urso

Sentidos do bebê: a visão – Canal You Tube Meu Bebê

portrait of a beautiful baby with glasses

Oi gente querida!

Gostaria de compartilhar com vocês um pouco sobre como o bebê enxerga desde o nascimento, como a visão se desenvolve,  como estimular a visão do bebê desde o nascimento, e quais os principais problemas que temos de ficar atentos!

A visão nos primeiros meses de vida

É interessante conhecer o desenvolvimento da visão das crianças para entender por que elas gostam tanto de cores vivas. Brinquedos, roupas e objetos com cores contrastantes estimulam a curiosidade visual do bebê e interferem em todo seu desenvolvimento.

Veja no canal do You Tube Meu Bebê, algumas dicas sobre para estimular a visão do bebê, da Dra Kelly Oliveira, e as experiências da Flavia Calina e da Dani Chevalier.

 

As figuras abaixo são uma representação aproximada de como pode ser a visão do bebê nas diferentes fases dos primeiros meses de vida.

visão do bebe

Recém-nascido  

O recém nascido enxerga muito pouco, apesar de já ter toda a estrutura do aparelho visual formada. O bebê ainda não tem a capacidade de focar objetos e enxerga somente 25-30cm de distância. Para fazer o bebê sentir-se protegido, aproxime-se dele com um sorriso e olhe nos seus olhos. Use objetos de grande contraste como estímulo ao desenvolvimento da visão.

Um mês de vida

A visão ainda é bem borrada, mas o bebê enxerga melhor os contrastes,como preto e branco. A distância que ele enxerga melhor é 25-30cm de distância, que é a distância exata entre o bebê e o rosto da mãe, quando amamentado. Isso torna esse momento ainda mais importante.

Três meses de vida 

Há uma desenvolvimento importante da visão do bebê. Ocorre uma melhor percepção das cores, contraste e nitidez. As imagens aparecem menos desfocadas.

Seis meses de vida

A visão da criança é mais próxima da visão do adulto. Há um maior interesse pelas cores vivas e contrastantes.

 Quando o bebê consegue diferenciar as cores?

Logo nos primeiros meses de vida o bebê  começa a enxergar cores, principalmente as com grande constraste. Com dois meses, os bebês distinguem o verde e o vermelho. Por volta dos três meses, enxergam o azul.

Cuidados com os olhinhos dos recém-nascidos

  Pra bebês nascidos de termo, ou seja, no tempo certo, somente os cuidados de rotina são necessários. O pediatra é responsável por examinar o bebê e observar alguma alteração ocular quando presente, como por exemplo o estrabismo.
Logo ao nascimento ,ainda na maternidade, o pediatra realiza o teste do olhinho, que é o teste do reflexo do olho vermelho, que consiste numa triagem para anormalidades, como a catarata congenita ou tumores oculares.
Bebês prematuros requerem cuidados especiais e devem ser avaliados por oftalmologista, principalmente os bebês prematuros extremos e que ficaram mais tempo em ventilação mecânica, dependente de oxigênio. bebês com alterações neurologicas ou síndromes geneticas também devem ser avaliados por especialista.

Quando posso saber a cor definitiva dos olhos?

A cor dos olhos está relacionada com a pigmentação da íris, e somente por volta de 1 ano de idade a íris tem metade do pigmento final. Somente por volta dos 3 anos essa cor é definitiva. Se a íris é escura ao nascimento, a cor já está praticamente defninida. Se os olhos são claros, pode ter mudanças até os 3 anos de idade.

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Vote no blog Pediatria Descomplicada como Top Blog 2015 na área de saúde e bem estar!

Se você gosta do conteúdo e gostaria que o blog continuasse publicando informações relevantes, acesse o link e vote! Compartilhe!

sky_blog_1

Um abraço,

Dra. Kelly Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

Foto: pinterest.com