urso

Porque os bebês devem dormir de barriga para cima

A doença do refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo gástrico ao esôfago, e pode causar dor, e dificuldade de ganho de peso do bebê, além de muita aflição aos pais. Todos os bebês tem refluxo que chamamos fisiológico, porém a doença do refluxo é diferente. Ela tem sintomas de dor, cólicas, o próprio refluxo e ainda dificuldade de ganho de peso. Veja os post sobre refluxo no blog. Por muito tempo foi recomendado que esses pacientes dormissem de barrig pra baixo (de bruços) pois de fato, melhoram os sintomas. Porém, após os estudos que mostraram o indice de morte súbita aumentado com essa posição de bruços, essa conduta mudou.

Você pode colocar o bebê de barriga pra baixo em seus braços por exemplo, e usar muito o sling. Mas a posição de dormir de bruços deve ser evitada. Para tratar os sintomas de refluxo, existem várias medidas que podem ser tomadas e você deve acompanhar com um especialista. Pode ainda ser investigado uma alergia a proteína do leite de vaca (APLV), que tem como um dos sintomas, o refluxo.

baby-20339_1280

Diversos estudos mostram que o simples fato de colocar o bebê em posição correta para dormir pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita. A orientação é que o bebê durma de barriga para cima até completar 1 ano de vida.
Um estudo grande realizado no sul do país pelo Dr Cesar Victora, médico responsável por inúmeros estudos da OMS sobre amamentação, identificou na década de 80 um coeficiente de mortalidade de 1 a cada mil crianças para Sindrome da Morte Súbita do Lactente (Sudden Infanti Death Symdrome – SIDS, em inglês) . Nesse estudo, , médico  identificou uma nítida concentração dos óbitos nos meses de inverno, com a mais alta incidência em julho. O risco foi maior para crianças de baixo peso ao nascer, para aquelas que residiam com outras crianças menores de 5 anos, para crianças que não recebiam aleitamento materno exclusivo e para os filhos de mães com baixa escolaridade, fumantes e jovens.
Campanhas realizadas no EUA nessa mesma época, chamada “Back to Sleep”, em conjunto com a Associação Americana e Pediatria (AAP) recomendaram colocar as crianças para dormir com a barriga para cima, com o intuito de diminuir o risco de SIDS. Essa iniciativa, sozinha, contribuiu para reduzir a incidência de morte súbita infantil drasticamente ( uma queda de 60%!) O índice de SIDS caiu de 1,2 para 0,49  óbitos por 1000 nascidos vivos. Veja a figura abaixo:

Figura 1:Relação entre a incidência de SIDS e a posição para dormir, 1988-2003.

Houve campanhas semelhantes em outros países para implementar o hábito do bebê dormir de barriga para cima., com resultados semelhantes. Na Inglaterra, o número de óbitos reduziu em 75%, comparativamente (figura 2)

Figura 2: Taxas de óbito por morte súbita infantil na Inglaterra e Wales, 1984- 2003.

Espero que tenha ficado mais claro para vocês!Nos próximos posts, vamos conversar como fazer cama compartilhada de forma segura!

Veja outros posts sobre sono e cama segura do bebê abaixo

Ritual de sono do bebê

Socorro, meu filho não dorme! 7 Dicas para melhorar o sono do bebê

Padrões de sono do bebê: Como marcos importantes podem afetar o sono

Checklist casa segura – o quarto

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699/ Whatsapp (11) 93014-0007

Referências bibliográficas

Rachel Y Moon, Rosemary S C Horne, Fern R Hauck. Sudden Infant Death Syndrome, . Lancet 2007; 370: 1578–87

http://www.cdc.gov/SIDS/riskfactors.htm

9 Comments

  • Ligia 24/05/2016 Reply

    Meu bebê tem 6 meses e coloco ele para dormir de barriga para cima mas ele vira durante a noite é só dorme de bruços. O q fazer?

  • Andrea 25/05/2016 Reply

    Dra, com quanto tempo em média essa posição já não é considerada de risco? Minha filha tem 9 meses e vira de um lado para o outro na cama, infelizmente não consigo mais controlar a posição dela. Fiquei preocupada com o post.

    • É mais preocupante nos primeiros meses. Quando a criança já vira sozinha ela já tem habilidade de não sufocar . É importante manter o ambiente do berço ou local que ela dorme seguro. Um bjo Dra Kelly

  • marcelle 31/05/2016 Reply

    Ola. Sempre tive duvidas sobre essa questao. Os antigos falam pra dormir de lado, os atuais, pra dormir de barriga p cima. Coloco meu filho de 7meses deitado de barriga pra cima, mas ele sempre vira. Vai mexendo e mexendo no berco ate ficar de brucos. Como proceder nesse caso? De madrugada, nem sempre verei q ele virou, mesmo tendo camera ao meu lado e super atenta. E uma vez vendo que ele esta de brucos, devo desvira-lo? Fiz isso algumas vezes e ele ou acordou, ou virou de brucos sozinho novamente. Aguardo retorno, obrigada.

  • ISAAC DEUSDEDIT 02/06/2016 Reply

    Se o recém nascido dorme de bruços, apoiado em um travesseiro com a cabeça mais alta do que o abdômen, o risco permanece o mesmo?

  • Pingback: Guia de segurança para a Cama Compartilhada | pediatria descomplicada

  • Pingback: Sono seguro do bebê: novas recomendações – parte 1 | pediatria descomplicada

  • Pingback: Sono seguro do bebê: novas recomendações – parte 2 | pediatria descomplicada

Deixe uma resposta