urso

Amamentação e rede de apoio: como ajudar uma mãe de verdade

 

AdobeStock_121868511.jpeg

Você já ouviu essa palavra, rede de apoio? Antigamente (e digo não tanto tempo atrás), a mulher tinha na família um refúgio importantíssimo para o momento em que o bebê nasce, e junto, uma grande necessidade de apoio e suporte. Os tempos mudaram, a mulher conquistou sua independência financeira, seu lugar no mercado de trabalho, mas num momento como esse, as necessidades são as mesmas. Afinal, quem não precisa de um colo, um carinho, atenção, comidinha pronta e uma soneca nesse momento? Mesmo que você não tenha mãe, tia, avó, marido ou companheiro para te dar um suporte maior nesse momento, saiba como encontrar uma rede de apoio que te ajude! Você não está sozinha! 

A mãe sai da maternidade com a consciência anestesiada, fragilizada e está num momento extremamente delicado da sua vida. Esses primeiros dias são importantíssimos para o sucesso da amamentação e não prestamos atenção neles.

Tudo o que alguém fala pra uma mãe nesse momento, seja bom ou ruim, certo ou errado, pode afetar o vinculo mãe-bebe que esté sendo criado, inclusive a amamentação e essa relação que se inicia.

Rede de apoio é importante, mas se você quer ajudar, comece não atrapalhando. Não diga frases: “Nossa mas seu leite AINDA não desceu? Meu Deus! Esse menino tá passando fome!!” Nossa mas quase não tá saindo leite… “Nossa mas do jeito que você tem leite pode até empedrar!” “O bebê não tá pegando o peito, não é melhor dar mamadeira/bico de silicone?” “Fórmula e leite materno são a mesma coisa, não se preocupe.” (Ó céus, são tantos comentários que nem gosto de lembrar….)

Ajude de verdade

Faça comida para essa mãe. Mães que amamentam precisam comer! Você sabia que uma mãe em aleitamento materno exclusivo e em livre demanda gasta até 500kcal extras por dia???

Ajude com rotinas simples da casa: fazer uma comida gostosa, lavar uma louça, limpar a casa, fazer compras, pagar contas…sabe aquela rotina normal que tínhamos antes do bebê nascer? Pois é, essa mesmo.

Apoie, ajude, suporte. Seja empático. Isso pode acontecer simplesmente com um abraço, um ombro amigo, um vai dar certo, isso também vai passar. Se não tiver muita coisa para dizer, não se preocupe, não fale, faça! Às vezes, menos é mais.

A sua rede de apoio podem ser tantas pessoas: pai, mãe, irmã, sogra, vizinha, tia, vó, amiga, cunhada, o próprio pediatra, a consultora em amamentação, doula. Se você não tem nenhuma rede de apoio, crie! Existem grupos nas redes sociais, mães se encontrando por aí para pedir ajuda e serem ajudadas, ou simplesmente ouvir. O mais importante é você saber: Você não está sozinha!

Alguns grupos de apoio pela Internet:

La Leche League – internacional 

IBFAN Brasil 

 

CIAAM – Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno – Unifesp (São Paulo)

Caza da Vila (São Paulo) 

Bancos de leite humano no Brasil 

Grupo Virtual de Amamentação

Apoio Materno Solidário

Matrice – Ação de Apoio à amamentação

Aleitamento.com – Encontre um Consultor Internacional de Amamentação 

Lista de Hospitais Amigos da Criança no Brasil (IHAC)

Procure na página de Amamentação todos os posts relacionados ao assunto, lá você também encontra informações importantes para ajudá-la a passar por essa fase!

ps: sei que muitas mães encontram apoio na família, e isso é maravilhoso! Você sabia que um companheiro que dá suporte e apoio na amamentação aumenta as taxas de sucesso na amamentação? Vamos lutar pra que essa rede de apoio, só cresça, para além da família. Se você conhece algum local que oferece ajuda e suporte, escreva nos comentários, a gente adiciona aqui para divulgar! 😉

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

Pediatra a Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC)

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699/ Whatsapp (11) 93014-0007