Mamada dos Sonhos – Como reduzir os despertares noturnos

Sabe aquele momento que o bebê começa a acordar várias vezes a noite para mamar, e você já não sabe se o bebê está acordando com fome, ou se é uma associação do peito com o soninho que ele fez? A gente fica perdida, pois será que temos que dar o peito sempre que o bebê esboçar que irá acordar, ou podemos tentar “pular” alguma mamada?
Essa é uma dúvida super comum, e adianto pra vocês que não tem fórmula magica pra fazer o bebê dormir a noite toda, mas uma estratégia interessante e benéfica para mãe e bebê chama-se mamada dos sonhos.
Após o 3 meses de vida o bebê sai daquele período que chamamos de exterogestação, e ocorre um período de grandes aquisições, saltos de desenvolvimento e a temida regressão do sono. O bebê que muitas vezes quase não acordava a noite, passa a acordar muitas vezes, e surge um momento oportuno de tentar instituir a mamada dos sonhos. Vamos entender o que é?
Chamamos de mamada dos sonhos o ato de acordar o bebê para alimentá-lo antes que ele ”caia” em soninho profundo e desperte com fome pela madrugada.
Imagine a cena: um tanque de gasolina sendo preenchido até a borda. Sabemos que com esse “tanque cheio”, o bebê conseguiria ficar mais horas dormindo, e como consequência, descansar melhor (e a mamãe também), e acordar mais disposto e feliz no dia seguinte. Além disso, caso seu bebê precise de calorias a mais, mas já esteja dormindo bem, você pode instituir essa mamada sem prejudicar o soninho dele. Essa estratégia chama-se mamada dos sonhos. Muitas vezes utilizamos  tal prática visa eliminar ou retardar um dos principais motivos pelos quais o bebê acorda pela noite adentro : barriga roncando!

O que é a mamada dos sonhos?

Chamamos de mamada dos sonhos o ato de acordar o bebê para alimentá-lo antes que ele ”caia” em soninho profundo e desperte com fome pela madrugada. A alimentação dos bebês aconteceria então antes deles dormirem, juntamente com o ritual de sono noturno. A mamada dos sonhos acontece entre às dez horas e a meia-noite, sem o bebê acordar totalmente. Assim o bebê conseguiria ficar mais horas dormindo, contribuindo para menos acordadas noturnas!
O objetivo dessa estratégia, é fazer com que mesmo sonolento, o bebê consiga mamar. Com isso sua fome durante a madrugada é saciada, tornando o seu sono mais tranquilo, sem os famosos despertares. A idéia é que o bebê durma melhor durante a noite e mame mais durante o dia, tendo um sono de maior qualidade. A mãe, também ganha, e muito, acordando menos durante a noite. Dessa forma, ela terá mais disposição para cuidar e curtir o bebê ao longo do dia.
É importante frisar que a estratégia da mamada dos sonhos é útil, mas nem sempre irá funcionar conforme nossas expectativas, cada bebê é um individuo único e vivenciará a mamada dos sonhos à sua maneira. O foco dessa estratégia é tornar o sono do bebê durante a noite mais tranquilo e abrir seu apetite durante o dia. Seus benefícios, usualmente são sentidos por volta do terceiro mês, quando o bebê acorda com maior frequência.

Como faço isso?

Em suma, a grande ”jogada” da mamada dos sonhos é despertar o bebê antes que ele desperte por si. Você pode escolher um horário e por em prática a estratégia. Por exemplo, suponhamos que você mamãe deseja marcar a mamada dos sonhos lá pela onze horas, os passos seriam esses: despertar o bebê, estimular a mamada entre 5-10 minutos de um lado do seio, e, por um tempo semelhante no outro, depois de forma tranquila o colocar de volta no berço. Nesse meio tempo, caso surja alguma dificuldade para despertar, pequenos incentivos são bem vindos, como: trocar a fralda, fazer cócegas nos dedos dos pés ou até mesmo molhar (de leve) a cabecinha do bebê, com um pequeno algodão ou toalha úmidas. Caso o bebê mame dormindo, nem precisa despertá-lo!

E por que a mamada dos sonhos é tão boa?

A mamada dos sonhos é uma forma de oferecer as calorias extras necessárias para o bebê, além de tentar fazer com que ele permaneça dormindo tranquilamente durante a noite, e melhore o seu apetite durante o dia.

Devo acordar meu bebê para mamar novamente?

Bom, como falando anteriormente, nem sempre a técnica irá funcionar como esperamos ou no tempo que esperamos, caso o bebê continue a acordar pela madrugada, apesar da mamada do sonhos, considere a possibilidade de configurar o despertador para mais uma mamada. Por exemplo: seu bebê continua a acordar às 3h30, programe o despertador para às 3h. A idéia é acordá-lo antes que ele te acorde. Assim, a mensagem passada é: Estou oferecendo o alimento que você precisa, e isso não se relaciona com choro!

Caso o bebê continue acordando de madrugada, procure entender se é fome de fato, ou apenas acorda pela necessidade de sucção para conseguir a voltar a dormir. Isso pode acontecer com o peito, mamadeira e até chupeta. Esse tipo de associação faz o bebê acordar mais vezes a noite, pois cada vez que termina um ciclo de sono, precisa daquele estímulo para dormir.  Tente oferecer o peito quando perceber que é fome.

É importante ressaltar que a amamentação deve estar bem estabelecida e não haver nenhuma dificuldade, e o bebê seguir com bom ganho de peso, para tentarmos implementar a mamada dos sonhos. O bebê que mama bem, também dormirá melhor e mais tranquilo!

Em que idade devo parar a mamada dos sonhos?

Não existe uma recomendação específica a respeito, pois cada bebê é único e possui o seu próprio tempo de adaptação. Apenas observe se ele dorme de forma consistente, desde o momento da mamada dos sonhos até o amanhecer, e se está mamando bem ao longo do dia, são bons indícios para começar a avaliar a retirada da mamada dos sonhos.

Boa mamada e bons sonhos pra vcs!

Com carinho,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu e-mail? É só se cadastrar! Estamos também no instagram@pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

 

Referência Bibliográfica:

https://www.happiestbaby.com/blogs/blog/what-is-a-dream-feed-and-how-do-i-do-it

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn