Saltos de desenvolvimento e crescimento

Sempre que um salto de crescimento e desenvolvimento acontece, ele é bem perceptível para os pais!

Do dia para a noite, parece que algo está errado, e a primeira reação dos palpiteiros de plantão é: tira esse menino do peito! Ele tá passando fome, melhor dar complemento! Não é bem assim, pessoal! #timetetematerno

Essa loucura dos primeiros dias de salto é completamente normal! O bebê vai gritar, chorar, sua rotina de sono vai mudar de repente e até mesmo o horário das mamadas que estavam mais estabelecidos pode mudar!  Ele fica mais agitado, exigente e mama vorazmente! Calma, isso usualmente dura alguns dias e após esse período você consegue aproveitar de um período de calmaria e usufruir a nova aquisição do seu bebê. É preciso ver além dessas dificuldades!

A necessidade da presença da sua mãe para o bebê é intensa, tão intensa como sua necessidade por alimento nesse momento de aquisição de novas habilidades. É como se o bebê entendesse a mãe como uma extensão do seu próprio corpo. Não se trata de manipulação ou algo que precisa ser consertado com disciplina, ou “acostumar mal”, é algo natural e necessário!!

Mas sei bem que cuidar de um bebê pode ser bem cansativo e, mesmo sabendo de todos os pontos positivos que vem depois desses dias difíceis de salto. Seja perseverante!

Dê a você mesma e ao seu bebê um tempo para se conhecerem, se adaptarem.

Nesse momento tão particular limitem as visitas, cerque-se de pessoas que te ajudem em outras áreas, como o próprio trabalho de casa, cozinhar, limpar a casa, pagar contas… O começo parece muitas vezes confuso e insano, com noites em claro, choros na madrugada, dificuldades na amamentação…respire fundo!

A boa notícia é que você não está sozinha! Sim, nem sempre temos a rede de apoio ideal e ter que lidar com tudo sozinha pode parecer um grande obstáculo, mas estamos aqui por e com você!

Procure ajuda, existem pessoas preparadas para ajudá-la nesse momento tão crucial de vínculo.

E agora, para te ajudar a identificar os principais saltos do bebê, separei essa lista com a duração de cada salto e quando ele costuma aparecer:

– 5 semanas – 1 mês
– 8 semanas – 2 meses
– 12 semanas – 3 meses
– 19 semanas – 4 meses
– 26 semanas – 6 meses
– 37 semanas – 8 meses
– 46 semanas – 10 meses
– 55 semanas – 12 meses
– 64 semanas –  14/15 meses
– 75 semanas – 17 meses

Esses saltos, geralmente, duram entre uma a seis semanas. Mas não podemos generalizar, afinal tudo depende da adaptação de cada criança!

Aqui no blog temos diversos posts a respeito dos saltos de desenvolvimento! Clique AQUI para conferir quais são eles. 

 No youtube também tem vídeo sobre esse tema! Clique AQUI para acessar!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn