Série: Volta às aulas! – Dicas de lanchinhos saudáveis

Para muitas crianças, as férias escolares já terminaram, e junto com tantas preocupações em relação ao retorno à rotina, a preparação da lancheira saudável também costuma causar algumas dúvidas nas mamães e papais.

Quais alimentos NÃO DEVEM estar na lancheira de seu filho?

Existem diversos alimentos que parecem ser saudáveis e saborosos, mas na verdade não são! Além de evitar os refrigerantes, salgadinhos e bolachas recheadas na lancheira, é importante que os pais se atentem aos alimentos que têm fama de ser do bem, mas fazem mal para a criança. Entre os mais populares desses “vilões” da alimentação estão a famosa bisnaguinha, o achocolatado, sucos de caixinha e em pó, alguns biscoito de polvilho, bolachas e até mesmo o peito de peru para rechear o pão.

O importante mesmo é optar por alimentos naturais, ou os mais naturais possíveis pois são mais ricos em nutrientes e saborosos, e evitar os industrializados, processador e ultra processados com muitos corantes, conservantes ou aromatizantes artificiais. Você pode conferir essas informações na embalagem na hora da compra para confirmar os componentes do produto.

Quais alimentos DEVEM estar na lancheira então, @pediatriadescomplicada?

Uma das principais recomendações na hora de preparar a lancheira ideal é sempre ter em mente que os três grupos alimentares (carboidrato, proteína e frutas) devem estar presentes sempre que possível.

OPÇÕES DE CARBOIDRATOS:

  • Cereais como aveia, farinha de linhaça ou quinoa;
  • Pães caseiros, evitando a farinha branca;
  • Milho cozido;
  • Panquecas caseiras;
  • Variedade de grãos;
  •  Macarrão integral.

OPÇÕES DE PROTEÍNAS:

  • Queijos (por exemplo a ricota ou cottage);
  • Iogurte integral sem sabor;
  • Legumes e sementes, como o feijão ou a lentilha;
  • Ovos e alguns laticínios.

OPÇÕES DE FRUTAS:

Existem pouquíssimas contraindicações em relação as frutas, então é sempre importante variar! O que você pode fazer é inovar a forma de incluir as frutas na lancheira, como oferecendo frutas secas, pães caseiros com geleia de fruta caseira, vitaminas e suco de fruta natural, ou optar pela tradicional saladinha de frutas picadas! Mas lembre-se: quando optar por suco de fruta, por exemplo, lembre-se de não adicionar açúcar e não coar, assim você conserva mais nutrientes da fruta.

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários! E aproveite para deixar sua sugestão para que outras mamães e papais aproveitem!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn