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Como a dieta da mãe afeta o leite materno

Unhealthy vs healthy food

Nesse post, procurei esclarecer essa dúvida que muitas mães que amamentam querem saber: Preciso restringir minha alimentação? Existe algum alimento a ser evitado? Quanto de água devo tomar? E as vitaminas? Posso fazer dieta?

Eu preciso ter uma dieta perfeita enquanto amamento?

De forma simples, a resposta à essa pergunta é não. Você não precisa ter uma dieta perfeita para produzir um leite de qualidade para seu bebê.  De fato, pesquisas mostram que a qualidade da alimentação da mãe tem pouca influência no leite materno. Ainda assim, basta seguir o bom senso. Que leite poderia ser mais adequado para seu bebê? O leite materno é projetado para prover todos os nutrientes que o bebê precisa, para seu crescimento e desenvolvimento adequado. Além disso, protege o seu bebê contra doenças . Mesmo se uma dieta deixa a desejar, afeta mais a própria saúde da mãe do que o bebê amamentado.

Muitas mães tem a falsa idéia que amamentação é uma “prisão”, pois não podem comer o que quiserem, não podem tomar o cafézinho que tanto gostam, ou uma taça de vinho ocasionalmente. Isso não é verdade. Pouquissímo desses alimentos passam para o leite materno, que não afeta a qualidade do leite. Assim, a palavra chave é equilíbrio. Se limitarmos uma mãe lactante de comer ou beber coisas que ela gosta, realmente amamentar pode se tornar algo limitante. A amamentação é para ser algo leve, gostoso e não uma obrigação.

Cabe uma observação importante: não incluo aqui os bebês com alguma alergia alimentar, pois se o bebê tem alergia a proteína do leite de vaca, por exemplo, a mãe deve ter uma alimentação com restrição de leite e derivados. Entretanto, o diagnóstico é médico e nenhuma mãe deve tirar o leite da sua dieta por conta própria por causa de “cólica” no bebê.

Devemos incentivar hábitos saudáveis para a mamãe que amamenta?

Com certeza! Estudos mostram que a mãe que amamenta se alimenta melhor, tem hábitos mais saudáveis, o que é bom para a mamãe e para o bebê! Entretanto isso não é uma condição para manter a qualidade do leite, ou um bom estoque de leite. Embora não seja nem um pouco recomendado, uma mãe pode ter uma dieta com “junk food” e ainda assim produzir um leite de qualidade para seu bebê. Mas atenção! Uma alimentação ruim pode ter falta de vitaminas e nutrientes importantes para a própria mãe! (O seu corpo reservará as vitaminas e nutrientes para o leite materno).

O que é necessário para ter um bom estoque de leite?

A melhor forma de manter um bom estoque de leite é o bebê mamar em livre demanda! Isso significa não limitar as mamadas e nem limitar a mamada a um lado só também! Quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido. E em termos de calorias e líquidos? Veja abaixo:

  • Calorias: coma de acordo com a sua fome e apetite, isso será de acordo com as calorias que você precisa. Não é preciso contar calorias para manter um peso saudável, porém se você está acima do peso e gostaria de restringir a quantidade de calorias, converse com seu médico e nutricionista.  Dietas muito restritivas  podem reduzir a produção de leite.
  • Líquidos: tenha o costume de ter uma garrafinha de água próxima de você, principalmente quando for amamentar. Tome água de acordo com sua sede (e vai dar sede, pode apostar!). Um bom parâmetro é manter um diurese clara sempre e tomar em média 2 litros por dia. Isso pode variar de acordo com o seu peso e temperatura do lugar que você mora. Em épocas mais quentes, certamente a necessidade de água é maior.
  • A principal mensagem é: Coma quando tiver fome e beba quando tiver sede. Procure ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Como a ingesta de nutrientes afeta a amamentação?

  • Suplementos de vitaminas e minerais (usados no pré natal ou outros) não são necessários se você tem uma dieta balanceada, no entanto com a vida moderna é difícil manter uma alimentação 100%. Se já tinha alguma deficiência de vitamina, continue suplementando e faça o acompanhamento correto com seu médico. Isso vale também se notar que está perdendo peso rapidamente ou seu cabelo está caindo muito! Mães vegetarianas ou veganas, ou com alguma restrição alimentar devido alergia, por exemplo, devem ter orientação e acompanhamento com médico e nutricionista.
  • A ingesta de gordura não afeta a quantidade de gordura no leite materno, mas pode afetar a qualidade da gordura do leite materno ( equilíbrio entre gorduras “boas” e “ruins”). (Lawrence 1999, p. 106-113, 300-305; Hamosh 1996, Hamosh 1991, p. 123-124). Um estudo realizado na África do Sul comparou mães nutrizes na zona urbana e rural,  concluiu que mães da zona urbana que consomem mais proteína e gordura de origem animal têm mais gordura monoinsaturada no seu leite do que mães que vivem em zona rural, com dieta predominante de carboidratos e fibras (Van Der Westhuyzen 1988).

