Vitamina D e COVID-19: Entenda a relação!

Oi, oi, pessoal!

Vocês viram que a um tempinho atrás alguns veículos de comunicação publicaram que a vitamina D teria um papel importante para prevenir a COVID-19, o coronavírus? Acontece que não é bem assim. Vamos entender melhor o motivo?

Dois pesquisadores da Universidade de Turim, na Itália, divulgaram um documento alegando que a COVID-19 poderia ser evitada caso o paciente possuísse vitamina D em seu corpo.

Eles chegaram a essa conclusão após observarem que muitos pacientes internados com essa infecção tinham uma deficiência muito alta de vitamina D.

Mas, é preciso ter cautela para interpretar essas informações, já que elas não foram publicadas em revistas cientificas e não é possível afirmar os níveis de vitamina D desses pacientes.

Quem concluiu essas informações foi o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo (SBEM-SP), Sérgio Setsuo Maeda, que lembrou que a literatura científica está cheia de relações parecidas com essa.

Ou seja, existem outras pesquisas que associam a falta da vitamina D com diversas doenças, por isso, ainda não é possível afirmar que a falta dessa substância causa uma enfermidade, principalmente relacionada ao coronavírus!

Além disso, é importante ressaltar que a vitamina D tem importância na saúde como um todo. Nesse momento de quarentena, a exposição das crianças ao sol acaba sendo limitada, influenciando na produção dessa vitamina, porém, segundo a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, a suplementação de vitamina D deve ser feita até os 2 anos de idade e somente em situações de insuficiência ou deficiência comprovada da vitamina.

O médico deverá ser consultado pois, principalmente em tempos de pandemia, não podemos generalizar os casos.

Para manter os níveis de vitamina D equilibrados naturalmente durante a quarentena, a recomendação é:

  • 80 a 90% do aporte: Exposição de braços e pernas ao sol, sem protetor solar, 15 minutos ao dia (evitar o horário entre as 10 e 16 horas – maior intensidade de raios ultravioleta B (UVB);
  • 10 a 20% do aporte: Consumir alimentos ricos em vitamina D (como salmão, atum e sardinha) infelizmente não fazem parte dos hábitos alimentares da maioria da população.

Por isso, é preciso ter muita atenção para concluir fatos e informações, e sempre procurar uma fonte confiável de pesquisa!

FONTE:

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=M2dhEQgv5v4

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn