Dermatite atópica: o que você precisa saber

dermatite atopica, cuidados do bebe, pediatra sao paulo, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada

Queridos papais

Na semana passada falamos de alergia a proteína do leite de vaca, a pedidos de muitas mamães sobre esse assunto…hoje vou escrever sobre um assunto também relacionado a alergias, e que tem muita relação com alergia alimentar, porém atinge uma parte super delicada do bebê e da criança: a pele.

A pedidos, o tema de hoje é sobre dermatite atópica!
 A dermatite atópica é uma doença crônica, que se caracteriza por uma inflamação da pele, com períodos de melhora e piora, prurido (coceira) intensas e lesões da pele, que se caracteriza por ser seca e em aspecto de “lixa”, por mais hidratante que se passe…

Estudos mostram que no Brasil uma em cada 5 crianças tem dermatite atópica, e esses números tendem a aumentar! Geralmente ela se inicia ainda no primeiro ano de vida.

A dermatite atópica tem tudo a ver com o aspecto emocional, e costuma piorar em momentos de estresse, como mudanças, problemas em casa ou na escola.

Os pequenos sofrem com ela, pois pode interferir na qualidade de vida, com problemas no convívio social e problemas psicológicos também.

A coceira intensa pode afetar o sono e o desempenho escolar, por isso sua importância. Embora não haja uma “cura” para a doença existem muitas alternativas que melhoram e muito a vida da criança.

Por ser uma doença relacionada ao sistema imunológico, ou seja o mecanismo de defesa do corpo, e nesse caso na pele, o seu tratamento deve ser feito com acompanhamento do especialista juntamente com o pediatra, principalmente nos casos mais graves.

Muitas vezes crianças alérgicas apresentam dermatite como manifestação da alergia, seja alimentar ou a medicamento. Isso também deve ser investigado!

Além disso, crianças com asma, bronquite, rinite e outras “ites” tem maior chance de desenvolver a dermatite atópica!

Na verdade são espectros de uma mesma doença, que nada mais é do que um “desbalanço” do sistema imunológico, ao reconhecer como “estranho” ao corpo esses tais de alergénos…

  O que pode piorar ou causar a dermatite atópica?

Algumas coisas são consideradas fatores precipitantes da doença, ou seja, como um “gatilho” para o começo de tudo….fiquem atentos!

  •  Irritantes de contato (produtos de limpeza, perfumes, amaciantes, metais…)
  • Clima (mudança de tempo, umidade/calor/frio)
  • Suor
  • Aeroalérgenos (pó, pelos de animais, ácaros, pólen, restos de insetos mortos)
  • Infecções (principalmente as virais)
  • Alimentos (alergia alimentar como ao leite, amendoim, trigo, ovo…)
  • Estresse e fatores psicológicos (mudança de casa, de escola, separação dos pais, dificuldades escolares…)
 Entenda o que acontece nessa doença

A dermatite atópica é considerada uma complexa interação entre fatores genéticos, defeitos relacionados a função da pele como barreira, alterações da resposta do nosso sistema imune (de defesa), predisposição a infecções de pele e o meio ambiente.

A pele da pessoa com dermatite atópica tem uma resposta diferente aos antígenos, além dela ser exacerbada e deficiente! Vou tentar explicar…

Foi descoberta uma mutação genética que seria responsável por um defeito na pele, que é o responsável pela produção da sua umidade natural. Isso significa que em pessoas com dermatite atópica, a pele é naturalmente mais seca por fatores genéticos, e está na sua formação. Existe uma diminuição na quantidade de “gordura natural” da pele, seja de lipídeos ou ceramidas. Com isso ocorre a perda de água naturalmente pela pele, levando ao ressecamento, coceira intensa e inflamação.

A pele perde assim sua “barreira de proteção natural”, a gordura, e fica mais propensa a infecções. E quando elas ocorrem, são mais graves…

  Alergia alimentar x Dermatite atópica

Sabe-se que determinadas proteínas teriam sua absorção facilitada no intestino devido a essa alteração da barreira cutânea e poderiam precipitar um processo inflamatório tanto na pele como sistemicamente!

 Como saber se meu filho tem dermatite atópica?

O diagnóstico deve ser feito pelo médico, na qual a história e o exame físico são fundamentais.

Os sintomas são basicamente a coceira intensa nas lesões, que pioram com a pele seca, característico da criança com dermatite atópica. As lesões variam desde bolinhas avermelhadas, que podem ter bolhas ou não, algumas que se unem, formando uma pele mais grossa no local. Em bebês é mais predominante no rosto (bochechas) e nas crianças, nas dobras de joelhos e cotovelos, na porção interna.

A coceira às vezes é tão intensa que provoca feridas e causam infecções por bactérias, devido a “porta de entrada” da lesão.

Isso causa irritabilidade no bebê, dificuldade para dormir e problemas até de convívio social, nas crianças maiores.

Veja algumas fotos abaixo, de crianças com dermatite atópicas, nos mais variados graus:

dermatite atopica rosto, dermatite atopica, cuidados do bebe, pediatra sao paulo, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada

Nos bebês, ela atinge principalmente o rosto, como nas figuras…

dermatite atopica rosto, dermatite atopica, cuidados do bebe, pediatra sao paulo, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada

Nas crianças em torno de 4 a 7 anos, ela “gosta” das dobrinhas da pele, seja do cotovelo ou joelho…

dermatite atopica braco, dermatite atopica, cuidados do bebe, pediatra sao paulo, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada

dermatite atopica, cuidados do bebe, pediatra sao paulo, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada

Na tabela abaixo, veja os tipos de lesões descritas para cada faixa etária:

 

Local e características da lesões    
Faixa etária Sintomas Local das lesões
Primeiros 2 anos Pequenas bolinhas vermelhas que coçam muito. Pele seca e vermelha, com áreas inchadas, bolhas e crostas. Irritabilidade, dificuldade para dormir. Rosto (principalmente bochecha), cotovelos e joelhos (superfícies de maior impacto para a criança que começa a andar). Poupam área de fralda.
A partir dos 2 anos Pápulas e placas maiores, pele grossa. Coceira intensa. Mãos, pés, tornozelos, dobras internas de braços e pernas. Rosto (ao redor da boca e olhos).
Adolescência e fase adulta Bolinhas vermelhas com descamação ao redor. Pele grossa e seca. Pode ter bolhas que estouram e formam crostas. Dobras dos braços e pernas mãos e pés.

As reações da pele podem ser agudas, subagudas ou crônicas, de acordo com a duração das lesões, podendo ter mais de um tipo na criança e de intensidades diferentes (leve moderada ou grave).

 Mas diante de toda essa situação, o que fazer? Como tratar? Algumas medidas são essenciais para o seu tratamento, como a hidratação!

Nesse caso o hidratante não somente é considerado como uso estético, mas como tratamento da doença e é fundamental passar várias vezes ao dia e em uma quantidade generosa!

Além disso existem outros medicamentos que servem para aliviar os sintomas, como a coceira…ela pode incomodar bastante, a ponto de deixar a criança irritada e com dificuldade para dormir.

Para saber mais como aliviar outros sintomas, amanhã falarei especificamente sobre essas medidas, não deixe de acessar o blog!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Veja também outros assuntos relacionados:

Referências Bibliográficas

  • Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, 3ª edição – 2014
  •  Modificações fisiológicas e patológicas mais comuns da pele na infância. Dra. Carolina G. Palácios López. I Painel Latino Americano – Cuidados com a Pele Infantil

 Photo credits:

  • http://www.salinetherapy.com/wp-conte
    nt/uploads/2013/06/atopic_dermatitis.jpg
  • http://dyersburgskinandallergyclinic.com/wp-content/uploads/2014/01/Final_Atopic2.jpg
  • http://medical.cdn.patient.co.uk/images/om1020d.jpg
  • http://www.babypregnancycare.com/wp-content/uploads/2013/08/BABYSKIN+baby-skin-care.jpg
Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn