urso

Quando o bebê deve começar a comer sólidos?

 
Vi uma postagem no instagram de uma atriz famosa e seu bebê, de apenas quatro meses, provando uma melancia, e logo veio a enxurrada de perguntas e dúvidas: quando que meu bebê deve começar a comer? Posso dar fruta pro meu bebê com qual idade? E claro, as polêmicas: que absurdo dar fruta pra um bebê dessa idade! “Que falta de informação para as pessoas! Deixa eles em paz, mas qual o problema gente?” “Eu sempre dei papinha/fruta/comida/suco pros meus oito filhos e olha, estão todos saudáveis, ninguém morreu por isso”…”minha avó/mãe fazia assim, qual o problema?”
Então gente, deixando a vida dos outros de lado, porque claro, cada um sabe de si, faz o que quer e geralmente sob a orientação de um pediatra, vamos falar um pouco do momento da introdução alimentar?

Quando devo começar a introdução de sólidos

A recomendação estabelecida hoje e com respaldo de estudos e  orgãos nacionais e internacionais é que a introdução alimentar ocorra em torno dos 6 meses de vida.

Foram realizados diversos estudos e chegou-se a conclusão que bebês amamentados exclusivamente até os 6 meses não tiveram diferença em relação aos bebês com introdução alimentar aos 3 ou 4 meses, e mais do que isso, crianças com introdução alimentar precoce apresentaram maior risco de desmame precoce, além de outras doenças gastrointestinais como diarreia, na qual o aleitamento materno era fator protetor.

Lembre-se que sempre que estamos falando de leite materno, trata-se do alimento mais perfeito que existe! É o padrão ouro! Quando se trata de introduzir outros alimentos, seria substituí-lo por algo inferior, e não superior a ele! Então precisamos pensar que deverá ser o MELHOR momento para isso.

Meu médico recomendou eu iniciar alimentos aos 4 meses, o que fazer? 
 
Sabemos que existe uma grande diferença entre o que é recomendado e o que de fato acontece. Antigamente,  a indicação de introdução alimentar era que fosse em torno de 4 meses, na forma de papas e purês, e ainda o tal do suco de laranja lima era introduzido aos 3 meses de vida. Porém a Ciência é algo dinâmico, e a recomendação mais recente da Organização Mundial da Saúde é de introduzir os sólidos aos 6 meses, mantendo o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês. Apesar dessa recomendação ter mudado em 2001, ainda existem muitos profissionais que orientam baseados na recomendação anterior e por isso tantas informações conflitantes seja na internet ou entre os próprios médicos.

Então tenha em mente isso:

Não existe uma recomendação formal de introduzir alimentos antes dos 6 meses se o bebê está em aleitamento materno, com bom desenvolvimento e ganho de peso adequados. O leite materno é o melhor alimento para o bebê até os 6 meses e qualquer alimento introduzido seria inferior ao valor nutricional do leite materno. 
Meu bebê não está em aleitamento materno, e toma fórmula infantil, a recomendação é a mesma? 
Sim! Os bebês em uso de fórmula infantil seguem a mesma recomendação dos bebês amamentados. Lembre-se que estamos falando da introdução de sólidos e o bebê precisa ter maturidade, intestinal, neurológica e motora para tal.

Vou voltar ao trabalho antes do meu bebê completar 6 meses, o que eu faço?

A introdução alimentar pode ser discutida individualmente com seu pediatra, dentro das possibilidades da família. Muitas vezes existe a necessidade de introduzir a alimentação antes dos 6 meses porque a mãe voltará ao trabalho, a criança vai ficar na creche ou por inúmeros outros motivos…o quanto puder postergar isso melhor!

Além disso, considere a possibilidade de ordenhar leite materno e oferecer ao seu bebê! Você pode oferecê-lo no copinho aberto, ou copo de transição, ou colher dosadora, ou no copo 360, ou mesmo na mamadeira! Mas considere essa possibilidade.

Antes de qualquer início de alimentação, consulte o pediatra para avaliar a maturidade neurológica da criança e as questões de segurança envolvidas.

Sempre que possível devemos esperar o tempo do bebê, e proteger o aleitamento materno! Se o seu bebê mama no peito, não existe nenhuma vantagem em iniciar a alimentação antes!

Quais seriam os risco de começar a introdução alimentar antes? 

O leite materno é o principal alimento do bebê até os 6 meses de idade, e estudos mostram que não há vantagens de se introduzir um alimento antes disso, e sim poderia colocar em risco a saúde intestinal do bebê, por risco de contaminação e exposição a alimentos. Além disso, há uma razão para essa idade. O desenvolvimento motor, cognitivo do bebê nessa fase permite que o bebê explore os alimentos por ele mesmo, leve-os a boca e possa descobrir essa nova fase com maior prazer, autonomia e principalmente, segurança. O bebê tem uma maturidade intestinal e imunológica muito maior nessa idade, o que torna a introdução de alimentos muito mais segura.
Acredito que mais do que isso, também devemos levar em conta várias questões, como o contexto familiar, a volta ao trabalho, a amamentação. Tudo isso é importante para podermos tomar a melhor decisão, baseada na individualidade de cada um.
Com quatro meses um bebê ainda não consegue sentar sozinho sem apoio, e está começando a levar objetos à boca, mas ainda não está firme o suficiente. O leite materno ou a fórmula, caso não esteja em aleitamento materno, supre as suas necessidade de forma adequada.

Como saber se o bebê está pronto? 

Ao avaliarmos o desenvolvimento infantil como um todo, é em torno dos 6 meses o bebê está num estágio de desenvolvimento neurológico e cognitivo que a permite iniciar a alimentação complementar! É nessa fase que o bebê começa a sentar sem apoio, pega os objetos e os leva à boca e começa a ter movimentos mastigatórios e deglutição mais coordenados. O bebê também começa a perder o reflexo de protusão da língua (o bebê coloca a língua para fora quando estimulado com algo ao redor dos lábios), até então necessário à amamentação.

 Isso acontece por volta dos 6 meses de idade, raramente antes dos 5 meses! Caso seu bebê já senta sozinho antes disso e está em aleitamento materno exclusivo, novamente reitero: NÃO haveria vantagem de se iniciar a introdução alimentar antes disso! Ainda assim o leite materno é melhor!

Qual é a recomendação dos Guidelines mais recentes sobre a Introdução Alimentar? Existem divergências entre eles? 

A orientação mais recente da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a introdução alimentar seja iniciada por volta dos 6 meses. No entanto isso não é consenso mundial e muitos países ainda iniciam a introdução alimentar antes, por exemplo nos EUA, Canadá e alguns países da Europa.
Segundo o Comitê Europeu de Nutrição, Hepatologia e Gastroenterologia Pediátrica (ESPGHAN), a orientação é que a introdução alimentar deve acontecer não antes de 17 semanas e não deverá ser postergada para além da 26a semana de vida.
Já a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Organização Mundial da Saúde são bem semelhantes: “Não há evidências de que exista alguma vantagem na introdução precoce (antes dos seis meses) de outros alimentos que não o leite humano na dieta da criança. Por outro lado, os relatos de que essa prática possa ser prejudicial são abundantes.”
“Pratique aleitamento materno exclusivo do nascimento até o sexto mês de vida da criança, e então introduza a alimentação complementar a partir do 6º mês, e continue amamentando.”
 
Por fim, pode-se dizer que existem recomendações e orientações, por vezes conflitantes entre os próprios pediatras, mas é importante manter-se informado e procurar um pediatra atualizado que possa te orientar da melhor forma! 
Espero que tenha ajudado a esclarecer esse tema um pouco polêmico! Compartilhe a informação! 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Referências Bibliográficas: 

2 Comments

  • Mara Lígia 28/12/2017 Reply

    E água? Em que momento devemos introduzir?

    • Dra. Kelly Marques Oliveira - Pediatra 29/12/2017 Reply

      Olá Mara! Imaginamos o quanto sua dúvida te deixe angustiada ,mas infelizmente o conselho federal de medicina não permite que nenhum de nossos profissionais deem condutas pela internet, pois cada caso é um caso e é necessária uma avaliação

Deixe uma resposta