urso

Descomplicando a introdução alimentar! Quando começar?

 

 

Ah! Aquela ansiedade de começar a dar alguma comidinha pro bebê vai chegando…E mesmo que não seja você, sempre tem alguém que pergunta: quando já pode dar comida pro bebê?

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê, sem qualquer outro tipo de alimento seja líquido (água ou suco, por exemplo) ou sólido. Mas e depois desse período, @pediatriadescomplicada? É hora de começar a introdução alimentar! Essa é uma fase incrível onde o bebê conhece os alimentos a partir de suas cores, texturas e cheiros.

Depois do sexto mês de vida do bebêhá necessidade de se iniciar novos alimentos para o bebê, pois existem outras necessidades nutricionais além daquelas supridas pelo  leite materno, que ainda é o PRINCIPAL alimento do bebê. Por isso, por volta dos 6 meses de idade é recomendado iniciar o processo da introdução alimentar.

O que devo oferecer ao meu bebê no início da introdução?

Não existe regra dizendo qual alimento deve ser o primeiro! Ofereça alimentos naturais, se possível orgânicos, e nao dê alimentos industrializadosPense em um alimento que seja de fácil digestão e fácil manuseio para o bebê. Você pode começar com frutas ou legumes, por exemplo.

Comece com um grupo alimentar por vez, e varie os alimentos dentro do mesmo grupo, assim a criança terá contato com diferentes texturas e sabores. Por exemplo: se iniciar com frutas, varie as frutas, depois inicie os legumes, e então a proteína, como carne, frango, peixe e ovo. Depois introduza outros grupos alimentares, como folhas e leguminosas.

Comece com uma consistência amassada, mas não há necessidade de bater no liquidificador ou peneirar. apenas amasse com o garfo.

Se você quiser usar o método BLW, troque os alimentos amassadinhos por alimentos em pequenos pedaços que caibam na mão do bebê e deixe que ele leve os mesmos até a boca.

Vale lembrar também que é natural que o bebê não aceite todos os alimentos oferecidos de primeira. Deu um alimento e ele cuspiu? É normal, pois ele está imitando o movimento de sucção utilizado para se amamentar. Trata-se do reflexo de protusão da língua. Por isso, tenha paciência e ofereça se for necessário o mesmo alimento diversas vezes, mas nunca force!

Tem alguma mãe aí que vai começar ou está começando a introdução alimentar? Marca ela aqui. 😉 

E não se esqueça de se inscrever no canal da Pediatria Descomplicada!

 

Um bjo,

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5579-9090/ Whatsapp (11) 93014-0007

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faixa