Os mitos e verdades sobre as vacinas

Preparation for vaccination, syringe filled with vaccine, blue background

Esse assunto é super polêmico e já me adianto aqui para dizer que tentei esclarecer ao máximo esse assunto, baseado em EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS e os artigos todos que consultei você pode conferir ao final. Estou colocando aqui apenas fatos e não minha opinião pessoal! Espero que ajude!

A vacina contém mercúrio que pode ser tóxica ao nosso corpo, é verdade? 

A vacinas contêm um derivado do mercúrio, chamado timerosal, usado para convervar o medicamento. A concentração do timerosal na qualidade de conservante é de 0.01%, contendo 25 microgramas de mercúrio por dose de 0,5 ml, condição que tem mostrado ser capaz de impedir o crescimento de fungo ou bactérias. Algumas vacinas tem esse conservante, como: DPT, Tetravalente, Febre Amarela, Dupla Viral, Tríplice viral. Essa quantidade presente na vacina não se mostrou prejudicial ao organismo segundos alguns estudos publicados (veja nas referências!). Recomenda-se que pessoas alérgicas à substância consultem um médico.
O timerosal pode ter alguma relação com o autismo em crianças? Afinal, existe alguma relação entre o autismo e vacinas???

Inúmeros estudos já foram feitos investigando essa hipóteses, que surgiu após um estudo publicado no Lancet em 1998, correlacionando a vacina tríplice viral com autismo. Anos depois, foi comprovado que os resultados foram forjados para pelo médico inglês Andrew Wakefield, que recebeu todo o financiamento da sua pesquisa de advogados representando o lobby anti-vacinas, responsáveis por processos de compensação de danos vacinais. A própria revista “Lancet” foi obrigada a se retratar. Isso teve uma repercussão enorme principalmente nos Estados Unidos e Europa e levou muitos pais a não vacinarem seus filhos.

Não foi comprovada essa relação causal até hoje. Alguns artigos estão relacionados abaixo, nas referências.

Claro que esse assunto é polêmico e estou colocando aqui as evidências que temos até hoje. É importante não nos basearmos em especulações, mas sim nos dados concretos que existem, lembrando que a ciência é dinâmica e novos estudos surgem a cada momento!

veja o artigo sobre o ocorrido: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22748860

O que são os adjuvantes da vacina, como o esqualeno? 

Os adjuvantes são substâncias que estimulam a resposta imunológica, e permite reduzir a quantidade de material viral utilizado em cada dose e conferir proteção de longa duração. Há dois tipos principais de adjuvantes: o esqualeno e os sais de alumínio.

A vacina contém traços de neomicina?

Sim, a vacina produzida pelo Laboratório Sanofi Pasteur. A neomicina é um antibiótico indicado para infecção bacteriana provocada por estafilococos ou outros microorganismos susceptíveis a este princípio ativo.
É verdade que não há comprovação de que somente uma dose da vacina seja efetiva?

Errado. Estudos comprovam que a vacina é efetiva com uma dose única. Crianças entre 6 meses e menores de 1 ano devem tomar 1 dose dividida em 2 tomadas com intervalo de 1 mês.

Existe alguma contra-indicação à vacina?

A vacina da gripe é segura para a população. Ela não deve ser aplicada em pessoas com reação de anafilaxia documentada à vacinação prévia pela mesma vacina, ou seja, pessoas que já tiveram anafilaxia por vacina da gripe. Pessoas com alergia documentada a timerosal devem consultar seu médico antes de realizar a vacina. Pacientes com alergia a ovo devem conversar com seu médico antes de realizar a vacina. Veja o post sobre alergia a ovo e vacina da gripe.

A anafilaxia, uma reação alérgica grave, pode ocorrer devido a vacina da gripe? 

A anafilaxia é um evento muito raro que pode ocorrer em resposta a vacinação, ou medicamentos ou alimentos. Ela caracteriza-se por uma reação sistêmica, que pode comprometer o sistema cardiovascular, pele e sistema respiratório, como queda da pressão arterial, inchaço de lábios e olhos e placas vermelhas pelo corpo, al=em de sintomas como rouquidão e falta de ar. Pessoas com histórico de reações alérgicas devem receber vacina sob observação e suporte de emergência. Reações de anafilaxia prévias à vacina da gripe contra indicam a vacina.

Existe associação da vacina com a Síndrome de Guillain Barré? 

Essa associação ainda não foi completamente comprovada, houve alguns poucos relatos de casos associados à vacinação, porém que não se comprovaram o efeito causa efeito da vacina e o desenvolvimento da Síndrome de Guillain Barré. É recomendada a vacina, pois de qualquer forma, os benefícios superam os riscos de se adquirir a doença.

Sabe-se ainda que a própria doença da gripe – Influenza pode ter como complicação rara a Síndrome de Guillain Barré.

Aa Síndrome de Guillain Barré é uma doença neurológica causada por uma reação do nosso próprio corpo contra a chamada bainha de mielina (que recobre os nervos do nosso corpo), e atinge principalmente os nervos periféricos.

A vacina que venderam para o Brasil é segura?

Todas vacinas adquiridas pelo Brasil foram compradas diretamente dos laboratórios produtores e por meio da Organização Pan-Americana da Saúde – Opas/OMS. Em nenhum momento, o país comprou ou recebeu doação de outro país.

Há evidências de má formação fetal em gestantes que tomaram a vacina?

Não! A vacina contra o vírus influenza é segura e indicada para gestantes em qualquer idade gestacional. A vacina foi aprovada pela Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Não houve nenhum relato de prejuízo à gestante ou ao feto.

Palavra final…

  • Vacinas são rigorosamente testadas e monitorizadas e são entre os medicamentos produzidos, os mais seguros de serem utilizados.
  • A vacina na gripe é segura, mas pode ocasionar eventos adversos graves, que são raros. Febre ou crises convulsivas febris são as reações adversas mais comuns.
  • Todas as vacinas utilizadas em crianças foram adequadamente testadas.
  • Os eventos adversos não devem ser um fator de impedimento para se indicar as vacinas, uma vez que os benefícios superam os riscos.

Ufa! Espero que tenha ficado mais claro esse tema tão polêmico!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Referências bibliográficas

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn