareceu um galo tipo uma bolha pode ser alguma coisa?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Helia, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Marcelle de Siqueira 30/12/2016 Reply

    Boa noite falta 3 dias pro meu filho fazer 5 messes ele acabou de cair da cama box e tá com um galinho na testa oque devo fazer ???

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Marcelle, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Janine carvalho 05/01/2017 Reply

    Boa tarde dr. Kelly, meu filho sofreu uma queda da minha cama dia 01/01/2017. Levei-o ao médico. Houve uma pequena fratura do lado direito do crânio, porém, a médica pediu para observá-lo apenas. No entanto, percebo que o local afetado está com partes moles que, segundo a médica, se trata do sangue coagulado e irá desmanchar aos poucos. mesmo assim estou tensa.

  • Rute Prado De Melo 05/01/2017 Reply

    Minha bebê de 8 meses caiu da cama,mas não a levei ao médico mas durante a noite ela dormiu bem se alimentou e nada aconteceu,mas por o inchaço esta muito grande levei ela na manhã seguinte ao pronto socorro,o médico so me pediu pra colocar gelo e observa-la.

  • Shirley 07/01/2017 Reply

    Bom dia! O meu sobrinho tem um ano e alhuns meses. Ele caio da cama na madrugada de hoje. Já olhei se tem alguma parte vermelha em todo o corpo e n tem. Porém ele esta irritado.eu acho a ele deve estar sentido alguma dor na cabeça. Mas eu n sei qual o lado q esta doendo e se esta doendo.o q eu faço.?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Shirley, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Karla Kalynne 09/01/2017 Reply

    Olá Drª, meu filho caiu quando estava correndo, bateu a testa no chão. De imediato ficou um galo, com o choro dele não consegui colocar o gelo, passou um tempo, foi brincar e depois o galo ficou maior. Fiquei apavorada. Tentei colocar a compressa mais ele chorava muito. Isso ocorreu de noite. Na manhã seguinte levei ele pro hospital, o galo tinha diminuído, mas os olhos tinham amanhecido inchados e foram ficando roxos. O médico disse que era normal, e logo iria desmanchar, passou um anti-inflamatório. Ele não apresentou nenhum outro sintoma, não vomitou, não teve febre e não teve dor de cabeça. O galo foi desmanchado e os olhos melhorando. Hoje o galo desmanchou mas os olhos ainda apresentam uma olheira escura. É normal os olhos ainda estarem meio escuros? Será que precisa ir novamente ao médico para que ele possa ver? Aguardo a resposta????

  • Maria 16/01/2017 Reply

    Minha filha tem um ano e seis meses. Ela Caio e ta só dando desmaio não sei o que fazer.

  • Edinaldo marcelino 24/01/2017 Reply

    Meu filho caiu e bateu a cabeça. Ficou muito inchado o local da queda.levei ao médico e o mesmo me disse q estava muito bem e que n precisava tirar raio x e nem tumorgrafia. Porém a cabeça dele tá muito inchada. Oq devo faser ?

  • Erica 03/03/2017 Reply

    Olaa! Meu sobrinho levou um soco na barriga,do lado direito, estou mt preocupada c ele, será q afetou em algo? Na hora ele chorou, mais depois brincou! O que a Dr acha? Me AJUDAA!

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Erica, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Erica 03/03/2017 Reply

    Olá meu sobrinho de 2 anos e 4 meses levou um soco na barriga,do.lado direito ,será q ele teve algum problema Dr¤? Estou super preocupada! Ele chorou no momento, mais depois ele parou e brincou! O que acha Doutora! Levei um sustoo ,ME AJUDA!

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Erica, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Mônica Lopes do nascimento 18/03/2017 Reply

    Oi meu filho tinha 4 anos quando subiu no sofá e pulou bateu a testa no chão e foi de imediato levantando tipo uma bolha de ar rapidamente ficando cada vez maior achei que atesta ia explodir levei no pronto socorro tirou raio x o médico disse que não tinha trauma e de vez enquando a testa dele fica muito quente e vermelha ele me fala que tá c dor de cabeça pode ser sequela do tombo o que posso fazer

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Mônica, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Natália 28/03/2017 Reply

    Meu filho tem 10 meses.. caiu e bateu a testa .. ficou um galo pequeno e saiu exatamente 1 gota de sangue do nariz .. ele está normal andou normal.. ele chorou na hora mas se acalmou e está aparentemente tudo bem.. devo levar ao medico?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Natália, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Lucineia 04/04/2017 Reply

    Meu filho tem cinco anos estava brincando caiu bateu a cabeca e perto da sombrancelhas cresceu um galo levei ao medico fez raio x gracas a Deus nao deu nada quando foi na outra semana caiu dinovo bateu quase no msm lugar mais dessa vez levou ponto tiro raio x e o medico disse que tbm nao deu nada gracas a Deus queria saber se mais pra frente tem algum problema??

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Lucineia, imagino o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Thalita 14/06/2017 Reply

    Dra. Kelly, tudo bem? Minha filha de 2 anos e 6 meses, caiu e bateu a testa, na hora subiu um galo enorme, fiz compressa com gelo, o galo diminuiu, ela não apresentou nenhum sintoma, ficou ativa, brincando, conversando, dormiu bem a noite, acordei de 3 em 3 horas, tudo normal, mas 2 dias depois da queda está com um roxinho no canto dos olhos, bem embaixo do galo, é normal? Preciso leva-la ao médico? Ela continua sem nenhuma anormalidade.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/12/2017 Reply

      Olá Thalita! Imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada ,mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Daniela 19/06/2017 Reply

    Meu filho de 3 anos caiu de costas e bateu a cabeça num ferro ficou um galo enorme e com a marca de sangue do ferro. Chorou. Bastante mas ficou normal. Será q prejudicará no futuro essas batidas na cabeça? Ele sempre bate com a cabeça

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/12/2017 Reply

      Olá Daniela! Imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada ,mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Monica 12/09/2017 Reply

    O meu filho tem 10 meses, ele caiu da cama e depois de 4 dias a cabeça está inchada perto da moleira mas não apareceu nenhum sintoma mencionado acima, devo levá-lo ao médico?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Monica, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Jessica reis 20/09/2017 Reply

    Ola Dra. Kelly, meu filho tem 2 anos e bateu a cabeça fortemente na porta do quarto por querer, fazendo pirraça. Cresceu um galo grande na testa qua vai até o meio das sobrancelhas, no outro do os olhos estavam um pouco enchados e com roxo na região de dentro acima do nariz, o galo da testa esta desinchando, mas ainda esta inchado entre aa sobrancelhas e a região de dentro dos olhos ainda esta inchada e roxa. Ele não teve nenhum outro sintoma tipo vômito, desmaio, nada, come e brinca normalmente e não reclama de dor. Devo me preocupar ?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Jessica, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Denise 29/09/2017 Reply

    Olá bom dia,minha filha de dez meses levou uma queda grande na testa ficou um calombo imenso olhos roxos ao redor,a cerca de um mês atrás,percebo q ainda tem um coágulo na testa dela não baixou totalmente sabe,e estou preocupada o que faço ?devo me preocupar ou é normal

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/12/2017 Reply

      Olá Denise! Imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada ,mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • maria ribeiro 22/10/2017 Reply

    meu filho de 1 ano e quatro meses foi empurrado por uma criança bem mais pesado do que ele – sua prima de 1 ano e 6 meses – e bateu a cabeça, mas não vomitou nem apresentou comportamento estranho apenas ficou com um inchaço perto da orelha devo me preocupar por causa do empurrão dar intensidade a queda ou pelo inchaço ser na parte de trás da cabeça e ao mesmo tempo na perto da orelha? e o que devo fazer?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/12/2017 Reply

      Olá Maria! Imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação

  • Elaine 03/11/2017 Reply

    Minha bebê de nove meses bateu a cabeça no carro na hora que o pai dela foi colocar ela no bebê conforto na hora ela chorou mas depois passou eu não olhei se tinha machucado á tarde meu esposo notou que havia um galo na cabeça do lado esquerdo acima da orelha agora estou em dúvida se devo levar ao pediatra o que vc acha doutora.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/12/2017 Reply

      Olá Sra. Elaine! Imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada ,mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Maryh 05/11/2017 Reply

    Oii meu bebe rolou na cama enquanto dormia e caiu primeiro fez o coco normal mais bem mais verde depois fez uma gosminha verde o q pode ser? Mais ele está normal esta ate brincando e ja sao 5 da manha

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/12/2017 Reply

      Olá Maryh! Imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação

  • Gislaine 16/11/2017 Reply

    Ola boa tarde meu filho tem 8 anos e ele caiu e bateu a parte da frente da cabeça no chão isso foi no domingo a tarde e na terça feira começou a reclamar de dor na cabeça dei dipirona,na quarta teve febre com dor de cabeça tbm dei dipirona e hj q é quinta vomitou uma cez até o momento mas ele tambem estava na piscina e ficou no sol então estou preocupada não sei se é por causa da queda ou efeito por causa do sol e por ter ficado tanto na piscina ja q nao tem costume.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/12/2017 Reply

      Olá Gislaine! Imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação

  • Ana Karoline 29/01/2018 Reply

    Olá, Dra. Kelly. Meu filho de 2 anos e 10 meses, de uns 15 dias pra cá está gaguejando bastante, a ponto de ás vezes desistir de dizer uma frase. Uns dias antes de ele começar a gaguejar ele caiu de um banco e bateu a parte de trás da cabeça. No dia não levei ele ao médico, porque logo ele parou de chorar e ficou bem ( não passou mal, não teve sonolência e nem reclamava de dor) e fez um galo. Será que a gagueira pode ser por conta do tombo? Não levei ele ao pediatra ainda porque o Dr. está de férias.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/01/2018 Reply

      Imagino o quanto sua dúvida é angustiante, afinal, nossos pequenos são nossos maiores tesouros. Infelizmente,o Conselho Federal de Medicina não me permite dar condutas pela internet, pois além de não ser correto, cada paciente é único e é necessário uma avaliação completa para entender o que está acontecendo, e atender com todo o carinho e atenção que eles merecem.
      Um Bj
      Dra. Kelly

  • Andreza 05/02/2018 Reply

    Boa noite…
    Meu filho acabou de cair da minha cama… Porém só chorou bastante mas acalmei e agora tá brincando não teve inchaço nenhum nem nenhuma alteração de humor ou dor preciso leva no hospital ??

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 16/02/2018 Reply

      Olá Andreza,
      A melhor coisa a se fazer é levar a criança no medico, mesmo que não apresente nenhuma dor e inchaço.
      Beijos

  • Oi boa noite ou bom dia minha filha te 6 anos ela acabou de cair de uma beliche e ficou com um galo enorme , coloquei gelo pois não sabia o que fazer se levava ao médico ou não pois ela fala que não dói a cabeça nem tá com tontura e não tá vomitando mas ainda estou insegura . O que fasso

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 16/02/2018 Reply

      Olá Claudiceia, é recomendado levar a criança no médico mesmo que ela não aparente sentir dor e tontura.

  • Fabiola Donato 02/03/2018 Reply

    Ola boa noite minha filha de 1 ano e 10 meses caiu da cadeira de balanço o encosto virou e ela bateu a cabeça na parede .ficou com um calo depois de 1 hr e meia ela dormiu .acordou apos 2 hrs de sono ai mamou com cerca de 40 minutos começou a vomitar por varias vezes esta um tanto sonolenta .sera q devo leva-la ao medico?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 09/03/2018 Reply

      Ola Fabiola, é muito importante que neste caso seja levada ao médico sim.

  • Estefania 07/03/2018 Reply

    Minha filha tem 1 ano e 6 meses, ontem 05/03 as 17:00 horas subiu em cima de um brinquedo e caiu de cara no chão, na testa ao lado esquerdo ficou um galo enorme no lado esquerdo, ela chorou mas logo se acalmou, hoje ja dia 07/03 as 00:00 ela acordou vomitando, vomitou duas vezes, depois ficou bem e dormiu, ela tem uma má formação ao lado esquerdo do cérebro uma parte que é cinza está na parte branca foi trocado na formação segundo a informação q eu tenho do neuro dela, irei levar ela ao pronto socorro mas estou muito preocupada, pode ser algo grande doutora ?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 09/03/2018 Reply

      Olá Estefânia, Neste caso, só com o resultado dos exames ou durante a consulta, para ter a certeza mesmo não consigo te dizer o que pode acontecer sem ter examinado e seria anti-ético da minha parte,dar condutas via internet.

  • Débora Cristiane 09/03/2018 Reply

    Minha filha de um ano e três meses caiu do sofá, bateu o lado esquerdo da cabeça, tipo bem na entrada da calva. Ela ficou meio desorientada, pálida e com a boquinha Roxinha por alguns segundos, não levei ao hospital, está normal. Devo ficar preocupada?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 13/03/2018 Reply

      Ola Débora, se o bebe não apresentou nenhum sintoma da batida após isso, como náuseas e vomitos ou reclamação de dor no local, não será necessário, caso contrario leve sim a o médico de confiança.

  • Vanuza correa 13/03/2018 Reply

    Olá meu bebê caiu de uma altura de 1 metrô ele tem 1 ano e 2 meses criou um galo e quando eu toco doi estou preoculpada

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 14/03/2018 Reply

      Ola Vanuza, é interessante levar ao médico para examinar a cabecinha do bebe.

  • Samira 17/04/2018 Reply

    Gente eu bati o celular sem querer na cabeça da minha filha de 10 dias. Estou com medo Será q afeta em alguma coisa o desenvolvimento dela?? Me ajudem por favor. Estou desesperada

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 24/04/2018 Reply

      Olá Samira bom dia, a principio não tenho como analisar a distância, uma vez que não sei a força que teve o impacto sobre a cabecinha do bebe, mas, recomendo ir ao pediatra de confiança contar o que aconteceu e ter a respectiva analise e o médico dará a conduta necessária.

  • Andressa 22/06/2018 Reply

    Boa tarde minha bebê de 11 meses caiu da cama hoje, de rosto no chao choro bastante ate saiu um pouco de sangue do nariz dela eu fiquei apavorada foi muito rápido. Ela coisa era 08:00 e foi dormir 12:23 e ta dormindo ainda. Será que é normal ou eu devo levar ela no hospital??

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 25/06/2018 Reply

      Imagino o quanto sua dúvida é angustiante, afinal, nossos Pequenos são nossos maiores tesouros… Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina não me permite dar condutas pela internet, pois além de não ser correto, cada paciente é único e é necessário uma avaliação completa para entender o que está acontecendo, e atender com todo carinho e atenção que eles merecem.
      Entre em contato para agendar sua consulta, só ligar no número (11) 5579-9090 ou via whatsapp (11) 93014-0007

