Como cortar os alimentos no BLW? Vem conferir!

O BLW é muito mais do que uma abordagem para começar a introdução alimentar!

O BLW não é mais “modinha”, ele está inclusive nos novos guias de alimentação da criança como forma de orientação (guia da SBP, guia alimentar para crianças do Ministério da Saúde)! O BLW incentiva o bebê a explorar os alimentos, sentir suas texturas, formatos, tamanhos, cheiros e sabores (com bastante bagunça mesmo)!

Se você não sabe o que é BLW, vou relembrar: BLW é uma sigla para o termo Baby Led Weaning, que em tradução livre significa desmame guiado pelo bebê. Mas calma, não tem nada a ver com desmame imediato! Isso quer dizer que, através da apresentação de alimentos sólidos em pedaços grandes para que a criança os segure com as mãos e leve-os até a boca sozinho, a amamentação passa a não mais somente a única forma de alimentação de seu filho. Sempre recomendo essa abordagem, ainda que não seja possível em todas as refeições,  pois permite muitas possibilidades de aprendizado, como o sensorial, o cognitivo com o ato de pegar o alimento, levar até a boca, mastigar e engolir, por exemplo e a autonomia.

E agora vamos para o foco desse post: como cortar os alimentos no BLW!

Como os alimentos são apresentados em pedaços e a criança vai levá-lo inteiro até a boca, é preciso tomar cuidado com como você vai oferecer cada coisa para evitar engasgos! Por isso separei alguns dos principais alimentos que costumam fazer parte das refeições e vou te ensinar como cortá-los de forma segura e prática para oferecer ao seu filho.

Mas antes,  confira aqui algumas dicas para tornar o momento da introdução alimentar com o BLW ainda mais seguro:

  • Alimentos pequenos (como ervilha, grão-de-bico, etc) só devem ser ofertados inteiros quando a criança adquirir o movimento de pinça (polegar + indicador)
  • Evitar uso de telas (celular ou TV) durante a refeição para que o bebê não se distraia
  • A criança precisa estar sentada com firmeza. Evite cadeiras reclinadas como as de descanso para a hora da alimentação e observe os sinais de prontidão de seu filho
  • E, é claro, corte os alimentos em um formato fácil de pegar e seguro para o bebê.
Agora vamos aos cortes!

🍌BANANA: Descasque até a metade (verifique se a banana não é muito grande e ajuste o tamanho com uma faca se for preciso) e deixa a parte de baixo da casca para facilitar que a criança segure.

🍎MAÇÃ: Você pode cortar em rodelas finas, como se fossem batatas chips por exemplo, e, se achar melhor, remover a casca.

🍐PÊRA: O mesmo que a maçã! Mas, nesse caso, você também pode oferecer em palitinhos finos.

🍊TANGERINA E MEXERICA: Só precisa tirar o caroço e oferecer os gominhos, um de cada vez. Fique de olho no tamanho do gomo e, se achar que está muito grande, pode cortar em pequenos pedacinhos.

🍇UVA/TOMATINHO CEREJA: NUNCA dar a uva inteira, hein! Corte ao meio, verticalmente, em forma de “canoa”. E não se esqueça de remover os caroços, ou optar por uma uva que já venha sem.

🥕CENOURA: Se cozida, tente oferecer em palitinhos finos. Se crua, prefira cenoura ralada por ser mais durinha!

🍗CARNES: Nesse caso existem duas opções bem legais. Uma delas é cortar a carne em tirinhas grossas e macias, que possam ser pegas com a mão e facilmente mastigadas. Outra opção são bolinhos de carne, como se fosse uma almôndega.

🍍ABACAXI:  Faça o corte de rodela ou meia lua e ofereça. Pode optar por cortar em pequenos cubinhos também.

🥦BRÓCOLIS: Esse é bem prático, precisa apenas separar os “buques” e oferecer o raminho inteiro. Por já conter a parte de baixo durinha, facilita a criança segurar e provar a parte superior.

Gostou das dicas? O que acha de um vídeo demonstrativo com esses cortes? Se gostou da ideia, deixa aqui nos comentários!

 

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn