urso

Vacina da gripe e alergias alimentares: pode?

pediatria descomplicada, dra kelly marques oliveira, alergia ao ovo, vacinação, vacina, alergia alimentar, vacina da gripe

Resolvi fazer esse post, pois houve muita dúvida relacionada a vacinação da gripe em pessoas com alergia ao ovo. A medicina não é uma ciência exata, mas dinâmica e o conhecimento muda com o tempo. Esse medo em relação à vacina e alergia a ovo faz sentido, pois segundo um artigo de revisão recente (2015), até 2010 a vacina de influenza era contra indicada em crianças com alergia a ovo, pois uma quantidade residual de ovoalbumina presente na vacina poderia causar anafilaxia e reações graves.

Recentemente, entretanto, vários estudos foram lançados mostrando que a quantidade de ovoalbumina presente na vacina representa ≤1 µg/mL, que é uma quantidade segura para pacientes com alergia ao ovo. Sendo assim, a vacina de influenza inativada (a vacina que é distribuída no Brasil) é SEGURA para pacientes com alergia a ovo, inclusive com reações graves.

Baseado nesses estudos foram criados parâmetros práticos de vacina, desenvolvidos pelo Joint Task Force on Practice Parameters (JTFPP),que representa a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (em inglês, American Academy of Allergy, Asthma & Immunology – AAAAI e o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (em inglês, American College of Allergy, Asthma & Immunology – ACAAI). Eles declararam a vacina inativada da influenza segura desde 2012. Apesar disso, muitos médicos, alergistas inclusive, continuam recomendando a não realização da vacina para crianças com alergia a ovo.

As recomendações gerais para a vacinação contra a gripe em crianças com asma e alergia ao ovo são os seguintes:

  • A vacina da gripe (Influenza) inativada (a única disponível no Brasil) é altamente recomendada em crianças com asma.
  • A vacina da gripe inativada é recomendada como primeira escolha em crianças com asma.
  • A vacina da gripe NÃO está contra-indicada em crianças com alergia ao ovo. Pode ser feita uma punica dose (para crianças maiores de 1 ano), com 30 minutos de observação adicional. 
  • A vacina da gripe inativada NÃO está contra-indicada em crianças com anafilaxia ovo. Pode ser feita uma punica dose (para crianças maiores de 1 ano), com 30 minutos de observação adicional, além de ter uma equipe de suporte adequado para medidas de urgência.
  • A revacinação está contra-indicada em crianças que já apresentaram anafilaxia à vacina da gripe prévia. Esses pacientes devem ser encaminhados ao alergista para investigação. 

Alguns dados adicionais do guideline internacional fala a respeito da vacina atenuada da gripe. Porém como essa vacina não existe no Brasil, somente a INATIVADA, não vou colocar aqui para não confundir vocês!

A vacina inativada da gripe existe na Europa e Estados Unidos, é intranasal e ainda tem alguns estudos  em andamento sobre sua segurança e eficácia em pacientes alergicos. Tudo indica que também seja segura para pacientes com alergia ao ovo, pacientes asmáticos e com rinite alérgica. No entanto alguns estudos estão em andamento.

Recomendações importantes! 

  • Embora a maioria das vacinas contra a gripe contêm traços de ovalbumina, a chance de provocar uma reação alérgica em crianças sabidamente alérgica ao ovo é praticamente inexistente, pois a quantidade de ovalbumina seria insuficiente para provocar uma reação.
  • Sendo assim, a vacina pode ser administrada com segurança em crianças com alergia ao ovo, mesmo naqueles com anafilaxia de ovo.
  • Crianças com alergia ao ovo e asma podem receber a vacina inativada da gripe, com observação de 30 minutos e suporte adequado. 
  • A vacina inativada da gripe é recomendada como a primeira escolha em crianças com asma ou alergia ao ovo.

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e Instagram (@pediatriadescomplicada).

Um bjo

Dra Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

Referências bibliográficas

3 Comments

  • cjldo2013 18/04/2016 Reply

    Republicou isso em maismaismedicina.

  • celina mattos 22/04/2016 Reply

    tenho 57 anos e tenho alergia a ovo tenho edema de glote e a condimento e sou alergica a fenergan posso tomar a vacina h1 n1 tono hidroxizine 25mg manipulado muito grato

  • Claucicéa 06/05/2016 Reply

    Bom dia!
    Tenho uma filha tem 3 anos e a mesma tem asma e também alergia a ovo, mais não me sinto segura em relação a vacina.
    A médica (alergista) de minha filha, disse que ela tinha que tomar, mas não pode, nem ela mesma me deu segurança a esse respeito.
    Aqui onde moro não tem um lugar que nos dê esse apoio, um pessoal preparado para esse trabalho de observação e uma possível reação alérgica, por isso minha insegurança.
    E a pneumo disse que ela tem que tomar, por conta da asma.
    Estou no mato, sem cachorro…rsrsrs

Deixe uma resposta