Mapa da amamentação no mundo

Olá gente linda! Para encerrar nosso Agosto Dourado, achei interessante essa pesquisa sobre amamentação no mundo, com várias informações interessantes sobre o assunto, inclusive falando sobre alguns tabus, como amamentar em público e amamentação prolongada…Vejam abaixo!

Pesquisa revela que no Brasil o local de trabalho é apontado como o lugar mais difícil para amamentar e que 40% das mães já foram criticadas por amamentar em público

Pesquisa realizada com mais de 12 mil mulheres em nove países (Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França México, Reino Unido e Turquia), revelou os principais desafios, expectativas e objetivos em relação a amamentação. Embora as culturas sejam diferentes, as atitudes e o comportamento referentes ao tema muitas vezes não reservam grandes surpresas.

Veja o infográfico sobre o mapa de amamentação no mundo que a Lansinoh montou com a pesquisa realizada. (Foto ao final!)

 

Proporcionar um benefício à saúde do bebê foi apontado durante a pesquisa, feita pela Lansinoh Laboratórios, como a principal razão pela qual as mulheres decidem amamentar. 93% das brasileiras (maior índice registrado) afirmaram isso nas respostas contra 72% das francesas (menor índice). Outro questionamento que também foi indicado pela maioria das mães em todos os países pesquisados, incluindo 97% das brasileiras, é referente a acreditar que a amamentação é realmente a melhor forma de alimentar um bebê.

Quando a pergunta foi relacionada aos principais desafios, a dor decorrente da amamentação foi apontada entre as três primeiras questões nos nove países. Aqui no Brasil, 32% das entrevistadas disseram que a dor foi o principal desafio. Acordar durante a noite para amamentar foi apontado por 13% das brasileiras como o segundo desafio do ranking seguido pelas dificuldades de aprender a dar de mamar nos primeiros dias, citado por 12% das brasileiras.

Agora quando o assunto é a culpa por não conseguir amamentar, as brasileiras continuam liderando o ranking: 94.2% afirmam se sentir culpadas. Dentre os países pesquisados, o único país onde a maioria das mães (58%) não se sente assim se não amamentam é a Alemanha.

Amamentar em público

Amamentar em público, outro tabu que envolve o assunto, é encarado por 64% das brasileiras como um ato natural. Em nosso país, apenas 18% encaram o ato como inevitável, 17% acham constrangedor e somente 1% acredita que é errado. No entanto, 40% das mães já foram criticadas por amamentar em público. Essa naturalidade em amamentar em público é observada também no México, Estados Unidos e Reino Unido. China e França são os países que possuem as maiores porcentagens de mães que acham constrangedor amamentar em público.

Por quanto tempo?

Amamentar o bebê de 6 a 12 meses foi indicado por 7 (Brasil, Canadá, China, México, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos) dos 9 países pesquisados como o período ideal. Apenas as francesas e alemãs acreditam que o período de amamentação deve ser um pouco menor (3 a 6 meses).

Onde amamentar?

Outra particularidade que merece um registro é em relação ao local onde as mães encontram maior dificuldade para amamentar no Brasil. Segundo 31% das brasileiras, o trabalho é sem dúvida o lugar mais difícil para amamentar. Nos Estados Unidos, apenas 12% consideram o local de trabalho como o mais difícil.

Doar ou não doar?

Extrair seu próprio leite é uma prática realizada por 81% das pesquisadas aqui no Brasil. 79% das brasileiras já doaram ou consideram doar seu próprio leite.

A pesquisa foi interessante pois mostrou que apesar de muitas mulheres reconhecerem a importância da amamentação, os benefícios do leite materno pro bebe e para a mamãe, ainda existe muito preconceito relacionado à amamentação em público e amamentação prolongada, e precisamos trabalhar juntos como sociedade para melhorar isso!

Além disso, nem sempre a amamentação será intuitiva e fácil, e grande parte das mães necessitará de uma rede de apoio para suporte e ajuda.

 Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação 

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn