urso

Mamãe, saiba qual a melhor posição e pega na hora de amamentar

 

amamentacao, leite materno, pega correta, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra sao paulo
Olá mamães!

Em mais um post da série Amamentação, hoje falarei sobre a pega e a posição correta do bebê ao seio materno.

De todos os possíveis problemas relativos à amamentação, como mamilos fissurados, ingurgitamento mamário, mastite, relacionados à mãe, e relacionados ao bebê, bebês que não sugam direito, bebês preguiçosos ou sonolentos, a grande maioria traz uma estreita relação com a pega e o posicionamento adequados! Mesmo que você mamãe, já saiba disso de cor e salteado, a teoria é muito diferente da prática (as mães que o digam), e vale a pena reforçar. Se soubermos qual é a maneira correta, poderemos mais facilmente identificar onde está o erro e corrigi-lo precocemente. Assim, poderemos evitar o desmame precoce.

Apesar de a sucção do bebê ser um ato reflexo, a pega e a posição correta do bebê são essenciais para que haja uma amamentação bem sucedida, pois o bebê aprende a retirar o leite do peito de forma eficiente.

Para uma boa pega, o bebê requer uma abertura ampla da boca, abocanhando não apenas o mamilo, mas também parte da aréola. Forma-se então um lacre perfeito entre a boca e a mama, e ocorre a formação do vácuo, indispensável para que o mamilo e a aréola se mantenham dentro da boca do bebê.

A língua eleva suas bordas laterais e a ponta, formando uma concha que leva o leite até a faringe posterior e esôfago, ativando o reflexo de deglutição. A retirada do leite é feita pela língua, graças a um movimento rítmico da ponta da língua para trás, que comprime suavemente o mamilo.

Enquanto mama no peito, o bebê respira pelo nariz, estabelecendo o padrão normal de respiração nasal. O ciclo correto dos movimentos mandibulares promove o crescimento harmônico da face do bebê.

Figura 1: Essa figura mostra que o bebê deve abocanhar toda a aréola, e não somenteo  bico.

anatomia mama, pediatria descomplicada, dra kelly olveira, pediatra sao paulo

Figura 2. Pega adequada ou boa pega: Veja que nessa figura que o bebê abre bem a boca e pega toda a aréola e não somente o bico, o nariz do bebê está livre, o queixo bem apoiado e a língua, vista por dentro, está elevada, formando o vácuo, essencial para a formação da pressão negativa responsável pela sucção do bebê.

pega correta, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra sao paulo

O posicionamento da dupla mãe-bebê na amamentação também é importantíssimo para que o bebê consiga retirar, de maneira eficiente, o leite da mama e também para não machucar os mamilos. Uma posição inadequada da mãe e/ou do bebê na amamentação pode levar à “má pega”, que nada mais é do que posicionamento incorreto da boca do bebê em relação ao mamilo e à aréola. A má pega dificulta o esvaziamento da mama, levando a uma diminuição da produção do leite. Muitas vezes, o bebê com pega inadequada não ganha o peso esperado apesar de permanecer longo tempo no peito. Isso ocorre porque, nessa situação, ele é capaz de obter o leite anterior, mas tem dificuldade de retirar o leite posterior, mais calórico.

Além de dificultar a retirada do leite, a má pega machuca os mamilos. Quando o bebê tem uma boa pega, o mamilo fica em uma posição dentro da boca da criança que o protege da fricção e compressão, prevenindo, assim, lesões mamilares.

 Figura 3. Pega inadequada ou má pega: observe que o bebê estpa longe da mama, não abre bem a boca e pega somente o bico. Dessa forma a língua não se eleva e não há a formação de vácuo.

pega incorreta, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra sao paulo

Posição da Mãe

É imprescindível que a mãe esteja numa posição confortável para amamentar, e existem diversas posições para a amamentação. A mãe deve escolher aquela que será melhor pra ela e para seu bebê, e também variar as posições. Veja abaixo algumas posições usadas.

posicoes diferentes amamentar, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra sao paulo

# 4 pontos-chave que caracterizam o posicionamento e pega adequados

 Segundo a Organização Mundial da Saúde, alguns pontos a respeito da pega e posicionamento corretos são essenciais, e é importante tê-los em mente durante a amamentação.

Pontos-chave do posicionamento adequado:

  1. Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo;
  2. Corpo do bebê próximo ao da mãe;
  3. Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido);
  4. Bebê bem apoiado.

Pontos-chave da pega adequada:

  1. Mais aréola visível acima da boca do bebê;
  2. Boca bem aberta;
  3. Lábio inferior virado para fora;
  4. Queixo tocando a mama.

Lembre-se de que é o bebê que vai à mama e não a mama que vai ao bebê. Para isso você mamãe, pode com um rápido movimento, levar o bebê ao peito quando ambos estiverem prontos (veja a figura abaixo).

mae aproximando bebe mama, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra sao paulomae aproximando bebe, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra sao paulo

Outras perguntas que as mamães devem fazer para checar uma boa pega:

As suas roupas e as do bebê são adequadas, sem restringir movimentos? Recomenda- se que as mamas estejam completamente expostas, sempre que possível, e o bebê vestido de maneira que os braços fiquem livres.

  • Você está confortavelmente posicionada, relaxada, bem apoiada, não curvada para trás nem para a frente? O apoio dos pés acima do nível do chão é aconselhável (um banquinho pode ser útil).
  • O corpo do bebê se encontra bem próximo ao seu, todo voltado para você, barriga com barriga?
  • O corpo e a cabeça do bebê estão alinhados (pescoço não torcido)?
  • O braço inferior do bebê está posicionado de maneira que não fique entre o corpo do bebê e o seu corpo?
  • O corpo do bebê está curvado sobre você, com o bumbum firmemente apoiado?
  • O pescoço do bebê está levemente estendido?
  • Você segura a mama de maneira que a aréola fique livre? Não se recomenda que os seus dedos sejam colocados em forma de tesoura, pois dessa maneira podem servir de obstáculo entre a boca do bebê e a aréola.
  • A cabeça do bebê está no mesmo nível da mama, com o nariz na altura do mamilo?
  • Você espera o bebê abrir bem a boca e abaixar a língua antes de colocá-lo no peito?
  • O bebê abocanha, além do mamilo, parte da aréola (aproximadamente 2 cm além do mamilo)? É importante lembrar que o bebê retira o leite comprimindo os seios lactíferos com as gengivas e a língua.
  • O queixo do bebê toca a mama?
  • As narinas do bebê estão livres?
  • O bebê mantém a boca bem aberta colada na mama, sem apertar os lábios?
  • Os lábios do bebê estão curvados para fora, formando um lacre? Para visualizar o lábio inferior do bebê, muitas vezes é necessário pressionar a mama com as mãos.
  • A língua do bebê encontra-se sobre a gengiva inferior? Algumas vezes a língua é visível; no entanto, na maioria das vezes, é necessário abaixar suavemente o lábio inferior para visualizar a língua.
  • A língua do bebê está curvada para cima nas bordas laterais?
  • O bebê mantém-se fixado à mama, sem escorregar ou largar o mamilo?
  • As mandíbulas do bebê estão se movimentando?
  • A deglutição é visível e/ou audível?

Sinais indicativos de técnica inadequada de amamentação:

  • Bochechas do bebê encovadas a cada sucção;
  • Ruídos da língua;
  • Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada;
  • Mamilos com estrias vermelhas ou áreas esbranquiçadas ou achatadas quando o bebê solta a mama;
  • Dor na amamentação;

Quando a mama está muito cheia, a aréola pode estar tensa, endurecida, dificultando a pega. Em tais casos, recomenda-se, antes da mamada, retirar manualmente um pouco de leite da aréola ingurgitada.

Aqui procurei abordar como é a pega correta do bebê, e como conseguir fazer isso, bem como sinais de que a pega está inadequada. Como uma imagem vale mais do mil palavras, procurei ilustrar bem pelas figuras. Veja também aqui o link para o vídeo do Ministério da Saúde sobre Amamentação. Confirmam!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

 

Veja outras dicas sobre amamentação também em:

 

Bibliografia:

Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, 2014.

Saúde na criança: Nutrição Infantil, Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Ministério da Saúde, 2009.

2017 © – pediatriadescomplicada por Kelly Oliveira / todos os direitos reservados.

51 Comments

  • Pingback: Cólica do bebê: dicas para acalmar o bebê – Parte 3 | pediatria descomplicada

  • Pingback: Introdução alimentar da criança: princípios básicos | pediatria descomplicada

  • Mayara Domingues 05/02/2015 Reply

    Boa tarde, doutora!
    Queria sua ajuda na questão da amamentação, quando o meu bebê para de mamar, o bico está esbranquiçado e doi bastante pra amamentar… O que posso fazer para melhorar a pega? Já estou quase desistindo de amamentar…

    Obrigada,

  • Pingback: Mitos sobre amamentação: Meu leite não sustenta! | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: bebês que dormem no peito ou choram para mamar, o que fazer?   | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: Erros comuns que nos levam a pensar que o bebê mama pouco | pediatria descomplicada

  • Pingback: Como saber se o bebê está mamando bem? Como saber se efetivamente retira leite do peito? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Uma abordagem diferente: não olhe para números na amamentação, olhe para o bebê! | pediatria descomplicada

  • Pingback: Como retirar o leite materno | pediatria descomplicada

  • Pingback: Dicas para o bebê pegar o peito de forma correta | pediatria descomplicada

  • rayssa ferreira antunes pereira 04/04/2015 Reply

    Olá Dr.Kelly meu irmão tem 2 meses e 6 dias é ele quer mamar toda hora e chora para mamar ela dorme 10 minutos e já acorda chorando para mamar.

    • Olá querida Raissa. Leia os posts que escrevi sobre cólica nesse blog. Cólicas 1, cólicas 2, cólicas 3 , cólicas 4. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Mitos da amamentação: amamentar um lado por vez? | pediatria descomplicada

  • Tatiana 03/05/2015 Reply

    Olá Dra. Kelly! Meu bebê tem 13 dias e consegui corrigir a pega dele para que eu não sinta mais dor durante a amamentação, porém quando ele abocanha a mama sinto dor, como se fosse uma beliscada forte e depois que ele começa a mamar passa. O que poderia ser isso? Como eu faço para corrigir? Obrigada!

    • Oi Tatiana, essa primeira fisgada logo que o bebê pega o peito pode acontecer sim, mas para avaliar se a pega está realmente correta é preciso avaliar pessoalmente, pois pode ser devido a isso a dor. Se a dor logo passa e não machuca o mamilo, veja as tecnicas para avaliar a pega e a posição e continue insistindo. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação: leite anterior e leite posterior existe? | pediatria descomplicada

  • Tamires Alves 14/05/2015 Reply

    Ola , gostaria de saber se realente nao se pode amamentar deitada, e quais os riscos? Caso nao tenha problemas,qual a posicao correta? Grata!

    • Oi querida Tamires, pode amamentar deitada sim, claro. Existe a posição deitada, chamada laid-back position. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação: respostas a algumas dúvidas existenciais! | pediatria descomplicada

  • Pingback: Dicas de inverno: dúvidas comuns para o frio -parte 2 | pediatria descomplicada

  • monique 20/08/2015 Reply

    Adorei a explicação!

  • victoria 12/10/2015 Reply

    doutora porfavor me ajuda meu bebe tem 18 dias e só quer ficar o dia todo no peito isso e manha ? as pessoas dizem que sim dorme no meu peito e quer ficar chupando ainda e ai eu tiro do peito pra não ficar fazendo meu peito de chupeta ai boto no carrinho ou boto no berço não da 5 minutos o bebe acorda e volta pra peito o que faço e normal ? ou estou errada eu deixo ela chorando mais tem horas que eu não aguento mais tanto choro e boto no peito todo mundo fala a deixa chorar ou dizem é manha mais ninguem passa por isso por favor me ajuda e normal o bebe fica so pindurado e querer fica só no colo

    • Não existe manha de bebê dessa idade. Ele tem alguma necessidade seja de colo carinho, alimento. Procure avaliar se sei se o bebê está mamando bem ao peito. Veja o Post o bebê está mamando bem? Um bjo Dra Kelly

  • Hellen 21/10/2015 Reply

    Olá Dra. Kelly, eu já fui em 3 pediatras e num banco de leite da minha cidade que me ensinou a colocar a auréola apertando e soltando dps q ele pegasse… dps de muito me informar vi que essa não é a forma correta e tento fazer como ensinou, mas n dá certo e é muito desgastante… eu quero amamentar, mas não sei alguém que me acompanhe direito… me sinto triste e impotente… meu filho tá ganhando peso, mas ainda sinto dores ao amamentar e a boca dele não fica como dos outros bebês, meu bico fica deformado, esbranquiçado e fazendo covinhas e barulho, ou seja, tá td errado… Help!!!!!!

    • Oi Hellen. O ideal é vc buscar uma consultora de amamentação que te ajude. Da forma que ele pega pode estar machucando mesmo. Tente uma pega profunda, espere ele abrir bem a boca. Um bjo Dra Kelly

  • Pingback: Publicidade e marketing de produtos que interferem com a amamentação | pediatria descomplicada

  • Natália 04/12/2015 Reply

    Olá, estou com uma bebê de 15dias, e venho sofrendo muito com a amamentação. Sei que ela está pegando errado e meus seios estao machucados e doloridos.. Gostaria de aprender a corrigir, já li e sei como deve ser a pega correta, mas na hora de amamentar não consigo corrigir o bebê e ela pega errado, mama muito e eu sinto muita dor! Sempre quando um seio ta sarando, ela mama e machuca de novo… Me ajude a não desistir!

    • Oi Natalia! Procure ajuda de uma consultora em amamentação ou o banco de leite de sua cidade. Se não estiver conseguindo amamentar tire o leite com bomba, mas Lembre-se que não é a mesma coisa…Se morar em sp eu atendo em consultório. Um bjo e boa sorte! Não desista. Dra Kelly

    • Natália procure ajuda especializada pois pode ser por vários motivos que ele machuca seu peito. Um bjo Dra Kelly

  • Gabriela Sanches Homsi Salgado 12/01/2016 Reply

    Dra. Por favor, tire uma dúvida!
    Tenho um bb de um mês, e por conta do período de festas, precisei me virar p amamentar até agora. Ainda estou precisando de ajuda, pois a pega está completamente errada. Ainda é possível corrigir nesse tempo?
    Obrigada.
    Gabriela

  • Pingback: 10 dicas para aliviar a cólica em bebês | pediatria descomplicada

  • cristiane alarcon 26/01/2016 Reply

    Dra. Nao consigo colocar a aureola do peito na boca do meu bebe.. ele tem 5 dias e cada mamada é uma tortura, meu peito ta muito machucado, ja li e reli tudo sobre como colocar mas nao consigo… estou com muita dor… estou desesperada… me ajude!!

  • Sâmia 07/02/2016 Reply

    Olá Dra. Kelly, são muito esclarecedoras suas explicações sobre amamentação,muito úteis, parabéns. Porem como cada caso e um caso,tenho uma dúvida:
    Tenho um bebê de 1 mês de vida, só dou o peito. 20 dias após o seu nascimento,fui a minha primeira consulta com a pediatra,graças a Deus tudo estava andando bem, o meu bebê, aumentou 400g.Fiquei super feliz!!
    De la pra cá,faltando 10 a 12 dias pra ele completar 1 mes, noto q ele esta bem mais agitado, chora p mamar se irrita no peito,quando ele esta mamando,uns 10 min aprox. Ele começa a querer fechar os olhinhos querendo adormecer, dai mexo nele p q ele possa mamar o suficiente. Mais as vezes acaba dormindo e se coloco n peito ele n quer chora depois d várias tentativas ele até pega,mais mesmo assim noto q depois ele n fica tranquilo.Quando deito-o no berço ou na cama ele já começa a chorar e se cochila em seguida ja acorda chorando,pego no colo, ofereço o peito, às vezes pega e se não já chora, mudo de posição, ou faço massagens,acredito q nao seja cólica pois a cada vez q mudo d posição ele para d chorar mais logo chora dai fico nessa procurando uma posição pra agrada-lo,mas sem sucesso. Dai quando ele adormece depois de muito ninar…ninar …quando coloco no berço…..parece q tem espinhos lá!!
    Acorda num berreiro….num berreiro…e começa tudo de novo.O que pode ser? Será fome? Cólica?sono? Aí , me ajude por favor,estou frustrada!!me irrito com ele, tadinho?! O q pode ser???

    • Ele fez uma associação do sono com o peito. Isso é muito comum, e ele pega o peito para dormir nesse caso. Procure uma consultora de sono. Um abraço Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação ideal x real | pediatria descomplicada

  • Ivan 06/03/2016 Reply

    Parabéns pela iniciativa. Sou médico, minha neném acabou de nascer prematura e o site está impecável, com certeza de grande auxílio. Muito obrigado!

  • Amanda 06/09/2016 Reply

    Descobri que meus mamilos estavam rachando e doloridos durante a mamada por causa do absorvente para seios! Então é bom ficarmos atentas!

  • Pingback: Meu filho tem a língua presa, e agora? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Fissuras, mamilos machucados e dor para amamentar, e agora? | pediatria descomplicada

  • Priscila 26/10/2016 Reply

    Boa tarde. Adoro o seu site, me ajuda com muitas dúvidas.
    Minha bebê vai fazer dois meses. Ela mamava direitinho e de um tempo pra cá, vem fazendo barulho de “beijo” quando mama. Percebo que quando faz esse barulho, ela perde o vácuo, porém logo retoma. Eu presto atenção na pega, que me parece estar correta. Ela não fazia esse barulho, mas acho que já há um mês que vem fazendo e não sei o que fazer para ela não fazer mais.
    Tem alguma dica?
    Obrigada
    Priscila

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Priscila, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Patrícia Nazaré 11/11/2016 Reply

    Boa tarde, sou mãe da 4°filha e as três primeiras amamentei exclusivamente no peito até o 6° mês. Nunca tive problema em amamenta-las. Era só leite materno e sempre ganhavam peso, era em média 800 g por mês. No entanto, com minha quarta filha, estou passando por momentos angustiantes, minha filha após um mês aumentou apenas 100g. Ela mama o tempo quase todo e parece sentir fome, não percebo meus seios produzindo como antes. Levei-a no Pediatra o qual disse que minha está passando fome e indicou complementar a alimentação dela com leite industrializado. Isso me caiu como balde de água fria. Sou totalmente contra a não amamentação. Agora após ter lido essa matéria, acho que minha bebê não está conseguindo retirar o leite do peito. Ela parece ter preguiça e sempre que começa a mamar dorme e assim que tiro do peito ela acorda como se estivesse faminta. Quero muito amamentar. Me ajudem com dicas de estimular a sucção para que minha filhinha possa ser alimentada apenas no peito.

  • Dannyele 15/11/2016 Reply

    Meu filho não pega no peito? O que faço

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 30/12/2017 Reply

      Olá Dannyele, imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada, mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação.

  • Pingback: Pega assimétrica: como fazer o bebê mamar sem dor | pediatria descomplicada

  • Raquell 29/01/2017 Reply

    Sou mãe de primeira viagem. O artigo me ajudou muito!

  • Denise 24/05/2017 Reply

    Boa tarde, Dra. Meu bebê está com 8 dias de vida e, como eu tive hipertensão gestacional, ele nasceu com baixo peso. Por orientação do pediatra, tenho amamentado em intervalos de 3h, porém, cada mamada leva mais de uma hora, já teve vezes em que chegou a 2h. Ele não acorda para mamar, então eu tenho que acordá-lo tirando a roupa, trocando fralda, etc, mas pouco tempo após pegar o peito, ele volta a dormir. Gostaria de saber se isso é normal, pois a rotina está exaustiva e não sei se ele está se alimentando adequadamente. Obrigada

  • Shirley Garrido 21/10/2017 Reply

    Olá, meu bebê tem um mês e um sono tão confuso, inquieto…chora, grita, ronca, rir e gargalhadas…isso é normal??? Ele esta dormindo na cama com a gente, durante o dia fica no carrinho, mas agora esta fazendo os mesmos barulhos que faz no carrinho durante o dia, na cama também, preocupada. Será algum incomodando?

Deixe uma resposta

Faixa