urso

E agora doutora, meu filho está com febre!!!

                                                                                febre bebe

 

“Meu filho está com febre, o que devo fazer?” A febre é uma queixa muito comum e que sempre leva à angústia dos papais e mamães…mas…afinal de contas, o que é a febre?
Febre é o aumento de temperatura corporal, que medido pelo axila, como usualmente feito no Brasil, é considerado a partir de 37,8ºC…considera-se febre alta acima de 39ºC.
É resultado de aumento do metabolismo corporal, secundário a algum processo inflamatório  ou infeccioso. Nem sempre a febre simboliza gravidade e nem sempre a febre mais alta significa doença mais grave. O aumento de temperatura corpórea funciona como um mecanismo de defesa corporal contra algo que pode estar “atacando” o organismo, como um vírus, seja respiratório ou gastrintestinal…uma infecção urinária ou mesmo um resfriado comum. Com a febre há aumento da atividade enzimática, o aumento de citocinas inflamatórias e o corpo fica “alerta” para combater um possível patógeno.

Mas, o que fazer com a febre? Baixar a temperatura não “cura” a doença, mas alivia o incômodo que a febre causa…então medicar para a febre muitas vezes é alívio para as crianças e para os pais, mas não deve ser feito de rotina…um banho morno é uma boa opção que pode aliviar os ânimos, mas não consegue baixar muito a temperatura.

Sempre que houver persistência da febre por mais de 72h ou dúvida em relação ao estado geral da criança ou mesmo a necessidade de orientação, o pediatra deve ser consultado. Nada substitui uma consulta!