Higiene do Sono

A higiene do sono é uma rotina de atividades criada para bebês e crianças com o objetivo de melhorar a qualidade do sono dos pequenos, como horário para tomar banho, jantar pelo menos duas horas antes de ir para a cama e estabelecer um tempo limitado para telas eletrônicas como tablet, celulares e televisão.

Vale lembrar as mamães que a qualidade do sono depende muito de uma rotina estabelecida e do horário que as crianças acordam de manhã, por isso, você deve deixar que a criança durma o tempo que ela precisar. Fique atento às janelas de sono.

Veja algumas dicas para melhorar a higiene do sono dos pequenos:

O quarto da criança: esse ambiente deve estar condicionado para o sono: temperatura adequada, ser acolhedor, confortável e ter uma boa luz durante o dia, mas escuro à noite, de preferência totalmente escuro. Uma luz bem fraca pode pode ser usada apenas para caso a criança tenha medo do escuro. Evite qualquer luz branca. Caso utilize, prefira a cor vermelha. Não use mobiles coloridos com muita luz no horário de dormir.

Evite distrações e telas: videogames, televisão, qualquer tipo de tela como tablet, celular e televisão atrapalham muito o sono e devem ser evitados ao máximo no momento de dormir. Use músicas de ninar e barulhos brancos.

Ter autonomia na hora de dormir: a criança precisa se sentir segura o suficiente para conseguir dormir sozinha, isso acontece quando algum dos pais faz o ritual do sono no próprio quarto da criança, conta uma história, canta uma música de ninar ou faz uma oração no quarto da criança, e fica com ela um tempo no quarto até que adormeça. Usar uma cama baixa estilo Montessori para dar autonomia e acesso ao quarto dos pais também dá segurança à criança na transição para o seu quarto.

Limite as atividades físicas à noite: outro aspecto importante para a higiene do sono é não fazer atividade física pouco antes de dormir, parando duas horas antes de ir para a cama. Prefira atividades mais tranquilas e relaxantes para a criança nesse horário.

Jantar no horário certo: jantar duas horas antes de dormir e não consumir alimentos com muito açúcar é essencial.

Gostaram das dicas? Compartilhe!

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn