Vacina da gripe e alergia a ovo

 ovo, alergia ao ovo, vacina da gripe, mitos e verdades.

Segundo estudo publicado no Annals of Allergy, Asthma and Immunology, crianças alérgicas a ovo, incluindo aquelas com história de anafilaxia a ovo, podem receber uma dose de vacina contra a gripe sazonal.  

A vacina da gripe é cultivada em embriões de galinha e contém quantidades residuais de ovoalbumina, um dos principais alérgenos do ovo.

O estudo demonstrou que uma única dose é segura, sendo desnecessário administrá-la em duas etapas, uma das técnicas utilizadas no passado para minimizar o risco de reações alérgicas. Verificou-se que todas as crianças podem tolerar a vacina, mesmo com história de anafilaxia ou reação alérgica grave ao ovo.

A única recomendação é manter um período de observação por 30 minutos após a vacinação, em qualquer estabelecimento médico, incluindo o consultório, para que se possam tratar possíveis reações alérgicas, caso ocorram. Mas os benefícios superam os riscos.

A vacina da gripe NÃO está contra indicada em outras alergias alimentares, como alergia ao leite (APLV), castanhas, trigo, soja. Portanto se seu filho tem alergia alimentar, a vacina não é contra indicada! Nos casos graves de alergia alimentar,  consulte seu médico antes!

Observação importante: essa informação é resultado de um estudo publicado em revista científica, porém recomendo que se você ou seu filho tem alergia ao ovo, principalmente reações graves como anafilaxia, converse com o seu médico antes de qualquer medida!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Referências bibliográficas

Fonte:  Safe administration of the seasonal trivalent influenza vaccine to children with severe egg allergy. Matthew J. Greenhawt e colegas. Annals of Allergy, Asthma & Immunology, 2012; 109 (6): 426 DOI:10.1016/j.anai.2012.09.011

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn