urso

Vacina Pentavalente e Hexavalente, você sabe a diferença?

Com a falta da Hexavalente na rede particular e dificuldade em encontrar a vacina, fica aquela dúvida sobre as vacinas…Hexavalente, Pentavalente acelular (do particular) ou pentavalente celular (do posto), quais as diferenças?

A vacina Hexavalente ou a Pentavalente Acelular (do particular) são mais procuradas pois a vacina pentavalente celular (do posto)  tem maior chance de dar algum efeito colateral no bebês, principalmente febre e dor local, com choro por alguns dias…

Mas quais vacinas englobam? Ela é mesmo tão importante? Se eu vacinar uma no posto, posso vacinar a próxima no particular? Veja as diferenças no post! Tá tudo bem explicadinho, leia até o final que fiz um resumão para vocês!

PENTAVALENTE CELULAR (DO POSTO DE SAÚDE DADA PELO SUS) 

A vacina pentavalente celular (dado pelo SUS, gratuita) é feita a partir de células inteiras da bactéria. Essa vacina do posto protege contra 5 tipos de doenças: difteria, tétano, coqueluche celular, haemophilus  tipo b e a Hepatite B em uma picada. Para ter a mesma proteção da hexavalente, é necessário mais uma vacina, a de Poliomielite. No total são 2 picadas e 6 doenças.

Esquema vacinal dado pelo posto de saúde: Vacina pentavalente celular + vacina de poliomielite

Vacina pentavalente celular

  • 3 doses com 2, 4 e 6 meses de idade.
  • Reforço com 1 ano e 3 meses.

Vacina poliomielite

  • 3 doses com 2, 4 e 6 meses de idade.
  • 1° Reforço com 1 ano e 3 meses.
  • 2° Reforço com 4 anos

Na terceira dose do posto, a poliomielite NÃO é inativada, mas sim atenuada, em gotinha (chance bem rara de desenvolver poliomielite vacinal, é contra indicada para crianças imunossuprimidas.

Desvantagens: dá mais reações corriqueiras como febre, dor local, irritabilidade, choro inconsolável, e chance de reações graves, porém raras, como convulsão, episódio hipotônico arresponsivo. Pode ser contra-indicada caso haja reações adversas graves.

 

PENTAVALENTE ACELULAR (REDE PARTICULAR)

A vacina Pentavalente Acelular é feita somente na rede particular, oferece proteção para 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche acelular, Haemophilus tipo B e Poliomielite em uma picadinha, e a vacina contra Hepatite B deve ser dada separada, em outra picada. Ao total são 2 picadas.     O esquema de vacina da Hepatite B é ao nascimento, depois com 2 meses e com 6 meses de vida.

Ela é acelular, ou seja, não é feita com as células inteiras, mas sim com proteínas. Trata-se de uma vacina mais purificada, só contém o que realmente é necessário para proteger o ser humano e por isso as chances de ocorrerem eventos adversos são menos frequentes e intensas.

Esquema vacinal com a pentavalente acelular (do particular): vacina pentavalente acelular + vacina hepatite B

Vacina Pentavalente Acelular

  • 3 doses com 2, 4 e 6 meses de idade.
  • Reforço aos 15 meses.

Vacina Hepatite B

  • 3 doses: ao nascimento, com 2 meses e 6 meses de vida.

Vantagem: componente acelular da pertussis, com menor chance de reação. Desvantagem: 2 picadinhas.

Leia mais sobre a vacinas no primeiro ano de vida

HEXAVALENTE

A vacina HEXAVALENTE ACELULAR protege o seu bebê de 6 tipos de doenças (difteria, tétano, coqueluche acelular, Haemophilus tipo B, Hepatite B e Poliomielite) em uma picadinha só.   Essa vacina é realizada somente na rede particular.

Esquema vacinal da Hexavalente Acelular

  • 2 meses de idade: Vacina Hexavalente
  • 4 meses de idade: Vacina Hexavalente, Pentavalente acelular ou celular
  • 6 meses de idade: Vacina Hexavalente
  • 15 meses: Primeiro reforço com a vacina Pentavalente acelular ou celular + Poliomielite.  
  • 4 anos: Segundo reforço das vacinas Difteria, Tétano e Coqueluche(DTaP) e a Poliomielite

Vantagem: engloba todas as doenças numa picada só, e com menor chance de reação.

Leia mais sobre vacinas no primeiro ano de vida – maiores de 6 meses

Sobre a vacina Hexavalente

Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.

Contém os toxoides diftérico e tetânico (derivados das toxinas produzidas pelas bactérias causadoras das doenças), e componentes da cápsula da bactéria da coqueluche (Bordetella pertussis), sal de alumínio como adjuvante, fenoxietanol, cloreto de sódio e água para injeção.

A vacina contra difteria, tétano e coqueluche está disponível em diferentes formas: DTP (tríplice bacteriana de célula inteira), a  DTaP (tríplice bacteriana acelular) e a dTpaR ( uso adulto)

Reações mais comuns

As reações mais comuns da vacina são: febre, vermelhidão/inchaço ou dor/sensibilidade e nódulo no local da aplicação. Irritabilidade, sonolência e falta de apetite.

 

Vacinei no posto, mas queria vacinar no particular, ou não acho mais no particular, posso vacinar no posto?

PODE! As vacinas são intercambiáveis e isso significa que você pode começar o esquema no público e passar pro particular, e vice-versa. Em algumas vacinas isso não é recomendado!

 

Poxa doutora, ainda não entendi direito as diferenças!

Resumão para entender tudinho:

Pentavalente Celular: tem no posto de saúde, tem o componente celular da vacina e costuma dar mais reação! Engloba as vacinas: difteria, tétano e pertussis (coqueluche componente celular), Haemophilus influenzae tipo B (não é a da gripe!) e Hepatite B. A picadinha a mais é da poliomielite inativada (VIP)!

Pentavalente Acelular: tem no particular, o componente pertussis é acelular e dá menos reação. Engloba as vacinas: difteria, tétano e pertussis (coqueluche componente Acelular), Haemophilus influenzae tipo B  e Poliomielite inativada . A picadinha a mais é da Hepatite B. Vantagem em relação à ponta do posto: dá menos reação. Desvantagem em relação à Hexa: são 2 picadas e não 1.

Hexavalente: somente no particular e dá menos reação também. Engloba todas as vacinas em uma picada só: difteria, tétano e pertussis (coqueluche componente Acelular), Haemophilus influenzae tipo B,  Poliomielite inativada e Hepatite B.

Espero que tenha ajudado a esclarecer mais esse assunto! Se ajudou, compartilhe também 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação 

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

  • Para mais informações entre em contato conosco em nosso telefone:
    ☎ (11) 5083-1818
  • Ou envie sua mensagem em nosso WhatsApp:
    📲 (11) 99866-1107
  • Acesse o nosso site: www.vacinadescomplicada.com

Deixe uma resposta