4 pilares do desenvolvimento infantil: como estimular todos eles com brincadeiras

É na primeira infância que o cérebro da criança está a todo vapor.

700 conexões cerebrais são feitas a cada segundo, e tudo ao redor é usado como aprendizado. São os famosos e primeiros 1000 dias, os mais importantes e decisivos para o desenvolvimento infantil e que abrirão as portas para toda a vida da criança.

Por isso estimular os principais pilares do desenvolvimento durante esse período é tão importante! E quais são esses pilares? Vou te contar:

  • Desenvolvimento Motor
  • Desenvolvimento Socioemocional
  • Desenvolvimento Cognitivo
  • Desenvolvimento da Linguagem

E agora, durante essa pandemia que vivemos, sei que fica difícil pensar em formar mais criativas e variadas para estimular cada área do desenvolvimento infantil. Vem comigo, hoje é dia de descomplicar, e te digo que é possível SIM estimular cada uma dessas áreas dentro de casa.

Crie um painel sensorial!

Já ouviu falar desse objeto? É uma ótima ferramenta utilizada em atividades que têm como objetivo trabalhar o tato e a coordenação motora da criança. E o melhor: não é limitado apenas para os bebês dentro dos primeiros mil dias pois é completamente divertido e interativo. Existem tantas opções prontas para serem compradas, mas nada impede que você tente fazer um em casa, usando toda a criatividade! Para fazer um, você precisa de uma placa grande em que possam ser colocados objetos de diferentes tamanhos, propósitos e texturas (bolinhas de pelo, papeizinhos em tira, caixinhas de diferentes tamanhos etc.).

Para bebezinhos menores de 1 ano, você pode montar um painel pequeno e que possa ser deixado no chão para o bebê explorar. Para bebês maiores, você pode optar por colocar o painel na parede e deixar que o bebê vá até ele, explorando tudo que a ferramenta tem a oferecer.

Brincadeiras com objetos de cozinha, como potes vazios e colheres de madeira!

Os pequenos adoram brincar com potinhos, isso é inegável. Pode parecer algo muito simples, mas já observou, por exemplo, seu filho tentando encaixar a tampa do pote para fechá-lo? Para você é uma atividade simples, praticamente automática, mas para os bebês exige muito esforço, tanto físico quanto cognitivo. Ele precisa entender que os objetos se encaixam, como se encaixam, levar um até o outro. Toda essa tarefa estimula seu desenvolvimento cognitivo e motor!

E, bem, os potes virados ao contrário também podem servir de bateria com a colher de madeira!

Brincando com rimas e muita música!

A música faz parte de nosso dia a dia, estou certa? Música na TV, música nos desenhos e filmes infantis, música nos brinquedos, e música por todo lado. Por que não usar a música então como método de aprendizado? Letras rimadas e melódicas ajudam a estimular a memória da criança, afinal por repetição nessa idade é a melhor forma de lembrar das letras e palavras.

Crie músicas simples e fáceis com e para seus filhos! Pode ser apenas falando as letras do alfabeto, contando até dez, falando “mamãe, papai e bebê” ou somente falando o nome do bebê. O importante é prestar atenção no ritmo e sequência da música: a repetição de sons da língua, presente em recursos como rimas e aliterações, constrói a percepção fonológica, que está na base da formação do leitor.

Brincadeira do alongamento!

Vamos falar de movimento. Ainda no berço, logo que o bebê acordar, você pode optar por fazer a brincadeira do alongamento! Esse movimento ajuda tanto no desenvolvimento motor quanto no desenvolvimento cerebral através da interação mãe-bebê.

Para realizar o movimento, você deve segurar gentilmente as mãos do bebezinho e fazer um movimento circular, alongando os braços. Durante esse exercício, não deixe de olhar nos olhos de seu filho e conversar com ele! Mesmo que ele não entenda ainda, é uma interação essencial. Depois dos braços, faça os mesmos movimentos com as perninhas.

Viu só? Tudo dentro de casa, de forma simples, rápida e o melhor: descomplicada! Vem comigo ajudar no desenvolvimento de seu filho de forma participativa e divertida.

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn