Teste do Pezinho Ampliado? O que é isso?

Junho é um mês muito especial: O mês de conscientização do Teste do Pezinho!

Se lembram do post anterior em que falamos da importância da realização desse teste em neonatos?

Ele é essencial para detectar doenças graves precocemente, o que permite que o bebezinho tenha acesso a um tratamento imediato adequado, prevenindo assim, prejuízos em seu desenvolvimento, sequelas graves e até morte.

O teste oferecido pelo SUS consegue diagnosticar sete doenças e toda a família tem direito aos resultados, para se preciso, correr o quanto antes em busca de tratamento.

Mas existe um tipo de teste do pezinho ainda mais eficiente: o Teste do Pezinho Ampliado!

Ele consegue diagnosticar cerca de 50 patologias diferentes que podem ser prejudiciais à saúde do bebê.

Algumas dessas doenças são:

• Anemia falciforme
  • Fibrose Cística
  • Hiperplasia adrenal congênita
  • Galactosemia
  • Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD)
  • Toxoplasmose congênita
  • Deficiência de biotinidase

Mas o que devo fazer se alguma dessas doenças for detectada no teste do pezinho ampliado, Dra?

Caso o diagnóstico seja positivo, normalmente é solicitado que o bebê passe por novos exames para confirmar a doença. Após essa confirmação, o médico, em consenso com a família, recomendará o melhor tratamento.

Por isso mesmo é essencial fazer o teste do pezinho entre o terceiro e quinto dia após o nascimento! Assim, caso o exame dê positivo para alguma das doenças, o diagnóstico precoce pode ser essencial para que o tratamento dê certo.

E onde posso realizar esse tipo de teste?

Algumas maternidades, quando se acha necessário, encaminham o bebê para fazer o teste do pezinho em locais como a APAE por exemplo, ou mesmo em laboratórios especializados, porém ele pode ser encontrado na rede privada de saúde!

Mas todos deveriam ter acesso ao teste ampliado, você não acha? Deveria ser um direito de todos os recém-nascidos do Brasil, não é mesmo? Então venha com a gente abraçar essa causa! Assine o documento online em: www.pezinhonofuturo.com.br pela ampliação do Teste do Pezinho em todo o país!

Vamos convidar mais pessoas a abraçarem essa causa? Marque nos comentários suas amigas, gestantes, mamães e familiares!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).