urso

Quem deve se vacinar contra febre amarela 

O Ministério da Saúde divulgou recentemente 52 mortes confirmadas por febre amarela no Brasil. Destas, 47 ocorreram em Minas Gerais, duas no Espírito Santo e três em São Paulo.Foram no total 857 notificações da doença.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril de causa viral, transmitida através do mosquito Haemagogus e Sabethes contaminado com o vírus da doença, e portanto somente casos relacionados à febre amarela silvestre. Desde 1942 não há há registro no Brasil da forma de transmissão pelo Aedes aegypti (ciclo urbano) da febre amarela.

O vírus é transmitido unicamente pela picada do mosquito transmissor infectado e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A  vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da febre amarela. A sua eficácia é de 95%, e é comprovadamente eficaz e segura.

Entenda mais sobre essa doença no post:

Como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo, entre outros. Isso corre porque a vacina de febre amarela é de vírus vivo atenuado!

Qual o esquema vacinal de febre amarela recomendado pelo Ministério da Saúde? 

Para adultos ou crianças: 2 doses

Crianças a partir dos 9 meses (casos excepcionais a partir do 6 meses): 1 dosse e um reforço aos 4 anos de idade.

Se adulto: 2 doses. Uma dose e um reforço após 10 anos.

Quem deve se vacinar?

Quem vive em área de recomendação da vacina ou irá viajar para área em que a vacina é recomendada. Se a pessoa não se enquadra nessa recomendação, não precisa se vacinar.

No momento, com os casos confirmados no estado de Minas Gerais, há mudança na indicação da vacina contra a febre amarela? 

Não há mudança no esquema de vacinação. Devem se vacinar contra a febre amarela:

  • Pessoas que moram nas áreas de recomendação da vacina ou que viajam para esses locais e que estão com o esquema de vacinação incompleto (não tem as 2 doses recomendadas pelo Ministério da Saúde)
  • Adultos que tomaram a primeira dose há menos de dez anos, não há necessidade de adiantar a dose de reforço.

Para quem já tomou 2 doses da vacina e mora nas áreas de recomendação, necessita de uma 3a dose da vacina? 

Não. Duas doses são suficientes para proteger durante toda a vida. Uma terceira dose não vai criar nenhuma proteção adicional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma única dose para toda a vida.

O Brasil, buscando uma maior segurança, adota o esquema de duas doses. Se você já recebeu 2 doses, seja na infância ou vida adulta, já está protegido e não precisa tomar nova dose.

E se você perdeu o cartão vacinal e não sabe se já se vacinou ou não, e há quanto tempo, o que fazer?  

Se você perdeu o cartão vacinal deve procurar o serviço de saúde onde foi vacinado e procurar resgatar o seu histórico vacinal. Caso isso não seja possível, a recomendação é iniciar o esquema normalmente.

Crianças a partir de 5 anos que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: 1 dose e um reforço após 10 anos.

Avaliar se não há contra-indicações para a mesma.

Vou viajar para uma área em que a vacinação é recomendada. O que devo fazer? 

Quaquer pessoa que for para uma área com recomendação de vacina e que não tem o esquema de duas doses, deve ser vacinado pelo menos 10 dias antes da viagem, pois é o tempo que a vacina leva para produzir anticorpos contra a doença e a pessoa estar protegida. Quem tomou a primeira dose há menos de dez anos não precisa adiantar o reforço.

Se essa informação te ajudou, compartilhe! 🙂

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório em São Paulo: (11)5579-9090

Referências Bibliográficas

One Comments

  • Lizandra 15/02/2017 Reply

    Boa noite Dra. Kelly
    Vou viajar com meu filho para Maringá/PR, e gostaria de vacina-lo contra a febre amarela, mas ele esta tomando antibiotico (amoxilina 400mg/5), gostaria de saber se posso dar a vacina mesmo ele estando tomando antibiotico ou se existe alguma restrição. Muito Obrigada!

Deixe uma resposta