urso

Amamentação: Dicas para tirar mais leite

ordenha e bebê, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra sao paulo

 

Olá mamães,

Uma vez que a mamãe teve que deixar o bebê e voltar ao trabalho, a retirada do leite por ordenha é necessária e essencial para manter o aleitamento materno nesse período. Nesse post deixo dicas para como ordenhar mais leite, orientações quanto ao que é normal ocorrer na ordenha e quanto leite devemos esperar retirar, além de entender como usar a bomba para tirar leite e otimizar o seu uso!

Boa amamentação mamães!

Dicas para ordenhar mais leite, e aumentar a produção!

O fornecimento de leite normalmente varia ao longo do dia e ao longo dos meses. Enquanto o bebê está mamando, a produção de leite irá se adaptar às necessidades do bebê. No entanto, quando a mãe está ordenhando na maior parte do tempo, a saída de leite pode se tornar um problema, devido a alguns fatores:

  • A capacidade de medir quanto leite você está ordenhando torna a diminuição da quantidade de leite ordenhado uma preocupação, mesmo que haja uma variação normal.
  • Mães que ordenham o leite geralmente precisa ordenhar e ter uma certa quantidade de leite para o bebê num determinado dia, e isso pode ser bastante estressante quando a mãe não consegue ordenhar essa quantidade.
  • Nenhuma bomba pode retirar o leite do peito tão bem quanto o próprio bebê sugando, por isso a ordenha não mantem a produção de leite tão alta quanto a própria amamentação. Por causa disso, quanto mais vezes o bebê mamar pelo leite fornecido da ordenha, em vez de amamentar pelo peito, a produção de leite diminui, devido a menor quantidade de leite retirada.

O que é normal em relação a ordenha do leite e as mudanças na quantidade de leite?

É comum para uma mãe que está amamentando sob livre demanda ser capaz de ordenhar cerca de 15 a 60ml no total para ambas as mamas, por ordenha. As mães que ordenham mais leite por vez têm um estoque maior de leite, ou pode responder melhor do que a maioria na ordenha, ou foi capaz de aumentar a produção de leite pela ordenha com a prática. Muitas mães acham que deveriam ordenhar 100 a 200ml de leite, porém esse é valor é alto mesmo para as mamães que estão amamentando livre demanda.

  • Não é incomum a necessidade de ordenhar 2 a 3 vezes para obter leite suficiente para uma alimentação para o bebê (lembre-se de que a bomba não podem tirar tanto leite quanto uns bebês mamam bem).
  • Muitas mães são capazes de extrair mais leite por vez quando são separadas do bebê ou se estão ordenhando somente. O leite ordenhado quando você está amamentando em livre demanda é o leite “extra” – mais e além do que o bebê precisa. Não desanime se você está tentando construir um estoque no congelador durante a amamentação exclusiva e não tem muito leite por vez que ordenha – isso é perfeitamente normal e esperado.
  • É muito comum ter mais leite do que o bebê precisa nas primeiras semanas, pois existe um mecanismo de regulação que se adapta às necessidades do bebê durante as primeiras semanas ou meses. Quando a produção de leite estabiliza (essa alteração pode ocorrer gradualmente ou repentinamente), é normal a quantidade de leite ordenhado diminuir. Para as mamães que têm leite a mais, esta mudança muitas vezes ocorre mais tarde (6 a 9 meses após o parto, em vez de 6 a 12 semanas).
  • É normal quantidade de leite ordenhado variar durante o dia e o longo dos dias. Alguns dias você tirará mais leite, outros dias menos.
  • Durante um surto de crescimento, não se assuste se o seu bebê tomar mais leite do que o habitual, pois fica mais difícil para a mãe para fornecer leite ordenhado suficiente nessa fase (o bebê está crescendo rapidamente!). Surtos de crescimento são temporários – tente aumentar a frequência das mamadas e aumente 1 ou 2 vezes a retirada de leite até qie o surto de crescimento acabe.
  • A menstruação ou a ovulação podem resultar em uma queda temporária na produção de leite. Você também pode notar diminuições cíclicas na oferta de leite antes que sua menstruação retorne, como uma adaptação. Mudanças hormonais também podem causar diminuição da oferta de leite na gravidez, por exemplo.
  • Lembre-se que a quantidade de leite que você ordenha não é uma medida da quantidade de leite disponível para o seu bebê no peito!

O que pode causar a diminuição na quantidade de leite ordenhado?

Primeiro, considere a possibilidade de que o bebê está sendo superalimentado por mamadeira quando você e o bebê estão separados. Se for este o caso, você realmente não precisa tirar tanto leite quanto está tirando. Isto nem é sempre o caso, mas não é incomum.

Verifique a bomba de retirar o leite

  • Você está usando uma bomba de extrair leite apropriada para a quantidade de leite que você está tirando?
  • Quantos anos tem a sua bomba? Se você tem uma bomba elétrica mais velha (especialmente mais de um ano), ou se você está bombeando mais frequentemente do que a bomba foi projetada para fazer, o motor pode estar desgastado.
  • Muitas vezes uma diminuição na extração de leite é porque as peças da bomba necessitam ser substituídas. Você verificou a sua bomba e substituiu todas as peças que estão desgastados ou que não foram substituídas nos últimos 3 a 6 meses?
  • Você tem um tipo de bomba (consulte o manual do usuário), que se beneficia de ferver as peças de tempos em tempos?
  • Mudar para uma bomba maior faz a diferença no conforto do bombeamento e / ou da saída do leite para algumas mães.

Ciclo entre oferta e demanda:

  • Você reduziu o número de vezes que ordenha ou amamenta? A produção de leite é um processo de oferta e demanda. Quanto mais você amamenta e ordenha o leite, maior é a sua produção. Se você diminuir a amamentação ou a ordenha por vários dias, a quantidade de leite vai diminuir e você pode esperar uma diminuição na quantidade ordenhada.
  • O seu bebê começou a comer papinha recentemente? Como o bebê come outras coisas e acaba mamando menos, a produção de leite naturalmente diminui e há uma diminuição na quantidade de leite ordenhada. Geralmente não há uma mudança muito grande na amamentação, pois alguns bebês continuam mamando com a mesma frequência. Se o bebê começou papa antes dos 6 meses são mais propensos ter uma queda no fornecimento de leite. O início mais gradual de sólidos em torno de seis meses ou mais tarde, é menos suscetível de afetar a produção de leite.

Causas hormonais que diminuem a oferta de leite:

  • Você começou a pílula recentemente? A pílula, principalmente se contém estrógeno, pode diminuir significativamente a oferta de leite.
    Você já está menstruando regularmente? Você está grávida?

Mamãe, cuide-se:

  • Tenha uma dieta equilibrada e saudável.
  • Tome bastante água. Mesmo durante a correria do trabalho, não se esqueça de tomar água regularmente.
  • Isso pode ser bem difícil de fazer quando você tem um bebê…por isso, tente ir para a cama um pouco mais cedo e tirar uma soneca todos os dias em seus dias de folga. Um pouco de descanso adicional pode fazer uma grande diferença.
  • Você tem estado sob uma grande quantidade de stress? O estresse pode afetar de descida e saída de leite.
  • Cuide da sua saúde. Você ficou doente? A presença de febre ou desidratação pode resultar em uma redução temporária da produção de leite.
  • Alguns medicamentos também podem diminuir produção de leite (pílula, bebidas alcoólicas, e outros medicamentos podem diminuir a produção de leite). Consulte seu médico.

Como posso aumentar a saída do meu leite por ordenha?

Para aumentar a produção de leite e aumentar a oferta global de leite, a chave é retirar mais leite do peito e fazer isso com frequência, de modo que menos leite se acumule na mama entre as mamadas.

  • Amamente mais vezes quando você está com o seu bebê.
  • Você está ordenhando o leite com frequência suficiente? Existe alguma maneira de você adicionar uma sessão de ordenha no trabalho? Se o tempo que você para ordenhar é curto, adicione mais uma sessão de 5 minutos, pois é melhor do que não ordenhar.
  • Adicione uma ou duas sessões de ordenha fora do horário de trabalho ou no fim de semana. Tente ordenhar após amamentar seu bebê, ou ordenhe de um lado enquanto o bebê mama do outro lado. Você também pode tentar ordenhar enquanto o bebê está cochilando, à noite, ou quando o bebê passa mais tempo sem mamar do que o habitual entre as mamadas.
  • Seu bebê pode reclamar do fluxo de leite mais lento quando você ordenha entre mamadas. Se for assim, tente ordenhar somente um lado entre as mamadas, em vez os dois lados. Apesar de ordenhar um único seio não ser tão eficaz para aumentar a oferta de leite, deixa um dos seios mais completo, de modo que o leite vai fluir mais rapidamente.
  • Tente “cluster pumping”, em vez de uma sessão de ordenha regular. O cluster pumping nada mais é que aumentar de forma significativa a produção de leite através de ordenhas em curto intervalo de tempo, a cada 30 min, por um período curto, de 48 a 72h. Sente-se com seu bebê e a bomba de leite, e amamente e ordenhe o leite a cada meia hora por várias horas.
  • Faça um “booster pumping”. Algumas mães acham útil aumentar a ordenha por 2 a 3 dias a cada duas semanas para aumentar a sua produção de leite. Nesses dias, descanse bastante, amamente com mais frequência e ordenhe depois que amamentar tanto quanto for possível.
  • Faça a ordenha num ambiente calmo, com música de relaxamento e tenha uma foto do seu bebê à mão. Isso auxilia no aumento da produção de leite e na saída do leite também.

 

Obrigada por ficarem comigo.  Esse é o passo chave para uma boa amamentação após a volta ao trabalho.

Deixem as dicas, dúvidas e sugestões aqui.

Um abraço,

Dra. Kelly

Veja outras dicas sobre amamentação também em:

 

 

Referências bibliográficas:

  • kellymom.com/bf/pumpingmoms/pumping/pumping_decrease/
  • Maintaining a Good Breast Milk Supply. A summary by Jeanette Cassidy, 2008.

Fonte da imagem:

media-cache-ec0.pinimg.com/736x/5f/b2/42/5fb242e698624d94f915e18060cea384.jpg

53 Comments

  • Pingback: Mitos sobre amamentação: Meu leite não sustenta! | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: bebês que dormem no peito ou choram para mamar, o que fazer?   | pediatria descomplicada

  • Bárbara Nakatsukasa Mantovani 19/02/2015 Reply

    Olá Dra. Kelly, tenho uma filha de 3 meses e 13 dias, volto a trabalhar e ela estará com 5 meses, ainda não comecei a ordenhar o meu leite, minha bebê, sempre mamou em livre demanda e desde dos 2 meses consigo segurar pelo menos 2 horas durante o dia, minha dúvida é será que devo começar a aumentar o espaço entre as mamadas, para de 3 em 3 horas? Tenho medo de não conseguir ordenhar tanto leite assim. Assim que minha bomba elétrica chegar, vou começar a ordenhar para ver mais ou menos a quantidade que ela mama, isto será semana que vem. A Dra acha quem em 45 dias a minha bebê consegue acostumar a mamar na mamadeira e no peito?
    Agradeço sua atenção.

    • Olá querida Bárbara, que bom que você está amamentando. O ideal é começar 15 dias antes de retornar ao trabalho a aramazenar o leite, para estocar um pouco. Para ver a técnica, veja esse post: Amamentação na volta ao trabalho : Dicas e Recomendações. Você não deve espaçar as mamadas, e sim aumentar a quantidade de vezes que retira o leite, pois isso aumentará a produção. Você pode começar até antes dos 15 dias a fazer isso. Para um atendimento profissional e especializado, atendo em em consultório em São Paulo (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação: Erros comuns que nos levam a pensar que o bebê mama pouco | pediatria descomplicada

  • Barbara Nakatsukasa Mantovani 20/02/2015 Reply

    Olá dra. Gostaria de saber qual é a melhor maneira de esterilizar os potes de vidros, onde serão colocados o leite ordenhado? E as mamadeiras devem ser fervidas? Por quanto tempo? Como secar quando se está com pressa? Posso secar com papel toalha?

    • Olá querida Bárbara. Obrigada por enviar sua dúvida, é muito pertinente. Para esterilizar os potes, você pode fervê-los em agua por cerca de 5 min e depois deixá-los secar naturalmente com a boca para cima, ou você pode colocá-los no forno a 180 graus por 10 min. Os potes devem ser de vidro e suportar o forno. Os potes devem esfriar, portanto você não pode colocar leite imediatamente após. As tampas também devem ser fervidas. Para um atendimento profissional e especializado, atendo em em consultório em São Paulo (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação: Como dar leite materno no copinho | pediatria descomplicada

  • Pingback: Como saber se o bebê está mamando bem? Como saber se efetivamente retira leite do peito? | pediatria descomplicada

  • Raquel 02/03/2015 Reply

    Olá Dra Kelly.Tive a minha terceira filha há 4 meses. Com os três amamentei em exclusive até os 6 meses. Desta vez, sinto que não estou tendo uma produçaõ regular de leite. A produção é cíclica. Alguns dias com pouco leite, a bébé mama mais vezes (inervalos que chegam a ser de 1,5 horas durante o dia, de noite dorme bem). Passados 1-3 dias, o leite aumenta. Passado 2 semanas estou com imenso leite, acordo com o peito cheíssimo e 2 dias depois novamente com pouco leite. Como posso evitar estas variações? Vou retomar o trabalho no prazo de 1 mês e gostaria muito de extrair leite com a bomba. Já o tentei fazer e correu bem durante 4 dias. Depois voltei a ficar com pouco leite!.. Agradecia muito a sua ajuda! Raquel Faria

    • Oi Raquel, que bom que você escreveu sobre isso. A produção de leite materno é cíclica e varia com a amamentação, ou seja dias de maior demanda e menor demanda. Nos dias de maior demanda o bebê sugará mais, o que estimulará a produção. Porém o aumento da produção acontece alguns dias depois. Amamente em livre demanda e exclusivo e essa variação tende a se normalizar. Se precisar de ajuda profissional e especializada, atendo em consultório em São Paulo, telefone (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Como retirar o leite materno | pediatria descomplicada

  • Camila Capai 15/04/2015 Reply

    Olá Dra. Kelly minha bebê começou as papinhas há 3 semanas. Tenho um caso bem severo de endometriose, inclusive os próprios médicos reconhecem que minha gravidez foi um milagre (mais 5 anos tentando, 2 FIVs sem sucesso). Sinto cólicas muito fortes e hemorragias que acabam melevando ao desmaio entre outros. Desde que minha filha começou com frutinha 9h, almoço 12h e frutinha 15h ela mama bem menos (prematura 36 semanas/baixo peso – livre demanda exclusivo até 6 meses intervalos médios de 1,5h a 2h entre as mamadas) e mesmo tomando Cerazette minha menstrução está querendo descer. Não tenho uma produção grande de leite e tenhos seios pequenos. Não consigo fazer a ordenha manual por sentir dor e gotejar apenas. Se eu fizer a ordenha com a bomba (não sei qual é indicada para mim) inibiria a menstruação? Agradeço sua atenção e disponibilidade. Que Deus abençoe ricamente seu trabalho. Uma grande abraço e mais uma vez obrigada.

    • Olá querida, o seu caso é bem específico e precisaria avaliar tanto vc quanto a criança. De fato é normal que a produção diminua um pouco com a introdução alimentar, mas continue oferecendo o peito após as refeições. A amamentação deve continuar em livre demanda. Para não diminuir a produção vc pode tentar retirar também leite durante a noite. Para avaliar a menstruação, melhor vc procurar um ginecologista que a oriente corretamente. Atendo em consultório particular em São Paulo, se vc gostaria de uma avaliação profissional. (11) 5088-6699. Para seguir o blog e receber as notificações por email, basta clicar no botão “seguir”. A página do Facebook é http://www.facebook.com/pediatriadescomplicada e Instagram @pediatriadescomplicada. Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Mitos da amamentação: amamentar um lado por vez? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: leite anterior e leite posterior existe? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: respostas a algumas dúvidas existenciais! | pediatria descomplicada

  • Pingback: Mais amor, por favor – Humanização na saúde e método canguru | pediatria descomplicada

  • Thais 11/08/2015 Reply

    Olá, Dra. Estou tentando amamentar e em livre demanda. Minha pequena está com 40 dias. Uma mama minha não produz mais que 5 sucçoes dela. A outra acredito q produza normalmente. Tenho usado o método da relactação para tentar aumentar a produção dessa mama, mas ainda não percebi melhora. Tem algo mais q eu possa tentar? Estou complementando na relactação com cerca de 60ml por mamada, mas as vezes ela toma, as vezes não. Obrigada

    • Oi Thais. Continue oferecendo em livre demanda. Não desista. E tente retirar o leite para aumentar a produção.
      Um bjo
      Dra Kelly

      • Thais 20/08/2015 Reply

        Obrigada pela resposta! É normal isso de uma mama quase não produzir e a outra sim? É possível reverter isso? Grata

  • simone 25/09/2015 Reply

    Olá dr.Kelly,
    Primeiramente quero que saiba que seus posts me ajudaram mais no inicio da amamentação que minha própria pediatra,e que se hoje,apos 1ano e 7meses,meu filho ainda mama,é porque lí muito do que você preconiza e obtive ajuda com você. Bom, como disse meu bebe tem 1 e 7, pesa 10kg500 e mede 81cm. A pediatra sempre disse que ele é pequeno porque eu devo de ter pouco leite e desde sempre me incentivou a complementar,coisa q eu não fiz. Agora que vejo a maioria das outras crianças da idade sempre maiores e mais fortes,fico pensando se de fato não acabei prejudicando meu filho insistindo na amamentação. Será q tenho como reverter isso agora? Ele não toma leite nenhum alem do peito.
    Muito obrigada.

    • Oi Simone! Fico feliz de te – la ajudado nessa caminhada. Não é fácil. Nessa idade o bebê não toma somente leite materno, e não podemos sequer culpa – lo de qualquer peso ou altura. Não há necessidade de outros leites se ele ainda mama no peito. Peso e altura não são os únicos parâmetros que devemos olhar e cada criança deve ser avaliada individualmente. Bebês amamentados no peito tem menor risco de obesidade, hipertensão e diabetes no futuro, só para exemplificar. Sugiro que vc acompanhe com um profissional que a apoie em suas decisões. Um bjo Dra Kelly

  • Mayla 15/10/2015 Reply

    Olá Dra Kelly. Tenho uma menina de 1 mês e 10 dias vem aleitamento materno exclusivo. Logo que nasceu mamava super bem, livre demanda, 15 minutos e apenas na mama direita, ganhando peso adequadamente. No entanto faz uma semana que começou a mamar muito pouco, muitas vezes sinto que mama apenas durante o reflexo de ejeçao. Com isso, tenho a impressão que meu leite está diminuindo, meu seio não fica mais tão cheio e pesado como antes. Continuo com a livre demanda, mas sinto que extrai muito pouco leite. A impressão q tenho e que é ela não tem fome. O que pode estar acontecendo? Obrigada.

    • Oi querida. Tente oferecer mais vezes ao dia e faça compressões na mama para ela voltar a mamar. Veja o post: como saber se o bebê está mamando bem? Um bjo Dra Kelly

      • Mayla 16/10/2015 Reply

        Obrigada pela atenção, Dra! Estou fazendo de tudo pars estimular! Beijos

  • Keithy de Oliveira 20/10/2015 Reply

    Achei ótimo e claro as explicações dos temas. Gostaria de tirar uma duvida: diz que na ordenha por bomba precisa tirar o primeiro leite pois tem água e é mais fraco, mas quando sei que já tirei o suficiente de água para começar a tirar o leite para guardar?

  • Taís Sereno 28/10/2015 Reply

    Boa noite dra, estou com minha bb na UCI ela nasceu de 30 semanas tem um mês e dois dias, tenho uma dúvida estou conseguindo tirar somente duas mamadas por dia hoje está em 30 mls, não tive ainda o prazer de tentar amamentar minha filha, ela está com 1700kg e varia entre leite do banco,leite materno e neocate. Tiro leite de manhã e à noite, será esse o motivo da falta do meu leite estes 60mls dia que tiro estão saindo com muito sacrifício, será que devo tirar de 3×3 horas??? Desde já agradeço a atenção.

    • Olá querida. Vc precisa tirar de 3 em 3h e tentar deixá-la o máximo contato pele a pele com vc. Leia o Post sobre humanização na saúde no meu Blog. Um bjo Dra Kelly

  • Daniele 22/11/2015 Reply

    Dra. Kelly, boa tarde!
    Meu filho mama o tempo todo todos os dias; não alguns dias como sugeriria um surto de crescimento. Entre a hora que ele acorda -por volta das 5/6 e a hora que dorme, por volta das 8, dorme cerca de três horas, apenas, em cochilo de 10min, 30min e um soninho depois do banho de 1;40 ou duas horas. O que isso significa? A noite ele dorme uma média de 7 máximo 8 horas, acordando para mamar com três horas, duas horas… Tem como me dizer o pq? Pq isso não dura alguns dias e sim todos os dias? Ele tem um mês e 10 dias. Obrigada

  • uliane 11/12/2015 Reply

    Oi dotora , gostaria de saber ,o que devo fazer para aquecer o leite quando eu retiara da geladeira para o bebe mamar , como vou saber que o leite estar a temperatura certa ? Desde de já agradeço !!!

  • Camila 17/12/2015 Reply

    Kelly bom dia! Sou nutricionista e volto a trabalhar em janeiro, quando minha filha tiver 5 meses. Minha preocupação com o aleitamento é enorme! Já estou me organizando para estocar o leite, pra que ela continue até os seis meses na amamentação exclusiva. Minha dúvida é qual o volume devo deixar pra cada mamada e qual intervalo entre as mamadas devo colocar pra minha mãe que ficará com ela? Atualmente ela mama quase que em livre demanda.

  • Anahi Bassi 17/01/2016 Reply

    Boa tarde, Dra Kelly!
    Gostaria de retirar leite e manter a amamentação do meu bebê. Ele esta com 2 meses (5,700kg) e mama em LD, volto a trabalhar apenas em Abril (quando estará com 5 meses). Estou pensando em comprar uma bomba elétrica para tirar nos períodos mais longos que precise me ausentar. A questão é: quando voltar a trabalhar, não tenho local para retirada e armazenamento, portanto, vou precisar ordenhar manualmente e desprezar o leite no banheiro…. a minha dúvida é: chegando em casa, daria conta de amamentar no seio e ainda retirar alguma coisa para armazenar com a bomba manual?
    A validade do leite congelado é de apenas 15 dias…. então, não creio que consiga fazer um estoque suficiente….
    Obrigada!
    Anahi

    • voce poderia amamenta-lo o maximo que puder quando tiver em casa, e complementar com seu proprio leite ordenhado ou formula quando nao tiver em casa. um abraço dra Kelly

  • Eli Dias 21/01/2016 Reply

    Olá Dra Kelly!
    Minha bebê de 3 meses e meio tem ficado muito agitada e irritada durante as mamadas nos últimos 15 dias. Acredito que seja devido ao fluxo lento. O que posso fazer para o leite descer mais rápido? Estou bastante desgastada com esta situação e lutando para não complementar com LA. Mas cada dia que passa fica mais difícil e eu tb estou irritada com esta situação… Minha bebê tem chorado mais que o normal, será que pode ser fome? Tentei fazer a ordenha, mas consigo muito pouco. Será que minha produção está diminuindo?
    Obrigada!

  • Pingback: Alergia alimentar, alergia ao leite de vaca e intolerâncias no bebê amamentado | pediatria descomplicada

  • nathalia fernandes 07/02/2016 Reply

    Posso tirar o leite e deixar na cabeceira para a próxima mamada da madrugada? Sem colocar na geladeira?
    Quanto tempo fora da geladeira em temperatura ambiente o leite materno serve para alimentar meu bebe?
    Eu costumo tirar o leite e deixar na mamadeirinha ate a próxima mamada que varia de 30min à 1h.

  • Camila Monteiro 09/02/2016 Reply

    Olá, Dra. Kelly! Minha bebê tem 2 meses e 7 dias, tenho leite suficiente para ela alimentar-se, porém queria aumentar minha produção para poder estocar quando iniciar meus estudos e retornar ao trabalho.
    É correto dizer que fazer a retirada com a bomba elétrica aumenta a produção do leite materno? E qual momento é melhor para efetuar a retirada do leite e por quanto tempo? Ex: 30 min após a mamada? E por mais 30 min ficar retirando o leite?
    Grata.

    • Pode retirar o leite após a mamada. Retirar o leite com a bomba pode aumentar a produção, mas a melhor forma é colocar o bebê no peito mais vezes. Um abraço Dra Kelly

  • Leticia Beatriz 11/02/2016 Reply

    Ola Dra. minha bebe tem 5 meses e meio, é muito gordinha e sempre mamou muito bem, pois sempre tive muito leite, porém nas ultimas semanas acredito que ela esta tendo um surto de crescimento, de acordo com o que li aqui.
    Por desinformação, antes de saber do que se tratava comecei a dar papinha de frutas, com medo de que meu leite não estivesse mais sendo suficiente, porém ela continuou a mamar igualmente,(várias vezes ao dia, devido ao surto), enfim depois que encontrei o site parei de dar papinha,(dei uns 5 dias), e voltei pro leite materno exclusivamente, o fato é que há dois dias que estou com pouquíssimo leite, mamas murchas, pouco leite, ela dormindo no peito, (pelo fluxo lento), você acha que apenas insistindo em várias mamadas, o leite voltará ao normal? Oque eu faço?
    Obrigada pela ajuda desde já, seu site é 10!
    Abraços.

  • Claudia 14/02/2016 Reply

    Eu tenho uma bb fissurada q ñ pegou peito. Faço ordenha e tento dar exclusivamente o leite materno pra ela. Tentarei até o 6° mes. Ja tem 4 q estou ordenhando.

  • Pingback: Amamentação ideal x real | pediatria descomplicada

  • Thalita 05/05/2016 Reply

    Olá doutora! Meu bebê tem dois meses e atualmente após todas as mamadas ele toma uma mamadeira de 120ml de fórmula, pois tenho pouco leite e ele estava sentindo fome. Tenho percebido que ele está ficando irritado no peito após as mamadeiras. Vc acha que se eu tentar esse “cluster pumping” o leite poderá aumentar? Já tentei tomar equilid e plasil e não me adaptei a nenhum.
    Muito obrigada!!!

  • Cassia Delpino 13/05/2016 Reply

    Obrigada Dra Kellly pelas informações prestadas a nós, suas matérias ajudam demais!!!
    Minha bebê está com 4 meses e 20 dias, mama em LD.Volto a trabalhar daqui 18 dias e estou tentando a ordenha.
    Toda vez que faço após a bebe mamar, não tenho sucesso algum, sai apenas algumas gotas, comecei há 2 dias.Isso é esperado?
    Li que devo ordenhar somente após as mamadas,tenho medo de não conseguir estocar o leite!!!Posso fazer em outros momentos?
    Obrigada

  • Pingback: Como Aumentar a Produção de Leite Materno | pediatria descomplicada

Deixe uma resposta