Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016

wbw2016-logo-por

Olá gente linda!

Essa semana começa a Semana Mundial do Aleitamento 2016 (SMAM). O tema desse ano é Presente saudável, futuro sustentável. Pode não parecer, mas tem tudo a ver com o momento atual.

A valorização de uma economia sustentável, ecológica, do empreendedorismo materno, e da agricultura orgânica e familiar…tudo isso tem a ver com a amamentação!

Tudo isso traz à discussão a nossa própria sobrevivência como seres humanos num planeta que precisamos cuidar, e porque não começar protegendo algo tão importante?

Amamentar é reduzir desigualdades econômicas cuturais e sociais, diminuir a violência, a mortalidade e morbidade de doenças, é cuidar do meio ambiente. Amamentar é promover a vida e a saúde. Amamentar é intensificar relações de afeto. Amamentar é grantir uma nutrição adequada, e um futuro melhor. Amamentar é garantir um futuro sustentável

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de toda uma história voltada à Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.

A SMAM foi criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde – OMS, com o intuito de valorizar o cuidado infantil, e a saúde dacriança, visando a queda na mortalidade infantil. Na dácada de 90, foi realizado um encontro organizado pela OMS e UNICEF, que resultou num importante documento chamado Declaração de Innocenti, adotado por diversas organizações governamentais e não governamentais, em prol da saúde da criança e da amamentação.

O documento chamado “Declaração de Innocenti” tem 4 objetivos principais:

• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação
• Implementar os “10 passos para o sucesso da amamentação” em todas as maternidades
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde
• Adotar uma legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho

Com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA. Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

A amamentação contribui para o crescimento e desenvolvimento adequado de bebês e crianças. Bebês que não são amamentados tês um risco maior de morbidade e mortalidade infantil, obesidade na vida adulta, diabetes, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer de mama e ovário (para a mãe e bebê).

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a amamentação seja exclusiva nos primeiros 6 meses de vida da criança, e que seja estimulada até os 2 anos de idade ou mais, enquanto for desejável para mãe e bebê.

Nesse momento, Empoderar mães com INFORMAÇÃO, é promover esse vínculo tão importante.

Pensando nisso, a Pediatria Descomplicada, juntamente com a Fonoaudióloga Isa Crivellaro, do blog Tetê NOsso de cada dia, colocamos à disposição o Mini Curso ONLINE E GRATUITO da Pega perfeita. Mas atenção! Só ficará acessível essa semana! Aproveite!

Acesse aqui o Mini Curso A Pega Perfeita

Além disso, se você quiser algo mais profundo e mergulhar mesmo no Universo da Amamentação, te recomendo o Curso Avançado de Amamentação. São mais de 10 módulos falando sobre Amamentação, fisiologia, pega e posicionamento, dificuldades e como solucioná-las….Está muito completo! Esse curso fornece certificado das aulas, vários bônus com aulas extras, minhas inclusive, aulas em PDF, artigos e muito mais!

Acesse aqui o Curso Avançado em Amamentação 

Aproveite porque as vagas são limitadas!

Você também encontra muita informação na minha página sobre AMAMENTAÇÃO, aqui no blog.

Espero que todas essa ferramentas ajude você a ter sucesso na amamentação, e a ajudar muitas pessoas também!

 Veja abaixo alguns links interessantes sobre Amamentação!

 Links importantes sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil:

Sites interessantes de amamentação, no Brasil e no mundo:

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn
Rolar para cima