urso

Ritual de sono do bebê – com vídeo You Tube Meu Bebê

sono do bebe, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira

Olá queridos!

O sono é um tema que os pais tem muitas dificuldades. No começo o bebê chega e de repente tudo muda, e nossas noites de sono nunca mais serão as mesmas (literalmente)!

O ritual de sono do bebê é importante para preparar o bebê para o hora de dormir, pois são sinais que o bebê interpreta como um preparo para o sono.
Muitas vezes perdemos os sinais de sono do bebê e quando o colocamos para dormir, ele já está exausto e luta muito com o sono. Geralmente isso se torna mesmo uma luta, que prejudica o sono do bebê e de toda a família.

Veja algumas dicas no video abaixo sobre o sono do bebê,  no canal You Tube Meu Bebê,  com a experiências da Flavia Calina e da Renata Costa!

Para uma boa noite de sono, algumas coisas são importantes:

  1. Procure interpretar os sinais de sono do bebê.

    Geralmente o bebê começa a esfregar os olhos, mexer os braços e pernas, piscar os olhos, bocejar, fechar os olhos por alguns momentos e então abrir novamente, ou pode ser uma irritação sem motivo.

    Muitos bebês não apresentam sinais de sono e por isso é tão difícil perceber quando está na hora de dormir! 

    Quando o bebê está agitado e choroso, e nada parece acalmá – lo ele provavelmente já está exausto e nesse momento é muito mais difícil de colocá – lo para dormir.

    Os bebês lutam com o sono pois não sabem como dormir,  é  preciso ajudá-los de alguma forma.

  2.  A rotina é importante para o bebê.Não precisa ser extremamente rígida,  mas ajuda o bebê a dormir melhor, e entender os sinais de quando está na hora de dormir. Por isso estipule alguns horários para a família e para o bebê,  mas não se prenda completamente a eles. Seja flexível na medida do possível. Você pode por exemplo amamentá – lo, dar um banho e então colocá-lo para dormir, ou fazer uma massagem. Tente descobrir o que o deixa mais relaxado e pronto para dormir.
  3. Viagens,  visita,  mudança de casa e pessoas novas, doença, podem bagunçar muito a rotina do bebê.

    Por isso tente manter os horários do bebê quando isso acontecer e saiba que o bebê pode ter dificuldade em dormir alguns dias durante e depois dessas mudanças.  Continue fazendo o ritual do sono até tudo voltar ao normal.

  4. Evite o olho no olho durante a noite, quando quer que seu bebê volte a dormir.

    O olho no olho é extremamente forte para o bebê, e sabemos que é capaz de estimulá-lo. Deve ser usado – e muito – durante o dia, nos momentos como a amamentação, nos momentos de carinho e comunicação entre você e seu bebê. Entretanto, deve ser evitado a noite, quando o bebê passa de um ciclo de sono para outro, pois isso pode dificultar do bebê voltar a dormir e até acordá-lo.

  5. Ajude seu bebê a voltar a dormir. 

Bebês tem o sono muito leve. O seu ciclo de sono é diferente do nosso, como já vimos no post anterior sobre sono do bebê, o sono REM, responsável pela consolidação da memória, e também o sono do sonho e o mais leve, é predominante nos bebês. Por isso, se seu bebê começar a se mexer ou fazer sons, espere alguns minutos antes de pegá-lo ou balançar ou fazer algo e veja se não volta dormir. As vezes é o estágio de um ciclo de sono para o outro.

Para entender mais sobre como funciona o sono do bebê, veja também outros posts que escrevi sobre o assunto:

Espero que vcs tenham gostado! Boa noite e bons sonhos!

Um bjo
Dra Kelly Marques Oliveira

www.pediatriadescomplicada.com

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

11 Comments

  • Helena 05/10/2015 Reply

    Olá Dra Kelly,

    Adoro o blog! Sempre corro pra ver uma novidade! E dessa vez esse post foi pra mim, rs….
    O Matheus está com 11 meses….com menos de um mês já pulava a mamada da madrugada e dormia mais de 8 horas seguidas. Depois dos 4 meses chegava a dormir uma média de 12 horas seguidas. Mas após completar 6 meses tudo mudou….não sei se foi o nascimento dos dentes, a nova habilidade conquistada de sentar-se, a angústia da separação, terror noturno ou tudo isso junto….Sei que desde então nossa paz noturna acabou!
    A rotina continua, já tentei mudar os horários, pra mais cedo e para mais tarde, ficar do seu lado até dormir, deixar chorar, de tudo! Mas não consigo mais ajudá-lo a ter uma noite inteira de sono. Ele acorda várias vezes durante a noite, em alguns dias custa a voltar dormir, toda noite briga com o sono, começou a solicitar uma mamadeira de madrugada todos os dias…e tem o sono super agitado, mesmo se o levo para minha cama.
    Fico super chateada e cansada, pois trabalho fora, e as vezes estou exausta. Isso é normal, será que deveria ser mais firme? Ele é um bebê super simpático e bonzinho, não gosto muito de deixá-lo chorando até cansar pra dormir. Eu até fico do lado dele até adormecer, mas mesmo assim, ele tem um sono agitado e acorda durante a madrugada. Acorda de ficar em pé no berço chorando….Minha última saída é uma oficina de sono em formato de curso….rs

    • Oi Helena. Realmente mudanças podem bagunçar muito a rotina do bebê. Tente voltar a rotina de antes, mas se não resolver, talvez seja necessário uma consultoria de sono. Tem alguns livros que são interessantes para ajudar nessa fase, como o Bom sono, A encantadora de bebês e o bebê mais feliz do pedaço. Um bjo Dra Kelly

  • andersonpersonal 12/10/2015 Reply

    Parabéns pelas contribuições…
    Deus abençoe, Sucesso…

  • Pingback: SONO DO BEBÊ – RITUAL | Enciclopédia Materna

  • Ludmila 02/12/2015 Reply

    Oi Dr. Kelly
    Meu nome é Ludmila e acabei de assistir sua palestra no Conalco. Informações de qualidade. A minha expectativa era sem dúvida amamentar ate os dois anos, mas a minha realidade, agora é bem diferente. Meu filho tem 1 ano e 3 meses e ainda estamos amamentando, mas com muitas dificuldades… Ele tem me mordido e me cortado aos poucos e passou a acordar muitas vezes a noite para mamar, tenho ficado exausta. mas ele não esta preparado para largar o peito, ainda é muito apegado…. e as frases que vc usou na apresentação, me encorajaram a continuar mesmo com as minhas dificuldades (se possível, gostaria que me enviasse as mesmas).
    Mas ai eu te pergunto: Será que um dia ele vai largar o peito? Se eu deixar por conta dele, já que ele é tão apegado.
    Gostaria de saber sobre a suplementação da Vitamina D, a partir de quando tem que começar?
    Obrigada,
    Ludmila

    • Oi Ludmila a vitamina D de e ser suplementação a partir dos 14 dias de vida. Quanto ao desmame, vc e ele devem estar preparados para isso. Não deixe ele te machucar. Imponha limites e converse com ele sério que não pode morder a mamãe. Tenho certeza que irá entender. Um bjo Dra Kelly

    • Ou Ludmila vc precisa conversar mto com ele para ele não te morder. Vc não deve se machucar com isso, deve ser bom para os dois! A rotina é importante para o bebê é o sono tb. Um bjo Dra Kelly

  • Rodymilla 24/05/2016 Reply

    Oi dra.boa noite..tenho uma bb de 9 meses..que acorda 2..3..e até 4 vezes durante a noite..já tentei deixar quieta no berço pra ver se voltava a dormir..já ninei. .e nada..só dorme qnd pego no colo e dou de mamar…o que eu poderia fazer pra ela dormir a noite toda?ou pelo menos acordar menos. Trabalho fora e durante o dia fico exausta.obg..adoro seus posts. abç.

  • Pingback: Quanto de sono seu bebê realmente precisa? | pediatria descomplicada

  • Gabriel 05/01/2017 Reply

    Muito bom!

  • Daniela 04/02/2017 Reply

    Olá meu nome é Daniela e tenho um bebe dois meses e meio, a noite o Leonardo dorme às vezes a noite toda ou acorda uma vez pra mamar. Dou banho nele por volta de 20:30 e 21:00 e ele dorme entre 22:00 e 23:00. Durante o dia dormia de uma a duas horas.
    Mas de uns vinte dias pra cá durante o dia dorme cochilos de 30,40 maximo uma hora. Não consigo fazer muita coisa, não sei se estou fazendo alguma coisa errada.

Deixe uma resposta