Volta as aulas! – Vamos nos preparar?

A volta as aulas não precisa ser um desafio e deixar os pais de cabelo em pé! É claro que nem sempre é fácil deixar os dias tranquilos de férias para trás e cair de paraquedas de volta a rotina de horários demarcados para acordar, dormir e estudar, mas existem algumas medidas simples que ajudam os pequenos a se acostumarem com a ideia de voltar para a escola. Vamos conferir algumas dessas medidas?

O ano letivo já vai começar e, para muitas crianças, essa notícia é ótima. Já para outras crianças, essa será a primeira experiência em um ambiente escolar e a novidade traz grande antecipação tanto por parte dos pais quanto pelos pequenos que podem acabar tendo dificuldades para se adaptarem a nova rotina longe dos pais e longe de casa.

Por parte dos pais ou responsáveis também existe uma adaptação pois a família precisa organizar seus horários de acordo com a rotina dos filhos com certa antecedência para facilitar o processo de volta às aulas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, crianças que possuem de 5 a 17 anos devem dormir cerca de 9 horas diárias para que sua mente esteja descansada o suficiente e pronta para o aprendizado no dia seguinte durante as aulas.

Vamos as dicas de como se preparar para a volta às aulas agora? Confira abaixo:

Caso seja a primeira vez de seu filho na escola, a ansiedade e insegurança pode ser ainda maior pois não se sabe exatamente o que esperar. Antes de mais nada é importante conversar com seu filho para que ele entenda aos poucos o motivo da mudança repentina da rotina e que isso é algo bom para ele. Outra coisa que também pode ser feita é visitar o colégio antes da volta as aulas para que o pequeno já esteja ao menos um pouco familiarizado com o novo ambiente. E lembre-se que o período de adaptação demanda certo tempo e o apoio dos pais é extremamente necessário para fazer com que ela ocorra da melhor forma.

VAMOS VOLTAR A ROTINA: As férias são uma época de descanso, brincadeiras e diversão a todo momento, passeios e aventuras, sair um pouquinho da rotina para se distrair e, algumas vezes, até comer mais doces do que o recomendado, mas com a volta às aulas a antiga rotina precisa retornar! Alguns dias antes da volta às aulas, restabeleça o horário ideal para que seu filho durma e acorde para que o corpo se ajuste a mudança de horários gradualmente. As refeições também devem ser feitas com horários demarcados, assim como as brincadeiras e as sonecas da tarde. Assim, aos poucos, a rotina vai sendo novamente restabelecida e adaptada para que a volta às aulas não seja vista como algo ruim pelos pequenos! Uma rotina elaborada e atrativa é o segredo.

ARRUMANDO O MATERIAL: Nada como começar as aulas com o material arrumadinho ou mesmo novo, não é mesmo? Os pequenos adoram essa parte. Além disso, quanto maior o contato com o material escolar na preparação, maior será o reforço positivo e maior o incentivo ao aprendizado. Caso você ainda não tenha feito, agora é a gora de fazer a limpa na mochila e organizar os materiais!

ESTABELEÇA ATIVIDADES E METAS: Definir metas e responsabilidades também ajuda na adaptação das crianças pois faz com que elas entendam o conceito de objetivos realizados ou não realizados. Além disso, é uma ótima forma de aumentar a produtividade dos pequenos e aprimorar as habilidades de foco e motivação.

NÃO SE ESQUEÇA DOS MOMENTOS DE LAZER: As férias estão terminando, mas a diversão nunca acaba! Mesmo com a volta às aulas, os momentos de lazer devem estar presentes na vida das crianças pois são os principais fatores de motivação. O grande segredo é saber balancear a rotina para que a rotina conte com momentos de pausa e lazer ao longo do dia, principalmente tratando-se de crianças menores.

E aí, já estão prontos para a volta às aulas, mamães e papais? Me conte nos comentários!

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW.

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn