INDICAÇÕES DE LIVROS POR IDADE

O contato com os livros é mágico, sabia? Desde muito novos, ainda bebês, se formos incentivados e estimulados a entrar em contato com livros, várias habilidades são desenvolvidas e treinadas e adquirimos o hábito da leitura quando adultos.

É claro que, antes de aprender de fato a ler, um livro sério, somente com palavras e nenhuma figura não vai chamar a atenção. Mas livros podem conter muito mais do que histórias: podem oferecer uma experiência sensorial, podem oferecer aventuras, uma dose extra de criatividade, de estímulos cognitivos e muito mais, tudo depende de seu propósito e para quem ele foi feito.

E quando digo quem, quero dizer “este livro é destinado a pessoas de qual idade?”. Não existe uma regra, na verdade, e sim recomendações levando em conta a relação livro-idade. Um livro para uma criança de 1 ano de idade, por exemplo, será diferente de um livro feito para uma criança de 5 anos, por exemplo. Conforme a criança cresce, os pais ou a escola começam a introduzir livro mais adequados a sua idade agora que seus domínios físicos, cognitivos e psicossociais estão mais desenvolvidos.

Por isso, hoje é dia de dicas de como escolher o melhor livro para seu filho de acordo com a idade!

Crianças de 0 a 2 ano

Crianças de até 2 anos ainda são imaturas em muitos sentidos e exploram o mundo com de forma sensório motora, aprendendo a usar melhor casa área do cérebro. As principais recomendações são:

  • Livros com desenhos coloridos: isso ajuda a criança a focar a visão enquanto ela ainda está se desenvolvendo.
  • Texturas e volumes: páginas com texturas diferentes são ótimas nessa idade e exercitam o tato e o sensorial.
  • Poucos objetos por página e frases simples: quando o texto se refere diretamente à ilustração, as crianças aprendem a criar associações entre eles.
  • Livros com música: sejam acompanhados por música ou com textos que podem ser cantados, o estímulo musical nos livros ajuda a exercitar a atenção e no aprendizado do sentido das palavras. Os pequenos com essa idade aprendem melhor por repetição, e por isso livros musicais são tão recomendados, assim como os de rimas, por exemplo.
Crianças de 3 a 5 anos

As crianças nessa idade começam a expressar seus sentimentos e ter muita curiosidade. O mundo é um mistério, e tudo gera muitas perguntas e dúvidas. É a famosa fase dos “porquês”.

  • Livros com palavras usadas no dia a dia: ajudam a criança a aumentar seu vocabulário para conseguir se expressar e compreender acontecimentos do seu dia-a-dia.
  • Livros focados em um único tema: livros sobre animais, sentimentos, cores e formas ajudam a criança a aprender com mais foco, reforçando o assunto por tratar apenas dele.
  • Estímulo da leitura e da contagem: crianças com 4 anos já sabem contar até 10 e começam a se familiarizar com o alfabeto. Livros com letras grandes e escritas com letra bastão ajudam no aprendizado.
  • Temas sobre amizade e diferenças: nessa idade as crianças começam a aprender a dividir e a brincar com outras, e já notam diferenças étnicas, raciais e de gênero. É um momento importante para ensinar sobre outras culturas, sobre respeito e empatia.
Crianças de 5 a 10 anos:

Durante esse período de importantes aprendizados, a criança já tem a percepção de um adulto do mundo ao seu redor. A partir dos 6 anos, as crianças já leem sozinhas, têm maior foco e conseguem prestar atenção por mais tempo.

  • Livros educativos com conteúdo escolar: É uma hora para reforçar os aprendizados que a criança fez na escola. Existem inúmeras opções de livros sobre as matérias escolares de forma mais lúdica e leve, com figuras e representações interessantes.
  • Histórias fantasiosas e de aventura: Com essa idade, seu filho já consegue diferenciar o fantasioso do mundo real, e pode demonstrar interesse por histórias sobre aventuras encantadas e emocionantes. Leituras muito maçantes e “sem graça” provavelmente não vão receber muita atenção.
  • Livros interativos: Livros com figuras para colorir, para ligar os pontos, achar os erros e mais também são uma ótima ideia agora que seu filho já possui os sentidos desenvolvidos em é capaz de raciocinar para realizar esse tipo de atividade. Além de divertido, esse tipo de conteúdo é ótimo para estimular o cérebro!

Deixei nas imagens do post de hoje algumas recomendações de livros muito especiais e queridos por mim! E abaixo separei algumas editoras para te ajudar a encontrar o livro ideal para seu filho:

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima