urso

Vick Vaporub, e outros cremes mentolados: cuidado com o uso em bebês!

Calma geente!!! Eu sei que o Vick Vaporub super fez parte da sua infância (e da minha também)! Quem não ganhou massagem com o tal do vick no peito para melhorar da tosse? Usamos para melhorar aquela tosse “chata” que não vai embora, mesmo que o resfriado já tenha passado né? Pois bem, e se eu dissesse para você que o Vick vaporub e outras pomadas com aroma mentolado como cânfora podem ocasionar aumento das secreções de vias aéreas e ser até prejudicial para bebês?

Um estudo publicado na revista Chest, realizado pela Universidade de Wake Forest University School of Medicine, mostrou que os ingredientes presentes em pomadas mentoladas podem irritar as vias aéreas e aumentar a produção de muco. O efeito não é enorme, mas pode ser significativo em bebês e crianças menores de 2 anos, que têm vias aéreas muito pequenas. E quando já existe uma inflamação das vias aéreas devido a uma infecção viral, por exemplo, essa irritação extra da via aérea pode aumentar a produção de muco e estreitar ainda mais os brônquios, levando a uma piora rápida e grave do quadro clínico da criança.

Os pesquisadores do estudo iniciaram o mesmo após uma menina de 1 ano e meio de idade ter ido parar na emergência pediatrica devido a um desconforto respiratório inexplicável. Foi feita a investigação de causas habituais como pneumonia ou asma, e descartado essas causas, descobriu-se que os avós da crianças tinham colocado um pouco de Vick sob o nariz da criança, e perceberam que os sintomas respiratórios pioraram rapidamente após o uso.  Desde então, outras crianças pequenas foram identificadas com a mesma reação.

Vamos lá: para crianças mais velhas: ok, sei que você sempre usou e sempre foi ótimo (acreditem, minha mãe usava em mim e eu amava aquele cheirinho e pedir sempre para ela passar quando eu estava com tosse), mas realmente não há comprovação científica que resolva a tosse!

Em crianças menores de 2 anos: o estudo demonstrou que não é recomendado para para os pequenos, devido ao possível risco de aumento de secreção, então nunca use direto no nariz (mesmo nos mais velhos)!

Dica da pediatra ( de coração….rs): esqueçam esses remédios “placebos”! Em menores de um ano, pouquíssimos medicamentos são permitidos em bebês. Para tosses tipo resfriado ou irritativas, nada melhor do que o bom e velho soro nasal (confira o post completinho sobre lavagem nasal), e inalação com soro fisiológico! Nos maiores de um ano, o único “xarope” que se mostrou eficaz para tosse foi o mel! Isso mesmo, mel purinho, 1 colher de sobremesa, mostrou melhora na tosse nessas crianças. E continuem fazendo inalação. (veja o post com dicas pra tosse).

Mas doutora…qual o motivo do cheiro mentolado causar uma sensação de alívio? Explico: Os vapores mentolados desencadeiam receptores frios no nariz, que “engana” o seu corpo fazendo-o pensar que você está respirando mais fácil, dando uma sensação de conforto.

Mais uma dica pro inverno: tempo seco dá tosse irritativa nas crianças, e favorece doenças respiratórias. Use um umidificador de ar com purificador para melhorar a qualidade no ar na hora de dormir.

Na dúvida, procure o médico de sua confiança! Nada substitui uma consulta 😉

Quer ver outras medidas interessantes para a tosse? Entender se a tosse do seu bebê pode ser algo mais?

Dá uma olhada nos posts:

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergista e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada).

 Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Referências bibliográficas

http://www.wakehealth.edu/News-Releases/2009/Popular_Cold_and_Cough_Treatment_May_Create_Respiratory_Distress_in_Young_Children.htm

Deixe uma resposta