urso

Entenda como funciona o sono do bebê

sono do bebê, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra são pauloAtendendo a pedidos, vou escrever um pouco sobre sono do bebê, diferenças com o sono do adulto, como superar problemas de sono do bebê e como melhorar a qualidade de vida dos papais e dessas crianças.

O sono é algo que, como a água, a comida e o ar que respiramos, é essencial à vida. O sono é uma questão de sobrevivência e, quando temos problema nessa área, aumentamos o risco do desenvolvimento de doenças, tais como diabetes, hipertensão e obesidade. Por isso, é muito importante começar cedo! Se instituirmos bons hábitos de sono desde o início, mais fácil será manter esses bons hábitos dentro da nossa família.

Vamos então começar falando sobre o sono do bebê, da criança e as diferenças com o sono dos adultos.

Por que os padrões de sono do bebê são diferentes

Os bebês notadamente têm a interessante capacidade de dormir e acordar em horários impróprios. Isso se deve, em parte, porque eles ainda não desenvolveram completamente o seu ritmo circadiano.
Ao nascer, os padrões de sono do bebê não seguem o ciclo natural de dia e de noite. Pode levar alguns meses antes de os bebês se tornem totalmente adaptados para o dia de 24 horas. Até que isso aconteça, os bebês podem ficar acordados por longos períodos durante a noite. Existem meios de “ajudar” o bebê nessa fase de adaptação, e veremos mais pra frente!
Entretanto, existe uma razão mais importante para esse sono aparentemente incomum do bebê. O sono do bebê é simplesmente diferente do nosso! Em comparação com os adultos, os bebês passam muito menos tempo em sono profundo. E os ciclos de sono dos bebês são muito mais curtos. Dessa forma, os bebês são muito mais facilmente despertados.

Estados do sono e ciclos de sono: A base dos padrões de sono do bebê

Para entender melhor como os padrões de sono do bebê diferem do adulto, vamos entender um pouco do que acontece quando você dorme.
Quando os adultos adormecem, passamos por uma série de estágios do sono, incluindo ciclos de sono profundo (“ondas lentas”), e, por fim, sono REM (movimento rápido dos olhos).
O sono REM é bem conhecido por sua associação com o sonho. Ele também é notável por seu padrão de atividade cerebral, que se assemelha a do cérebro de vigília. Alguns sistemas do corpo são bastante ativos, também. Os músculos esqueléticos ficam temporariamente paralisados, os olhos movimentam-se rapidamente, a respiração se torna mais irregular e há um discreto aumento na frequência cardíaca e na pressão arterial.
As pessoas estão menos propensas a despertar durante o sono profundo. Eles são mais propensos a despertar do sono REM (daí as vezes que lembramos do sonho quando acordamos e até misturamos realidade com sonho).
Para um adulto, um único ciclo de sono – começando com o estágio 1 do sono e terminando com o sono REM – leva cerca de 90-100 minutos. No final de um ciclo, o dormente ou vai despertar ou passar de volta para uma fase anterior de sono e repetir o ciclo.
Para os bebês esses padrões de sono são muito diferentes.

A natureza peculiar do sono do bebê

Em comparação com os padrões de sono de adultos, o padrão de sono do bebê é mais simples. Para o bebê existem apenas dois estados de sono: ativo e tranquilo. Os seus ciclos de sono são mais curtos, em torno de 50 a 60 minutos para os primeiros nove meses.
O sono ativo do bebê é o sono REM, e os bebês nessa fase despertam mais facilmente. Os bebês apresentam movimento rápidos dos olhos a respiração é rápida e irregular e pode ter movimentos corporais ocasionais e vocalizações (grunhidos ou breves gritos). Os recém nascidos passam 50% do tempo de sono em sono REM, e até os 3 anos, essa proporção é de 30%.
O sono tranquilo, como o próprio nome já diz, é caracterizado ondas lentas, respiração rítmica, pouco movimento e sem o movimento rápido dos olhos. Nesse estágio eles estão num sono mais profundo e é mais difícil acordá-los.
O sono tranquilo é o fim do ciclo do sono do bebê. Esse ciclo se repete várias vezes ao longo da noite (por isso o bebê pode despertar algumas vezes durante a noite, mesmo que seja um despertar mais leve). Conforme os bebês crescem, o sono tranquilo se diferencia em outros estágios de sono não-REM, e esses ciclos também tornam-se mais longos. Isso ocorre gradualmente, e até as crianças atingirem a idade escolar, os ciclos de sono não chegam a 100 minutos.

E então? Quais as implicações práticas disso tudo?

  • Comparado com um adulto, os bebês tem um sono muito mais leve! O sono REM, que é de fácil despertar, são em maior proporção

  • Nos primeiros 25 minutos de sono do bebê eles são facilmente despertados, e por isso pode ser tão difícil mudar a posição ou local em que o bebê está dormindo sem acordá-lo.

  • Os bebês podem despertar a cada 50 minutos mais ou menos. Se você tiver sorte, esses despertares são apenas leves e seu bebê volta logo a dormir. Mas pode acontecer do bebê despertar completamente e você ter que começar novamente todo o processo de colocá-lo para dormir.

Respire fundo e pense que isso melhora com o tempo e que esse sono leve do bebê é super importante para o seu desenvolvimento cerebral.
Vamos continuar um pouco nesse assunto, e essa é mais uma introdução para entender esse universo do sono dos bebês.
Um vídeo para descontrair, lembre-se papais, que vocês não estão sozinhos nisso!
Um bjo e bom sono!
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).
Um abraço
Dra. Kelly Oliveira

CRM 145039

Veja outros posts:

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Referências bibliográficas:

http://www.parentingscience.com/baby-sleep-patterns.html

photo credit: http://infoleet.com/wp-content/uploads/2014/07/Sleeping-Baby-Nice-Wallpaper.jpg

25 Comments

  • Deise 16/03/2015 Reply

    Meu filho tem 2 meses e 22 dias. À noite, ele dorme, às vezes, 3, ou 4, ou 5 e o recorde de 6 horas seguidas e mama só LM.
    Todavia, não dorme muito bem durante o dia. Não sei se devido ao calor e ao barulho da rua (fluxo intenso de veículos o dia inteiro e pra complicar, tem uma lombada bem na frente de casa…).
    A minha dúvida é: quantas horas meu bebê deve dormir durante o dia? Acredito que ele não durma o suficiente e tenho medo que isso possa prejudicá-lo..

  • Tamara 16/03/2015 Reply

    O sono do bebê que tira o sono dos pais rsrs. Eu, nos primeiros 3 meses da Laura sempre fiquei preocupada que ela dormia pouco. Dormia umas 9 horas a noite e durante o dia os soninhos eram de no máximo 10 minutos. Mas a partir do mês 4 tudo está melhorando. Dorme 12 horas e tira uns 3 sonos de 1 hora cada. Acho que agora estou mais tranquila com o soninho dela.

    • Deise 18/03/2015 Reply

      Sério, Tamara? Tomara que as coisas por aqui também melhorem!!!!!
      Dormir 9 hrs seguidas à noite??? Que sonho!!!

      • Tamara 18/03/2015 Reply

        Oi deise, nos primeiros 3 meses eram 9 horas a noite mas ela acordava pra mamar normal mas logo dormia. Hoje sim dorme 12 horas no total.. 9 horas seguidas e mama e dorme mais um pouco. Melhora sim… Tudo melhora com o tempo.

  • Joice 18/03/2015 Reply

    Meu bebê tem 1 mês e 18 dias. Ele dorme a noite 2 hs direto e depois acorda de HR em HR. Durante o dia ele não dorme, só da uns cochilos de 40 min no máximo e se tiver no colo consigo q ele durma uma hs… Ele está no peito, mas as mamadas são curtas pois acaba dormindo. Estou extremamente esgotada…não sei mais o q fazer

    • Deise 18/03/2015 Reply

      Oi, Joice. No começo eu sofri também, com a diferença de que ele acordava a cada 3 horas. Aos poucos vai melhorando…
      Tentou dormir durante esses cochilos de 40 min? Provavelmente vai te ajudar.
      Infelizmente acho que não temos muito o que fazer…
      Boa sorte!!

      • Jacira 17/01/2016 Reply

        Mlnha filha dorme o dia todo e a noite fica acordada a noite lnteira, só vai dormir quando esta amanhecendo. O que eu faço?

    • Tamara 18/03/2015 Reply

      Joice, meu problema durante o dia até os 3 meses era justamente esse só que a diferença é que os cochilos eram de 10 min. Eu a fazia dormir na sala, com barulho de TV e etc. Passe a botar ela para dormir no próprio berço com o quarto escurecido e um ruído branco (ventilador ou ar condicionado) e ela passou a dormir uns 40 min.. Aí então, pensei que logo ela iria pra creche e fiquei com pena achando que iria sofrer muito pra dormir já que dormia somente embalada, aí comecei a ensinar a pegar no sono no berço (utilizei o método pu/pd, sem deixar chorar porque meu coração e minha consciência não concorda com métodos traumáticos. Então pensei em ensinar com amor e não na dor como seria se eu não a tivesse ajudado. A partir do momento que ela conseguiu pegar no sono sozinha.. Começou a tirar cochilos de 1 hora a 1 hora e meia. E ela melhoraram muito, antes era irritada durante o dia hoje está bem melhor.

    • Olá Joice, o bebê nesse idade tem um padrão de acordar muitas vezes para mamar e além disso ter sonecas mais curtas durante o dia. É possível que tenha sonecas mais longas durante o dia, mas isso requer treinamento e acompanhamento com o pediatra conjuntamente. O que você pode fazer é delegar funções. Tenha alguém para te ajudar com as outras funções que não amamentar, pois isso cansa muito mesmo. E durma quando o bebê dormir! Isso é importante. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Padrões de sono do bebê: Como marcos importantes podem afetar o sono | pediatria descomplicada

  • Pingback: Sono do bebê: como fazer a transição do berço para a cama | pediatria descomplicada

  • viviane 07/04/2015 Reply

    Oi Dra. Meu filho tem 2 meses, bastante cólica, não dorme durante o dia. … dorme no colo e quando coloco no berço dorme 10 minutos e acorda chorando… aí vai ficando cada vez mais nervoso. …
    a noite dorme bem acordando de 3 em 3 horas pra mamar, mama no peito….
    de dia mama de hora em hora. . . Estou muito cansada e é stressada. … Será que é cólica ou tô fazendo algo errado. ..
    Beijos!

    • Oi querida Viviane. Essa fase o bebê tem alguns surtos de crescimento e pode exigir mais de vc. Leia o post que escrevi sobre surtos de crescimento e outro sobre padrão de sono do bebê. Lembre-se: descanse quando o bebê descansa! É fundamental que ele durma adequadamente e mame também de forma correta. O ideal é que se faça uma avaliação profissional do caso. Atendo em consultório particular em São Paulo, caso queira uma avaliação. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o site clique no botão seguir na página do blog. A página do Facebook é http://www.facebook.com/pediatriadescomplicada e o instagram é @pediatriadescomplicada. Um bjo Dra Kelly Marques Oliveira

  • Pingback: Socorro, meu filho não dorme! 7 Dicas para melhorar o sono do bebê | pediatria descomplicada

  • Pingback: Mais amor, por favor – Humanização na saúde e método canguru | pediatria descomplicada

  • Pingback: Ritual de sono do bebê – com vídeo You Tube Meu Bebê | pediatria descomplicada

  • Manuela 02/02/2016 Reply

    Boa tarde Dra. Kelly,

    Minha bebê está com 4 meses e já consegue virar de bruços pra dormir. O que devo fazer?

  • Manuela 02/02/2016 Reply

    Eu desvira, ela vira de novo. E assim vai pela madrugada…

  • Tamires 01/05/2016 Reply

    Oi

  • Pingback: Quanto de sono seu bebê realmente precisa? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Guia de segurança para a Cama Compartilhada | pediatria descomplicada

  • Pingback: Carta à mamãe do bebê recém-nascido | pediatria descomplicada

  • Luiza 23/12/2016 Reply

    Dra., esse post é excelente.
    Tenho um bebê de 1 ano que sempre me deu trabalho para dormir e se manter dormindo.
    Lembro que no ensaio de newborn (ele tinha 8 dias de nascido) a fotógrafa disse que ele era uma das crianças mais difíceis para dormir que ela já havia fotografado.
    Hoje, ele tira uma soneca no meio da manhã de meia hora (marcadas no relógio, é impressionante!) e uma de 1h à tarde, depois do almoço.
    Percebo que ele ainda acorda com um pouco de sono da soneca da manhã, mas não consigo prolongar esse sono. Tento de tudo! Peito, rede, colo…não adianta. Ele simplesmente desperta como se tivesse dormido 4h seguidas.
    Será pouco para a idade dele? Durante a noite, ele segue acordando de 2/2h, só volta a dormir depois de mamar.
    Obrigada!

Deixe uma resposta