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Quanto tempo de sono meu bebê precisa? – por idade

 


Sabemos o quanto o sono é importante para todos. O sono é uma necessidade fisiológica do ser humano. Precisamos dormir para renovar as energias físicas, mentais, para consolidar a memória e para o desenvolvimento. Com as crianças não poderia ser diferente. Para cada idade existe uma determinada quantidade de sono esperada para que a criança cresça e se desenvolva bem. Uma criança que dorme bem fica mais feliz e tranquila durante o dia. Para um bebê, ocorre da mesma forma! Bebês que dormem melhor durante o dia, dorme melhor a noite, mamam melhor e ficam menos irritados ao longo do dia.

Leia Porque o sono é importante para os bebês ( e pra nós também)

Mas como funciona o sono para cada idade? Quanto de sono o bebê e a criança precisa ter para ficar bem durante o dia? Isso irá depender da idade…

De acordo com a idade precisamos de uma determinada quantidade de horas de sono, em maior ou menor quantidade. Conforme a criança cresce essa quantidade reduz gradualmente, apesar do sono continuar sendo extremamente importante. Se um bebê dorme mal ou dorme pouco, e vive numa situação de constante “privação de sono”, pode ter consequências diretas no seu crescimento e desenvolvimento,  seja físico, mental e psicológico.

Leia abaixo sobre as diferenças relativas para cada idade:

Bebês recém-nascidos

Bebês nascido de termo e saudáveis ( crianças próximas de completar 3 meses) deveriam passar a maior parte do tempo de um dia de 24 horas dormindo.  Especificamente, eles deveriam dormir um total de  14 a 17 horas em um dia de 24 horas. Claro, essas horas não são consecutivas. Durante os primeiros meses de vida, um bebê irá dormir não mais do que 2 a 4 horas por período, devido a outras necessidades, como se alimentar.  Normalmente, um bebê deve dormir em média 8 e 12 horas por noite, com intervalos para as mamadas, e as demais horas deve descansar nas sonecas ao longo do dia, entre 2 a 5 sonecas.
Bebês de 4 a 11 meses 
Bebês nessa idade ainda precisarão de 12 a 15 horas de sono por dia. Nessa faixa etária, maioria começa a estabelecer padrões de sono e podem dormir longas sonecas, por mais de 5 horas consecutivas. Isso é conhecido como “dormir a noite toda”, e tende a acontecer mais frequentemente quando os bebês estão tem um desenvolvimento maduro o suficiente para começar a consolidar as horas de sono. Muitos bebês começam a dormir mais durante a noite e menos durante o dia.
Entre os 6 a 10 meses, muitos bebês passam pela ansiedade de separação, que pode se traduzir em mais choro no berço e necessitar de maior atenção e consolo. Felizmente, esse é o momento que os bebês também se tornam capazes de se “auto-ninar” e aprendem como voltar a dormir, por eles mesmos.

Conforme a criança cresce o sono muda…

 Conforme a criança cresce, e adquire novas habilidades, como andar, e se torna uma criança e não mais um bebê, a quantidade total de sono que ele precisa (tempo a noite mais sonecas) irá diminuir gradualmente de para 12 a 15h de sono em 24h (em bebês de 4 a 11 meses), para 11 a 14h de sono em 24h, entre 1 e 2 anos de idade.

Como fica o sono da noite? 

 A quantidade de sono durante a noite irá diminuir gradualmente de 12h a noite para em torno de 9h, próximo dos 2 anos de idade.
Como ficam as sonecas? 

Conforme a criança cresce, menos sonecas ele vai precisar, e cada soneca será mais curta. Crianças geralmente param de ter sonecas na idade de 5 anos. Como criança, entretanto, a maioria das crianças ainda terá sonecas 1 a 2 vezes ao dia, por um total de 1 a 3 horas. Se possível, não deixe a soneca muito perto do horário de dormir a noite, pois isso vai impactar no sono da noite, e ela terá mais dificuldade em conseguir pegar no sono, ou dormir bem a noite. O ideal é que a última soneca da noite tenha um intervalo de pelo menos 2h para crianças acima de 6 meses.

Como eu coloco posso diminuir o ritmo do meu filho, antes de dormir? 
 É importante estabelecer rotinas de sono antes de dormir. Isso chama-se higiene do sono, ou ritual do sono, que até nós mesmos adultos precisamos ter. Para as crianças não poderia ser diferente. É importante estabelecer horários e rotinas de sono antes de ir para a cama. Para evitar brigas e lutas com o sono na hora de dormir, crie um ritual desde cedo, que seja gostoso. Você pode, por exemplo, contar uma história a noite, dar aquele banho gostoso e relaxante, ouvir uma música suave. Deixe seu filho se acostumar com o ambiente de sono, com menos luzes, um pijama confortável e uma coberta gostosa, adequada para a idade.
Veja a tabela abaixo das recomendações de sono da National Sleep Foundation para cada idade:

sleep recommendations

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Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

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