urso

Higiene do bebê: troca de fraldas

 

Olá queridos papais e mamães, hoje darei algumas dicas simples sobre como trocar a fralda do bebê. É algo que vocês fazem e vão fazer muito ao longo da vida de papai e mamãe. Então, mãos à obra!

 

troca de fralda

# Quando trocar?

OK, nem precisava dizer né? Trocar sempre que a fralda estiver suja! Para que não acumulem bactérias e fungos…

# Dicas  para trocar a fralda…

Colocar tudo que for utilizar para a troca próximo de você, porém longe do bebê (ele já pode ser maiorzinho e querer aprontar…). Parece óbvio, mas tal medida evita acidentes, pois basta um segundo de desatenção para o bebê rolar e cair da cama ou do trocador!

Limpar o bebê com algodão umedecido em água morna, retirando o excesso de fezes e urina no sentido de frente para trás. Após a limpeza da pele, secar bem com uma toalha seca e macia. Se seu filho fez sujeira que foi até a ponta do nariz, um banho rápido talvez seja necessário…usar mesmo o bom senso!

Evitar ao máximo usar lenços umedecidos…são cheirosos, práticos, mas não são bons para a pele do bebê, pois deixam muitas vezes um resquício de sabão que acabam “assando” o bebê ou piorando a assadura. O fato de serem “umedecidos”,  como o próprio nome já diz, deixam o ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, a famosa monilíase de fralda…

Claro se você for viajar, muitas vezes não existe um lugar para trocar apropriado, e nessas ocasiões melhor usá-los do que não usar nada!

# Que pomada devo usar?

Usar pomada à base de oxido de zinco, que proteja a pele do bebê não seja muito pegajosa e difícil de retirar. Aplicar uma fina camada.

# Fralda: qual a melhor?

Não cabe aqui falar todas as opções de marca, mas usar uma que seja adequada ao tamanho do bebê e que não dê alergia. Opinião pessoal de pediatra, existem marcas mais consagradas no mercado, como a Pampers e a Huggies, que costumam ter melhor aceitação e causar menos alergia.

# Ih!!! Tá assado manhê!!

Se começar a ficar vermelho e irritado na região da fralda, pode ser infecção, alergia ou dermatite de fralda…procure o seu pediatra para avaliar!

Logo volto com mais dicas!

 

________________________________________________________________________
2014 © – drakellypediatra por Kelly Oliveira / todos os direitos reservados.

One Comments

Deixe uma resposta