urso

Mitos da amamentação: amamentar um lado por vez?

amamentacao um lado so, amamentação, leite materno, aleitamento materno, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra sao paulo

Como já coloquei bastante aqui, sobre amamentação, e sobre alguns mitos que ouvimos, hoje venho falar sobre um deles.

Se você quer saber sobre a pega correta do bebê, sobre números e amamentação, como saber se o bebê está mamando efetivamente, porque os bebês dormem no peito ou porque os bebês ficam agitados ou nervosos no peito, veja os posts que já escrevi sobre esse assunto aqui no blog!

Hoje vou falar um pouco sobre a questão de amamentar de um lado só. E não, eu não vou dizer para você amamentar de um lado só. Eu também não vou dizer para você amamentar SEMPRE oferecendo os dois lados. E eu também não vou dizer que EXISTE UMA REGRA! Porque na verdade não há regra para isso!

Primeiro: olhe para o seu bebê, observe-o, veja como está a mamada.

Segundo: procure por favor um pediatra que apoie DE VERDADE a amamentação e não um que vai dar complemento sem nem olhar o bebê mamando…

Terceiro: regras e amamentação não combinam. Algumas orientações são importantes e necessárias para nos guiarmos, mas cada bebê é único e deve ser tratado individualmente.

Existe sim, muitas mães que amamentam os seus bebês oferecendo somente um peito por mamada, e que os seus bebês sempre ganharam peso adequadamente, muito bem, obrigado. Essas mães provavelmente tem uma produção de leite abundante e graças a Deus, isso não é e nunca será um problema.

Entretanto, oferecer sempre somente um peito por mamada pode levar a uma diminuição na produção de leite, e ser preocupante. A idéia de amamentar somente um lado por vez surgiu do dogma que para o bebê chegar no tão falado leite posterior, o leite mais rico em gordura e portanto mais calórico, responsável pelo ganho de peso do bebê, o bebê precisaria esvaziar completamente um lado do peito, para então trocar o lado, de forma que chegasse ao leite posterior.

O grande problema em relação a esse dogma é que o bebê só chegará ao leite posterior se estiver mamando adequadamente. Se existe algum problema relativo a eficiência com que o bebê retir leite do peito, ele não vai receber nenhum leite, seja “anterior” ou “posterior”!

 A gordura do leite aumenta PROPORCIONALMENTE ao longo da mamada, e não há um divisor de águas como até aqui, “leite anterior”, após, “leite posterior”.

Se o bebê estiver mamando adequadamente, ele vai receber tudo o que ele precisa, e não precisaremos nos preocupar se o leite é o anterior ou posterior!

O fato de o bebê estar sugando o peito não significa que ele está retirando leite adequadamente e satisfatoriamente. Isso quer dizer que o bebê pode passar o dia todo no peito e não conseguir retirar quase nada de leite!

O bebê suga para consolo, pela necessidade de sucção e principalmente para obter o alimento de que precisa. Se o bebê passa o dia todo no peito e ainda está irritado, pode ser fome!

Para saber diferenciar uma mamada efetiva de uma que não é, veja o post que escrevi sobre “Como saber se o bebê está mamando de forma eficiente?

Não siga uma regra! Amamentação e regras não combinam.

Como posso saber se o bebê “terminou” um lado?

Observamos que o bebê não está mais engolindo leite, mesmo com as compressões na mama. Geralmente deixamos o bebê mais alguns minutos e vemos se ele volta a sugar E ENGOLIR leite. Se isso não ocorrer, e for apenas uma SUCÇÃO NÃO NUTRITIVA, podemos então oferecer o outro lado.

Se o bebê estiver com um comportamento irritado, agitado (chamamos de “fussy” em inglês), empurrando o peito, gritando, chorando ou dormindo no peito, você pode oferecer o outro lado. Se esse comportamento persistir, em todas as mamadas e ao oferecer os dois lados, procure ajuda.

Sobre esse comportamento “fussy”, ou dormindo ao peito procure os posts que já escrevi sobre o assunto.

Lembre-se: bebês respondem ao FLUXO DE LEITE. Se o fluxo está lento, diminuído ou demora em descer o leite ou o fluxo é muito rápido, isso pode deixar o bebê irritado (fussy), o bebê pode engasgar, ou adormecer no peito. Nesse caso pode-se usar a técnica de compressões no peito, para facilitar a ejeção do leite e aumentar o fluxo, para então o bebê voltar a sugar com avidez.

Finalmente, o problema de amamentar somente de um lado leva a uma diminuição da produção de leite. Isso pode deixar o bebê pode ficar irritado e agitado e a produção de leite pode cair ainda mais.

Outros problemas que podem surgir com a diminuição do fluxo de leite:

  1. Baixo ganho de peso ou até perda de peso ( isso pode levar a suplementação e até desmame precoce)
  2. Diagnóstico incorreto de “refluxo”
  3. Diagnóstico incorreto de “hiperreação ao reflexo de ejeção de leite”
  4. Recusa do bebê de mamar.
  5. Pensar que o bebê está desmamando por si só, quando na verdade é devido a diminuição do fluxo de leite
  6. Amamentação com períodos muitos longos ou muito curtos, podendo alternar no mesmo bebê
  7. Bebê com comportamento agitado no peito, que “pega e solta, pega e solta”, morde o peito.

Se o bebê não está conseguindo lidar com o fluxo de leite, não é porque ele é muito rápido ou muito lento, mas porque A PEGA DO BEBÊ NO PEITO PODERIA SER MELHOR. Corrija a pega e então esse comportamento não existirá mais. Nem sempre isso será rápido, e pode exigir treinamento e acompanhamento de um profissional.

Nunca se baseie nas experiências pessoais dos outros. Os bebês são diferentes, reagem de forma diferente e o seu bebê é único, por isso deve ser avaliado individualmente.

Espero que ajude mamães! Contem suas experiências aqui! Compartilhe! Boa amamentação 🙂

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).
Um abraço
Dra. Kelly Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

photo credit: http://urbanmoms.ca/wp-content/uploads/2013/07/breastfeeding-outdoors.jpg

19 Comments

  • nubia 20/04/2015 Reply

    Boa noite em primeiro lugar leio todos os posts são esclarecedores .Meu nenem tem três meses e graças a Deus tenho muito leite ele já ganhou 3 kg nesses três meses…só que sempre quando o peito está muito cheio ele mama e sai o leite q parece uma água …Não demora muito ele quer mamar de novo então dou o mesmo peito, só depois desse processo ofereço em outra mamada o outro peito. Gostaria de saber se estou fazendo certo?

    • Olá querida mamãe Nubia. como escrevi no post, quando o bebê terminar de mamar um lado você oferece o outro sempre, se o bebê aceitar não tem problema, se ele não aceitar, tudo bem também. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Marla Mazioli Silveira Braga 21/04/2015 Reply

    Muito bom seu post!! Meu bebê vai fazer 3 meses e pega os 2 peitos, porém só gosta do direito e assim quase não dou o peito que ele não gosta. Não me preocupo muito porque ele está ganhando peso adequadamente, mas isso pode diminuir a produção de leite no peito q ele quase não mama? O peito pode vir a secar?

    • Olá querida Marla, o bebê pode mamar e ter preferencia sim só por um lado, isso até leva a uma assimetria das mamas, o que mostra que a produção de leite ocorre pelo estimulo. Sempre ofereça os dois lados para o bebê não mamar só um lado, nem diminuir a produção do lado que ele mama menos. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação: leite anterior e leite posterior existe? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: respostas a algumas dúvidas existenciais! | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: respostas a algumas dúvidas existenciais! | pediatria descomplicada

  • Lys Moore 26/08/2015 Reply

    Ola boa tarde dr,meu peito direito nao esta dando muito leite,e o esquerdo sim,e esta uma diferenca muito grande.Esto muito incomodada com isso..tem como eu reverter isso> Estou tao preocupada!

  • Lys Moore 26/08/2015 Reply

    Ola boa tarde dr,meu peito direito nao esta dando muito leite,e o esquerdo sim,e esta uma diferenca muito grande.Esto muito incomodada com isso..tem como eu reverter isso> Estou tao preocupada!

  • Pingback: Carta às mães que não conseguiram amamentar…ou ainda lutam | pediatria descomplicada

  • Pingback: Carta às mães que não conseguiram amamentar…ou ainda lutam | pediatria descomplicada

  • Pingback: Como a dieta da mãe afeta o leite materno | pediatria descomplicada

  • Pingback: Como a dieta da mãe afeta o leite materno | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação ideal x real | pediatria descomplicada

  • Fernanda Francisco 19/05/2016 Reply

    Boa noite!!! Há algum tempo meu bebê não mama mais nos dois peitos, pois se sentia satisfeito com apenas um, porém meu fluxo de leite está diminuindo ???????? ele pega e solta o peito quando mama e não sinto o leite descer ????
    Não quero parar de amamentar, o que posso fazer urgente, estou preocupada e complementando com fórmula é não quero!!
    Agradeço e aguardo ajuda!

  • Fernanda Francisco 19/05/2016 Reply

    Boa noite!!! Há algum tempo meu bebê não mama mais nos dois peitos, pois se sentia satisfeito com apenas um, porém meu fluxo de leite está diminuindo ???????? ele pega e solta o peito quando mama e não sinto o leite descer ????
    Não quero parar de amamentar, o que posso fazer urgente, estou preocupada e complementando com fórmula é não quero!!
    Agradeço e aguardo ajuda!

  • Jessica 23/02/2017 Reply

    Dra. Kelly, Boa Tarde

    Me ajude Por favor!!

    Meu filho tem 7 meses, ja come papinha e tudo mais, porem estou com problema com relação ao leite. Meu bebe mama no peito, não consigo fazer ele pegar nenhum outro leite. Ele pega a mamadeira somente com o meu leite, mas quando colocamos outro tipo de leite dentro ele rejeita.
    Tenho tirado todos os dias no trabalho e congelado para que ele possa mamar durante o dia, mas minha produção caiu bastante com a volta ao trabalho.
    Ja testei o Nan 1, 2, Supreme / Nestogeneo / Ninho .. O que posso fazer ? ME de uma luz por favor.

    Obrigada.

Deixe uma resposta