      Um bjo

      Dra Kelly

  • Stefane Nunes 27/06/2018 Reply

    Eu estava em pé quando o meu filho de 8 meses caiu do meu colo de cabeça para baixo, bateu a cabeça e todo o peso do corpo dele impactou ainda mais na cabeça, a ponto de o pecoço servir como mola. Gritou muito! A cabeça não rachou, na parte batida no chão não sangrou, não afundou, mas, ficou um pouco enchou. Depois de gritar tanto, ficou todo mole, e queria dormir, ficou meio sem reação, só olhava para nós enquanto tentávamos animar para não deixar ele dormir. Detalhe, esse acidente aconteceu 12:10 no horário de almoço, quando eu saía do trabalho, ele caiu na porta da loja. Eu ia levar ele para almoçar, logo depois do almoço ele sempre dorme. Depois da queda, meu esposo e eu levamos ele rapidamente ao hospital, o pediatra o avaliou e disse que, aparentemente, ele estava bem. Depois do susto, ele reagiu bem, sorriu, brincou, mas, meu coração de mãe está apertado. O pediatra disse que não iria submeter ele a uma radiação de tomografia, pois ele não apresentava sinais para tão procedimento, além de ser prejudicial para a idade dele. Pediu que ele ficasse de observação no hospital por algumas horas, as 16h já estávamos em casa. Meu filho segue bem (aparentemente) mas tenho medo de ter afetado o cérebro, ter criado coágulos de sangue. O que eu faço? O acidente aconteceu no dia 26/06/2018.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 02/07/2018 Reply

      Olá Boa tarde, a senhora fez o que era certo, o que foi orientado foi seguido, que é levar ao médico imediatamente, caso tenha ficado insegura pode se consultar com a pediatra ou levar a outro hospital.
      um bjo
      Dra Kelly.

  • Stefane Nunes 27/06/2018 Reply

    Eu estava em pé quando o meu filho de 8 meses caiu do meu colo de cabeça para baixo, bateu a cabeça e todo o peso do corpo dele impactou ainda mais na cabeça, a ponto de o pecoço servir como mola. Gritou muito! A cabeça não rachou, na parte batida no chão não sangrou, não afundou, mas, ficou um pouco enchou. Depois de gritar tanto, ficou todo mole, e queria dormir, ficou meio sem reação, só olhava para nós enquanto tentávamos animar para não deixar ele dormir. Detalhe, esse acidente aconteceu 12:10 no horário de almoço, quando eu saía do trabalho, ele caiu na porta da loja. Eu ia levar ele para almoçar, logo depois do almoço ele sempre dorme. Depois da queda, meu esposo e eu levamos ele rapidamente ao hospital, o pediatra o avaliou e disse que, aparentemente, ele estava bem. Depois do susto, ele reagiu bem, sorriu, brincou, mas, meu coração de mãe está apertado. O pediatra disse que não iria submeter ele a uma radiação de tomografia, pois ele não apresentava sinais para tão procedimento, além de ser prejudicial para a idade dele. Pediu que ele ficasse de observação no hospital por algumas horas, as 16h já estávamos em casa. Meu filho segue bem (aparentemente) mas tenho medo de ter afetado o cérebro, ter criado coágulos de sangue. O que eu faço? O acidente aconteceu no dia 26/06/2018. Estou preocupada.

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 05/07/2018 Reply

      Imagino o quanto sua dúvida é angustiante, afinal, nossos Pequenos são nossos maiores tesouros… Infelizmente, o Conselho Federal de Medicina não me permite dar condutas pela internet, pois além de não ser correto, cada paciente é único e é necessário uma avaliação completa para entender o que está acontecendo, e atender com todo carinho e atenção que eles merecem.
      Entre em contato conosco para agendar sua consulta ☎  (11) 5579-9090 e pelo whatsapp(11) 93014-0007
      Espero pelo seu contato!
      Um bjo, Dra Kelly.

  • Helena 09/09/2018 Reply

    Minha nenem tem um ano estava sentada hoje e caiu para trás batendo atras da cabeça chorou momentaneamente e parou o que devo fazer? Será que pode ter acontecido algo deixo ela dormir ou não?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 10/09/2018 Reply

      Olá Helena bom dia, nestes casos eu não consigo examinar a distância e nem conseguiria dar uma orientação, caso tenha percebido um comportamento diferente como sonolência progressiva, vômitos, convulsão e dor de cabeça intensos, recomendo que leve urgente ao medico de confiança.
      um bj
      Dra Kelly Oliveira

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faixa