Existe algum alimento que devo evitar enquanto estou amamentando?

  • Nenhum alimento, repito, nenhum, deve ser evitado simplesmente porque você amamenta. A recomendação e que a mãe coma o que ela costuma comer, sem restrições! Qualquer restrição alimentar deve ser orientada pelo médico e realizar o diagnóstico de alergia alimentar é imprescindível.
  • Existem alguns alimentos que costumam dar mais gases do que outros, em qualquer pessoa! Se você sabe que determinado alimento é indigesto para você, você irpa naturalmente evitá-lo. Dessa forma se houver alguma reação óbvia do bebê com alguma comida que você ingeriu, procure evitar, mas não precisa suspender completamente, a não ser que seja alergia alimentar.
  • É recomendado para todos, especialmente gestantes e nutrizes, evitem peixes que contém alto teor de mercúrio.
  • Recomenda-se que restrinja a quantidade de cafeína e álcool, mas raramente é necessário eliminá-los totalmente.
  • Algumas proteínas do alimentos, como leite de vaca, por exemplo, podem passar para o leite materno. Se existe alguma história de alergia alimentar na familia, converse com o seu médico sobre restrições alimentares.
  • Qualquer bebê pode reagir a um alimento em particular, embora isso seja raro. Se o bebê tem uma reação óbvia e imediata a determinado alimento, converse com o pediatra sobre possível alergia alimentar. Mas calma! Nem toda cólica, choro ou gases é alergia alimentar. O diagnóstico pode ser feito somente pelo médico.

Fazer uma mãe pensar que deve manter uma dieta perfeita para poder amamentar seu filho é criar uma barreira desnecessária à amamentação. Ao mesmo tempo, a amamentação gera um senso de responsabilidade que faz toda a família se alimentar melhor! Boa amamentação!

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Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

7 Comments

  • cjldo2013 26/01/2016 Reply

    Republicou isso em maismaismedicina.

  • Pingback: Alergia alimentar, alergia ao leite de vaca e intolerâncias no bebê amamentado | pediatria descomplicada

  • Pingback: Como Aumentar a Produção de Leite Materno | pediatria descomplicada

  • Maiana Luna 21/10/2016 Reply

    Não sou médica, mas sou mãe de 2 filhas, uma de 5 anos e outra de 3 meses e discordo de muitas coisas acima informada.
    Eu sei queba gordura do leite da vaca da cólicas no bebê e mesmo assim eu vou continuar tomando pq eu tenho vontade?
    Infelizmente para algumas mães e muito felizmente para mim, eu abro mão sim de certos alimentos para que minha filha não tenha cólicas, gases, fluxos e etc…com o maior prazer. Dizer que não se deve abrir mão de comer o que gosta por causa dessas reações que o bebê tem, isso é pensar só em si, não concordo, quem tem filho tem que pensar que somos dois em um agora. Condimentos na comida faz o leite materno ficar apimentado e o bebê pode rejeitar a mama por isso. Você vai comer comida condimentada só porque gosta? E o bebê, vai largar seu peito? Só Jesus. Cada un sabe de si. Sabe qual é a delicia de ser mãe.
    Me desculpe Dra. mas eu como mãe, estou na prática e sei o que é melhor para minhas filhas.

    • Querida Maiana. Acho que você não entendeu o Post. Não existe nenhuma recomendação CIENTÍFICA para que a mãe se prive de certos alimentos, por exemplo chocolate, leite, brócolis, repolho e assim vai. Se o bebê tem alergia ao leite aí sim é outra história e deve ser excluído o leite. Mas o problema é a mãe deixar de comer tantas coisas que acaba tento deficits de CERTOS NUTRIENTES importantes inclusive para o bebê. Não se trata de pensar só em si. E escrevo ainda que o equilíbrio é o mais importante. Comer de maneira saudável e equilibrada , sem exagero para nenhum lado, será bom para os 2.

  • Marivania Rodrigues 06/01/2017 Reply

    Amei as informações! Me deixou muito mais tranquila e feliz em amamentar! Informação é tudo de bom! !!

  • Nidia Pestana 26/01/2017 Reply

    Gostei do post, muito informacao importante mas tenho uma dúvida, minha princesa esta com 15 meses e engordei dias depois de ela nascer , e continuo assim pois fiquei com muito apetit ????
    Que dieta posso fazer para emagrecer visto que como de tudo e bebo bem pouca agua, é mais a nivel de suco.
    Posso tomar algum tipo de chá pra emagrecer ou faz mal?
    Nao quero prejudicar na amamentação pois amo amamentar a minha menina , é um sonho realizado mas ando com a auto estima muito em baixo pois de 55kg passei para 85kg
    obrigada

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