urso

DESCOMPLICANDO A MATERNIDADE COM 2 FILHOS (OU MAIS)!

A MÃE DE 2 (OU MAIS)

Quando somos mãe pela primeira vez, enfrentamos o desconhecido. É uma ruptura, é luto, é desafio. Tornar-se mãe é RENASCER. 

Este mês eu me propus um desafio, e quero você junto comigo: quero mostrar ao maior número de mulheres por aí que possam estar se sentindo sozinhas, exaustas, culpadas e até desesperadas, que podemos sim ter uma maternidade real descomplicada e leve. Não é fácil, mas é simples! 

E para começar falando disso, que tal conversarmos sobre a maternidade de 2 ou mais filhos? Existem muitos mitos e crenças sobre a maternidade quando se tem mais de um filho, então chegou a hora de esclarecer de uma vez por todas a verdade!

QUANDO O SEGUNDO VIER VOCÊ JÁ VAI SABER O QUE FAZER?

Sim, e não. É difícil fazer essa afirmação já que é impossível garantir que uma maternidade será igual a outra. Muito além de os próprios bebezinhos serem diferentes em relação a personalidade de até o tempo de desenvolvimento, existem várias questões que podem mudar. Um dos filhos pode dormir melhor, enquanto outro acorda várias vezes. Um pode mamar muito, e o outro menos. Um pode ter alergias ou mais cólicas, enquanto o outro não. 

Não dá para ter certeza, mas o que posso te dizer é que com o segundo filho algumas coisas podem ficar mais práticas e fáceis. Com o primeiro filho tudo ainda é novidade, a mãe está aprendendo do 0, enquanto com o segundo filho ela já saberá alguns desses básicos. 

Mas a maternidade sempre vai ser uma descoberta diária. Não importa se você tem 1 filho ou 5 filhos, uma dúvida ou outra sempre vai surgir, e isso é completamente normal!

PRECISA DESMAMAR O PRIMEIRO FILHO PARA AMAMENTAR O SEGUNDO?

Não!

Amamentar na gravidez não traz nenhum malefício para a tríade mãe-bebês, e não traz risco de parto prematuro e muito menos de aborto. Amamentar filhos com idades diferentes ao mesmo tempo é possível e tem nome: amamentação em tandem! Se quiser saber mais sobre, clique AQUI

Pode ser que o seu filho desmame quando você engravidar novamente? Pode. Pode ser que ele queira voltar a mamar quando o novo bebezinho chegar? Também pode. O importante é que vocês façam o que se sentirem mais confortáveis um com o outro, mas se desapegando desse pensamento de que existem regras e que tudo vai acontecer igual você leu em um post na internet. 

Confira abaixo dicas bem legais que podem te ajudar a tornar a maternidade de 2 (ou mais) bem mais descomplicada!

  • ROTINA E ORGANIZAÇÃO VÃO TE SALVAR!

Não tem jeito, tentar manter uma rotina planejada e organizada é a melhor forma de não se “descabelar” na maternidade de 2 ou mais. Não precisa ficar dependente de regras e horários, não é isso! O que quero dizer com rotina é tentar planejar previamente como será aquele dia, tentando manter horários semelhantes para atividades diárias como almoço, soneca da tarde, hora da lição, hora do banho e hora de dormir. Evitar uso de telas no dia a dia também pode te ajudar bastante a controlar, por exemplo, o sono dos pequenos para manter a rotina. 

É claro que na teoria é ótimo, e aí chega na prática e fica tudo uma loucura. Mas vamos tentar! Pode ser que no começo a rotina ainda fique bagunçada quando o filho mais novo ainda for um recém-nascido, afinal seu relógio biológico funciona de forma diferente, mas conforme ele for crescendo pode ser que fique mais fácil! 

  • DIVISÃO DE TAREFAS

Ser mãe de dois ou mais deixa ainda mais claro a importância da rede de apoio. Sim, não são todas as mães que possuem essa rede tão importante, porém se for o caso, invista na divisão de tarefas dos filhos! 

Muita gente fala que com o nascimento do segundo filho, as tarefas se multiplicam, afinal agora são dois pequenos para cuidar, brincar, ensinar, educar etc. Se você tem alguém que possa te ajudar nesses cuidados, não perca tempo e peça ajuda sempre que puder, seja para dar banho, trocar a fralda, dar comida ou colocar para dormir. Essa ajuda pode fazer toda a diferença para tornar tudo mais leve.

  • DIVIDA O TEMPO ENTRE OS FILHOS IGUALMENTE

Quando um dos filhos ainda é bebê, acaba sendo muito mais dependente dos cuidados da mãe do que o filho mais velho, mas é preciso tomar cuidado com isso! É normal ter a impressão de que o outro “já é grande” e que você precisa dar mais atenção ao bebezinho nesses casos, mas o ideal é dividir o tempo igualmente, afinal o segundo filho continua sendo uma criança que precisa de você, mesmo sendo mais velho. 

Esse tipo de situação costuma provocar muitas crises de ciúmes no filho mais velho, já que de uma hora pra outra ele deixa de ser o único centro das atenções da família. Podem acontecer birras, regressões no comportamento e até choro. 

Por isso converse bastante, explique que agora ele tem um irmãozinho/a que precisa de bastante colo, e é claro não deixe de dar muito amor e carinho para todos os filhos igualmente.

  • UM SE INSPIRA NO OUTRO

Não é regra, mas na maioria das vezes o segundo filho aprende as coisas com muito mais facilidade inspirando-se no irmão mais velho. Ele serve de exemplo, de modelo, e pode ajudar no aprendizado de várias coisas (nem sempre as coisas certas rs). É completamente normal que o menor imite o mais velho até mesmo em gostos ou preferências, mas não espere que eles ajam da mesma forma!

O amor de irmãos é maravilhoso e muito poderoso, por isso estimule e incentive sempre. Seja brincando ou cuidando, a parceria dos irmãos pode fazer toda a diferença.

Mas esteja pronta para as brigas, hein! Eles podem se amar muito, mas uma briguinha aqui ou ali sempre vão acontecer. 

E minha dica de ouro é essa: não se preocupe tanto. Confie nos seus instintos, você é uma mãe maravilhosa e vai continuar sendo para todos os seus filhos. 

Ter dias ou momentos difíceis é normal, querida. Às vezes perdemos a paciência, às vezes choramos e gritamos. Aceite que para ser mãe, primeiro somos seres humanos. O importante é sempre tentar MELHORAR e DESCOMPLICAR!

Aproveitando a oportunidade, te convido a fazer parte do DESAFIO DESCOMPLICANDO A MATERNIDADE! Se gostou desse post, vai adorar o conteúdo do desafio com várias dicas e infos legais sobre a maternidade leve. 

Anota aí, do dia 15 a 22 de março. 

 Link de inscrição gratuita clicando AQUI! Vem que eu estou te esperando!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Comentários do Facebook