Microcefalia – protocolo de investigação

microcefalia, dra kelly oliveira, pediatria descomplicada, repelente, picada de inseto

Houve um aumento assustador no número de casos de microcefalia, chegando a 1248 casos notificados somente esse ano. O governo correlacionou os casos de microcefalia com o surgimento da doença causada pelo Zika vírus, e essa correlação se tornou ainda mais provável após a notificação de ter sido encontrado o Zika vírus nos exames de uma criança que nasceu com microcefalia.

microcefalia no brasil

Qual o período da gestação de maior risco?

Durante a gestação, sabe-se que o período embrionário é o período de maior risco para múltiplas complicações, e o cérebro fica susceptível a complicações durante toda a gestação. Veja a figura abaixo, que mostra as etapas da embriogênese.

malformacoes embriao
Fonte: Manual de Obstetrícia de Williams – 23 ed: Complicações da Gestação

O que é microcefalia?

 É a ocorrência de crânio pequeno congênito. Observa-se um perímetro cefálico (PC) abaixo do padrão das curvas apropriadas para idade e sexo. PC com circunferência occiptofrontal (COF) 2 desvios-padrão (DP) abaixo da média para uma

determinada idade, sexo e gestação é um método sensível para identificar microcefalia. Cerca de 90% das microcefalias estão associadas com retardo mental.

A Microcefalia é um sinal de que algo está errado, porém a sua causa pode ter diferentes etiologias: síndromes genéticas, insulto hipóxicoisquêmico, alterações vasculares, desordens sistêmicas e metabólicas, exposição a drogas, álcool e certos produtos químicos na gravidez, desnutrição grave na gestação, fenilcetonúria materna, infecções do sistema nervoso central no período pré-natal, perinatal e pós-natal.

Protocolos clínicos de manejo dos casos com suspeita de Zika vírus e risco de microcefalia

O governo elaborou em caráter de urgência alguns protocolos relacionados a investigação de gestantes com risco de microcefalia no feto, e manejo da criança com microcefalia pós natal.

Veja alguns dos protocolos abaixo. Você encontra o material completo no link:

Gestante com exantema

Para toda gestante com exantema devem ser excluídas outras hipóteses de doenças infecciosas e causas não infecciosas.

 Veja quais exames pedir na suspeita:

 

protocolo 1

protocolo 2

 Veja abaixo o fluxo de investigação da gestante com exantema:

 protocolo 3

Microcefalia intra-útero

 Devem ser notificados os casos de feto que apresentarem circunferência craniana com dois desvios padrão abaixo da média para a idade gestacional detectado por ultrassom ou outro método de imagem disponível.

 Veja o fluxo abaixo de investigação de microcefalia intra-útero:

 protocolo 4

 

Microcefalia pós-natal

Devem ser notificados todos os casos de recém-nascido, entre 37 e 42 semanas de gestação, com perímetro cefálico aferido ao nascimento igual ou menor que 32 cm ou recém-nascido, com menos de 37 semanas de gestação, com perímetro cefálico aferido ao nascimento, igual ou menor que o percentil 3 (dois desvios padrão) considerada a curva de crescimento de Fenton.

 Veja abaixo os exames de investigação para o achado de microcefalia pós-natal

 protocolo 7protocolo 6
Fluxograma de investigação do recém-nascido com microcefalia

protocolo 8

 Recomendações gerais

  •  As gestantes não devem consumir bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de drogas
  • As gestantes não utilizar medicamentos sem a orientação médica
  • As mulheres que planejam engravidar devem atualizar seu cartão vacinal
  • Evitar contato com pessoas com febre, exantemas ou infecções
  • Até que se esclarecem as causas desse aumento, as mulheres que planejam engravidar devem conversar com a equipe de saúde de sua confiança
  • Não há uma recomendação para evitar a gravidez. A decisão de uma gestação é individual de cada mulher e sua família
  • Adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças
  • Controle do mosquito, sendo de extrema importância a manutenção do quadro de agentes de endemias no território, garantindo assim, a cobertura de visitas domiciliares
  • Uso de repelentes  (veja o post Guia para uso de repelentes)

Esse guia é para esclarecer à população que o Ministério da Saúde tem elaborado protocolos para investigação da doença e maior esclarecimento dos acontecimentos. Espero que ajude também médicos em busca de informações de como investigar a doença, ou o que fazer na sua suspeita.

Abaixo segue o Manual elaborado pelo Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco. Todas as figuras foram retiradas do manual.

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Vote no blog Pediatria Descomplicada como Top Blog 2015 na área de saúde e bem estar!

sky_blog_1

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn