Vick Vaporub, e outros cremes mentolados: cuidado com o uso em bebês!

Calma geente!!! Eu sei que o Vick Vaporub super fez parte da sua infância (e da minha também)! Quem não ganhou massagem com o tal do vick no peito para melhorar da tosse? Usamos para melhorar aquela tosse “chata” que não vai embora, mesmo que o resfriado já tenha passado né? Pois bem, e se eu dissesse para você que o Vick vaporub e outras pomadas com aroma mentolado como cânfora podem ocasionar aumento das secreções de vias aéreas e ser até prejudicial para bebês?

Veja também algumas dicas para tosses e resfriados!

Um estudo publicado na revista Chest, realizado pela Universidade de Wake Forest University School of Medicine, mostrou que os ingredientes presentes em pomadas mentoladas podem irritar as vias aéreas e aumentar a produção de muco. O efeito não é enorme, mas pode ser significativo em bebês e crianças menores de 2 anos, que têm vias aéreas muito pequenas. E quando já existe uma inflamação das vias aéreas devido a uma infecção viral, por exemplo, essa irritação extra da via aérea pode aumentar a produção de muco e estreitar ainda mais os brônquios, levando a uma piora rápida e grave do quadro clínico da criança.

Os pesquisadores do estudo iniciaram o mesmo após uma menina de 1 ano e meio de idade ter ido parar na emergência pediatrica devido a um desconforto respiratório inexplicável. Foi feita a investigação de causas habituais como pneumonia ou asma, e descartado essas causas, descobriu-se que os avós da crianças tinham colocado um pouco de Vick sob o nariz da criança, e perceberam que os sintomas respiratórios pioraram rapidamente após o uso.  Desde então, outras crianças pequenas foram identificadas com a mesma reação.

Vamos lá: para crianças mais velhas: ok, sei que você sempre usou e sempre foi ótimo (acreditem, minha mãe usava em mim e eu amava aquele cheirinho e pedia sempre para ela passar quando eu estava com tosse), mas realmente não há comprovação científica que resolva a tosse!

Em crianças menores de 2 anos: o estudo demonstrou que não é recomendado para os pequenos, devido ao possível risco de aumento de secreção, então nunca use direto no nariz (mesmo nos mais velhos)!

Dica da pediatra ( de coração….rs): esqueçam esses remédios “placebos”! Em menores de um ano, pouquíssimos medicamentos são permitidos em bebês. Para tosses tipo resfriado ou irritativas, nada melhor do que o bom e velho soro nasal (confira o post completinho sobre lavagem nasal), e inalação com soro fisiológico! Nos maiores de um ano, o único “xarope” que se mostrou eficaz para tosse foi o mel! Isso mesmo, mel purinho, 1 colher de sobremesa, mostrou melhora na tosse nessas crianças. E continuem fazendo inalação. (veja o post com dicas pra tosse).

Mas doutora…qual o motivo do cheiro mentolado causar uma sensação de alívio? Explico: Os vapores mentolados desencadeiam receptores frios no nariz, que “engana” o seu corpo fazendo-o pensar que você está respirando mais fácil, dando uma sensação de conforto.

Mais uma dica pro inverno: tempo seco dá tosse irritativa nas crianças, e favorece doenças respiratórias. Use um umidificador de ar com purificador para melhorar a qualidade no ar na hora de dormir.

Na dúvida, procure o médico de sua confiança! Nada substitui uma consulta 😉

Quer ver outras medidas interessantes para a tosse? Entender se a tosse do seu bebê pode ser algo mais?

Dá uma olhada nos posts:

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Referências bibliográficas

http://www.wakehealth.edu/News-Releases/2009/Popular_Cold_and_Cough_Treatment_May_Create_Respiratory_Distress_in_Young_Children.htm

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn