urso

Meu mamilo é plano ou invertido! E agora? Consigo amamentar?

amamentacao, blog, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada
Quando nasce uma mãe, nasce a culpa junto. A cobrança é enorme e a insegurança também. Muitas vezes temos dificuldade para amamentar desde o início, e logo surgem os pitacos: o bebê tá mamando demais! O bebê tá passando fome! Dá complemento pra ele! Dá mamadeira! Porque você não usa bico de silicone? O seu mamilo é muito grande! Seu mamilo é muito pequeno…Quem não fica confuso com informações tão conflitantes, até mesmo dos médicos?

Se o mamilo é plano ou invertido, a mãe já recebe uma sentença ANTES mesmo do bebê nascer, que cai como uma bomba: você não vai conseguir amamentar. Isso não é verdade, e vamos entender o porquê.

Se você é mamãe de primeira viagem, é comum que o mamilo não se projete para fora completamente. Um terço das mães terão algum grau de inversão dos mamilos, mas somente 10% dessas mães não haverá inversão do mamilo no momento que o bebê nasce. Isso ocorre porque na gravidez a pele se torna mais elástica.

É extremamente importante que a mãe procure alguém que seja especialista em amamentação antes mesmo do bebê nascer, para que haja orientação adequada em relação à amamentação. Você sabia que a mãe também tem direito a uma consulta pré natal com o pediatra para orientações?

Informação é poder, e a chave para o empoderamento materno. Escrevi também em outro post que devemos seguir mais NOSSOS INSTINTOS e MENOS REGRAS, acredito mesmo que na maioria das vezes o instinto materno está certo!

 Como saber se tenho mamilos invertidos?

Para avaliar se o mamilo é invertido verdadeiro, usamos a manobra de “pinçamento” ou pinch test:

pinch test, amamentacao, blog, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada

Pressione a aréola na sua base, entre o polegar e o dedo indicador: se o mamilo for invertido, ele se retrai. O mamilo plano não se protrai simplesmente. O mamilo pseudoinvertido, ao fazer a manobra se protrai, pelo menos em parte. Nesses casos, provavelmente tão logo o bebê começar a sugar, o mamilo everte e fica para fora. Mamilos planos podem formar o bico com o ato do bebê sugar. O grau de inversão pode variar bastante, e o ideal é procurar um profissional para avaliar.


tipos de mamilo, amamentacao, blog, dra kelly oliveira, peditria descomplicada

Meu mamilo é plano ou invertido, e agora?

É tão verdade que uma mãe com mamilos planos ou invertidos pode ter (e disse pode ter, e não que vai ter!) uma maior dificuldade  em amamentar, tanto quanto uma mãe mal informada! Ajuda existe e é para isso! Você não está sozinha!

Repita comigo: “o bebê não pega somente o mamilo, pega toda a aréola”. Mesmo que o seu mamilo seja pequeno, plano, invertido, isso não é impeditivo de amamentar, mas precisa ficar atenta em como está a pega do bebê. Se o bebê está pegando só o mamilo, a pega está incorreta e poderá machucar! O bebê deve formar um vácuo na boca enquanto mama, e ao abocanhar toda a aréola, ou pelo menos grande parte dela, não haverá problemas para mamar. Além disso, o bico acaba se formando pelo ato do bebê sugar a mama. Invista na pega e posicionamento corretos e evite ao máximo bicos artificiais!

“O bebê deve sempre pegar a aréola, e não o mamilo. Se o bebê fizer a pega errada, vai machucar!”

A técnica de Hoffman é um exercício manual que pode ajudar liberar as aderências na base do mamilo e fazê-lo se protrair.

  1. Coloque os polegares das duas mãos, um de frente pro outro na base do mamilo
  2. Puxe os polegares para fora de forma gentil, mas firme.
  3. Faça isso para cima e para baixo e para os lados.
  4. Repita este exercício duas a cinco vezes por dia.
  5. Você pode fazer isso durante a gravidez para preparar os seus mamilos, e também depois do seu bebê nascermanobra hoffmann, amamentacao, blog, dra kelly oliveira, peditria descomplicada

Bico de silicone, intermediário devo ou não usá-los? 

O chamado bico de silicone, protetor de mamilo ou intermediário consiste num bico feito de sicone fino e flexível, usado sobre o mamilo durante as mamadas. É indicado amplamente na maternidade, mesmo que não seja necessário. Seu uso é controverso, mas uma coisa é certa: não utilize sem recomendação precisa de uma consultora ou especialista em amamentação, e que faça um acompanhamento correto com você, da amamentação. Seu uso pode ser um grande problema, e ter impacto desde a redução na produção de leite, até ductos bloqueados, ingurgitamento mamário, confusão de bicos, etc. Falar sobre ele dá um post inteiro, por isso explicarei mais detalhadamente depois!

bico silicone , amamentacao, blog, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada bico silicone, amamentacao, blog, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada

Coisas importantes a se considerar: 

  • Confiança, perseverança e paciência: tenha em mente essas características e saiba que você poderá superar cada dificuldade. Ter um profissional da saúde que saiba orientá-la a respeito, e toda uma rede de apoio é fundamental. Com a sucção do bebê os mamilos se tornam mais propícios à amamentação.
  • Favoreça a pega do bebêpara fazer com que o bebê abocanhe a mama de maneira correta é importante que a mama esteja macia, e o bebê com a boca bem aberta. Se necessário ordenhe um pouco de leite antes.
  • Tente diferentes posições para ver em qual delas o bebê se adapta melhor.
  • Use manobras que podem ajudar a formar o mamilo antes das mamadas, como esse estímulo do mamilo pelo toque, ordenha manual ou sucção com bomba manual, ou o uso de um corretor de mamilos ou a própria concha. Mas cuidado para não machucá-lo!
  • Ordenhe o leite enquanto o bebê não sugar de forma efetiva: isso é essencial para manter a produção do leite e deixa as mamas mais macias, facilitando a pega; o leite ordenhado deve ser oferecido ao bebê, de preferência, em copinho ou colher dosadora. Evite a mamadeira. 

Espero ter ajudado, na próxima tem mais! Boa amamentação.

Um beijo

Dra Kelly Marques Oliveira

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o “ver primeiro”, para receber aviso dos posts novos) eInstagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

Pediatra e Consultora Internacional em Amamentação (IBCLC)

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699/ Whatsapp (11) 93014-0007

Deixe uma resposta