urso

Quando dar água para o bebê?

Beautiful baby drinking water from bottle

Bom dia gente linda!
Vim aqui responder uma dúvida muito comum das mamães!

Quando devo dar água para o bebê?

  • Para bebês amamentados exclusivamente e em livre demanda:
    Iniciar a oferta de água com 6 meses de vida,  junto com a introdução alimentar.  Antes disso somente leite materno ok? Ah! E mamães, tomem bastante água! Lembre-se que a produção de leite depende da quantidade de água que vc toma! Claro que tomar além do necessário não faz produzir mais leite, mas pelo menos 2 litros de água é mandatório!
  • Para bebês que mamam no peito e complementam com fórmula: oferecer entre as mamadas,  uma pequena quantidade. A quantidade é proporcional a quantidade de complemento. Quanto mais complemento o bebê tomar, em relação ao leite materno, maior a necessidade de água. Com a introdução alimentar,  a oferta de água aumenta um pouco e depende de cada bebê.
  • Para bebês que mamam somente fórmula: oferecer água entre cada mamada. A quantidade de água varia de acordo com o clima, o peso do bebê, e a necessidade de cada bebê.

Lembrando que a água deve ser filtrada e fervida sempre, principalmente para recém nascidos.

Quanto de água devo dar?
A quantidade varia de acordo com o peso do bebê e o clima. Em climas mais quentes e no verão,  a necessidade aumenta.  Basta estar atento a sua própria necessidade e sede.  Quando o clima é muito seco,  essa necessidade aumenta. A quantidade também é proporcional ao peso do bebê. Sempre pergunte ao seu pediatra qual a quantidade certa para seu bebê.

Como saber se a quantidade de água oferecida é o suficiente? 

Um bom parâmetro para saber se seu bebê está bem hidratado é o npumero de vezes que ele faz xixi! O xixi está clarinho? São mais de 6 vezes durante o dia? Se sim ele está bem hidratado. Se a urina estiver muito amarelada e com cheiro forte, ofereça mais água para ele, ou o peito, se estiver amamentando exclusivamente.

Lembre-se que a fórmula tem uma osmolaridade muito maior em relação ao leite materno, e por isso a necessidade de água nesses casos.  Além disso,  o leite materno varia ao longo de uma mesma mamada e ao longo do dia, o que confere prioridades únicas que a fórmula é incapaz de oferecer.

Isso explica porque o bebê até 6 meses não precisa de MAIS NADA, somente do leite materno! O leite materno é o alimento mais perfeito que existe e supre as necessidades do bebê, inclusive de hidratação.

Se você amamenta em livre demanda, quando a necessidade do bebê aumenta, ele vai mamar com mais frequência! Por isso tenha uma alimentação saudável e tome bastante água!

Bebês amamentados em livre demanda ao iniciarem a introdução alimentar com 6 meses necessitam de água,  pois novos alimentos são introduzidos ao bebê.  Mesmo assim o bebê ainda supre muito da sua necessidade de água através do leite materno.

Com 6 meses o bebê pode tomar água com o copinho de transição como o da foto. Os copos de transição ouo copo aberto de vidro são preferíveis à mamadeira, pois são fáceis de higienizar e devem ser oferecidos por um adulto. Dê preferência aos que são BPA free (lovres de bisfenol A).

Detalhes de como oferecer água no copo aberto veja o vídeo abaixo. A forma de oferecer é a mesma do leite materno no copo.

Mais dúvidas na introdução alimentar? Veja outros posts sobre o assunto:

Um bjo

Dra Kelly Marques Oliveira

25 Comments

  • Pingback: BEBÊ – QUANDO DAR AGUA | Enciclopédia Materna

  • Laercio Ferreira 13/11/2015 Reply

    Porque os pediatras divergem tanto sobre dar ou não água para bebês até 6 meses?
    Enquanto uns defendem (como a Doutora) outros dizem não ser necessário e ha ainda os que condenam esta prática. Enquanto os pediatras não entram em acordo nós (os pais) os leigos ficamos perdidos em nossas dúvidas.

    • oi Laercio. Acho que a grande questão aqui é que depende de como o bebe está sendo alimentado. Se o bebê mama exclusivamente no peito, não há necessidade de dar água, nem nenhum outro alimento. Se o bebê mama exclusivamente fórmula, (ja foi desmamado), devido a osmolaridade da formula, a orientação da SBP é que de um pouco de água, cerca de 3x ao dia. Se a amamentação é mista (leite materno e formula) a quantidade varia um pouco. Acho que por isso os pais ficam um pouco confusos. Mas a explicação é essa. Um bjo Dra Kelly

  • anne lima 17/11/2015 Reply

    Dra fiquei em duvida em relacao a formade oferecer agua. Dou pra minha bebe na xicara de vidro de forma normal como um adulto beberia. Nao deixo ela sorver com a lingua tipo um gatinho. To correndo risco de desmame? Ela tem 5 meses voltoo a trabalhar mes que vem eprecisei introduzir aos poucos as frutas e verduras pra ela ir acostumando com o gosto.

  • Daieni Azevedo Vieira 19/11/2015 Reply

    Boa tarde Dra.
    Tenho um bebê de um ano e quatro meses, ele sempre gostou muito de água, toma o dia todo e as vezes de madrugada, o problema é que ele não quer saber de copo, só de mamadeira, se dou no copo, que ele tem vários de tipos de bico, ele não toma, cospe e só faz bagunça, suco, leite, tudo só na mamadeira. Tem alguma problema ele continuar usando a mamadeira?

  • Braga 18/12/2015 Reply

    Dra. Kelly, Boa Tarde!

    O calor na região que moro se mantém constante de 30°C chegando até 45°c.

    Meu bebê está com 49 dias de vida e pesando 5.750Kg.

    E recém nascido, apresentou crises de choro, barriga dura, e nesses dias suas fezes saiam mais duras que o habitual (tipo bolinhas).

    Eu e a mãe dele demos à ele a “Simeticona” – 4 gotas de 8/8horas, e as cólicas não passavam, portanto, começamos a dar chá de Erva Doce, e Chá de Cidreira, alternados, cerca de 20 ml de manhã, tarde e noite. Quando as cólicas melhoraram, cortamos os chás e começamos a dar um pouquinho de água. (Água pura, testada, Alto PH, Alcalina Ionizada, livre de cloro, ou qualquer outra substância).

    Não damos fórmula, apenas peito. Geralmente damos água entre os períodos das mamadas para tentar não atrapalhar a qualidade das mesmas. Mas, tem vezes que o bebê não quer mamar no peito, faz careta pra tomar o chá, porque damos sem açúcar, mais é incrível que toma a água normalmente, parece que necessita e gosta!

    Ao consultar no pediatra ele pediu para cortar tudo e manter somente o leite materno. Disse que a água pode causar infecção intestinal, mesmo sendo boa e pode desestimular o bebê a mamar, e o leite materno tem tudo o que o bebê necessita.

    Agora temos medo de tirar a água já que já o adaptamos a isso. Os avós, parentes e amigos insistem muito em dar água, já que é tradição na região por acharem muito quente.

    Ficamos perdidos e não sabemos o que fazer. Gostaríamos muito da sua ajuda.

    • Olá querida, realmente não há necessidade de dar água ao bebê em aleitamento materno exclusivo e em livre demanda, até os 6 meses. Vc pode ir tirando aos poucos se existe ainda essa insegurança. Provavelmente ela irá mamar mais, uma vez que o seu leite tb terá a função de hidrata – la. Um bjo Dra Kelly

  • maria teresa dos santos 04/01/2016 Reply

    Boa tarde, Dra Kelly!
    Gostaria de saber se pode dar água mineral para o bebê?

  • Cristina 08/02/2016 Reply

    Tenho uma bebê de dois meses e comecei dá um chá a ela com um pouco de açúcar, devo começar a oferecer água a ela, já que ela só mama e toma o chá?

    • Não se deve oferecer chá, água ou qualquer outro liquido ao bebê antes de 6 meses, se o bebê está mamando no peito exclusivo. Não se deve dar açúcar ao bebê antes dos 2 anos de vida!

  • Juliana 15/04/2016 Reply

    Bom dia!
    Se o bebe mama exclusivo, mas de 3 em 3 horas, é necessario agua nos dias de muito calor?

  • andressa 19/05/2016 Reply

    Não sei porq esse povo ainda insiste em obrigar nós mães em amamentar exclusivamente aff . Eu tive duas filhas uma usou fórmula desde o nascimento a outra mamou no seio até 2 anos e 8 meses quase morri para tirar ela do seio. Acho que a amamentação exclusiva deve ser tambm uma vontade da mãe e nao obrigar ela a isso. Eu tirei uma bebê do seio eu tinha muito leite mas infelizmente o seio não sustenta o bebê e ele fica de uma em uma hora agarrado no peito e a minha vida tava de pernas para o ar. A casa revirada porq mal ela dormia eu ia lavava metade da loça ela ja acordava em berros de fome. E olha que eu deixava ela esvaziar o seio e dava o outro a ela. Então se vcs pediatras querem amamentação exclusiva veja se a mãe esta disposta a não fazer mais nada da vida. E olha que sei o quanto é bom o LM mas existe exceção não axa?

  • grazi 27/05/2016 Reply

    Meu bb tem 5 meses e15 dias e volto atrabalhar dia 3 de junho, o meu pediatra dissepara esgotarimeu leite e dar para ele, no periodo q estiver trabalhando, mais queria da suco, água, talvez até papinha, será que posso?

  • Hendy Thainã 22/06/2016 Reply

    Minha sobrinha tem apenas oito dias, mas infelizmente ñ ta sendo amamentada no peito, pelo fato do bico da mnh irmã ser invertido. Está tomando fórmula. Mas à dois dias ela tem tido cólica e tá mto ressecada. Ela pode tomar água? Inclusive já mudamos a marca do leite.

  • maeadvogada 03/08/2016 Reply

    Olá Dra. Parabéns pelo maravilhoso site. Posso dar água mineral ao invés de água filtrada?

  • Paula 15/08/2016 Reply

    Doutora pode me ajudar..meu bb 3 meses mama no peito por 10 a 15 min e complementa com fórmula entre 60 a 90 ml . Devo dar agua nos obter vamos? Pode mineral de garrafa e qual a quantidade? Obrigada Paula

  • ADRIANA 07/12/2016 Reply

    DR. KELLY, ESTOU MUITO FELIZ EM PODER CONTAR COM SUA AJUDA ATRAVÉS DO SEU SITE. TENHO UMA DÚVIDA: tENHO UMA BEBE DE 2MESES E 20 DIAS QUE MAMA POUQUÍSSIMO NO PEITO ENTAO COMPLETO COM FORMULA, SENDO ASSIM, HÁ NECESSIDADE DE DAR ÁGUA? QUAL A QUANTIDADE?. BEIJOS

  • Gabriela A G Tarter 30/01/2017 Reply

    Bom dia, tudo bem?
    Meu bebê está com 3 meses e meio, ele mama somente leite materno, porém minha pediatra pediu para que eu regulasse as mamadas de modo que ele não mame num intervalo menor de 3 horas, pois acha que ele está acima do peso. Na ultima consulta, no dia 23/01, ela disse para eu “engana-lo” com um pouquinho de água em uma mamadeira. Ele estava pesando 8kg com 63,5cm. Eu estou tentando fazê-lo mamar de 3 em 3 horas, mas ele, às vezes, chora e não tenho coragem de dar água. Na linha de desenvolvimento, no que tange ao peso, ele se encontra na linha vermelha.
    Será o correto?
    Obrigada

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 04/02/2017 Reply

      não se preocupe com isso, o bebê nunca mamará mais do que precisa no peito. isso é uma caracteristica dele

  • Dais facchini 04/03/2017 Reply

    Ola dra tenho uma bebe de 5 meses a alimentaçao dela é mista ou seja tenho q complementar c formula ela ta pesando em torno de 7kg e pouco e n sei a qtde de agua q devo dar a ela,ela toma suco de laranja lima 50ml mais coloco 50 ml de agua dentro,as vezes menos,as vezes mais,gostaria de saber a qtde por dia q devo dar de agua,pois ela mama pouco no meu peito e mama mais a formula.

  • Diego 22/04/2017 Reply

    Bom dia Doutora. Tenho um bebê de 3 semanas que mama no peito e complemento com fórmula. Devo dar água? Se sim, qual quantidade e quantas vezes ao dia. Desde já muito obrigado.

Deixe uma resposta