Dicas de inverno: dúvidas comuns para o frio -parte 2

dicas de inverno, bebê, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira

Olá papais!

Nesse frio que todos estamos passando bate aquela dúvida em várias coisas relacionadas ao bebê, principalmente em época de doença respiratórias…para tirar essas dúvidas, veja também o outro post sobre dicas de inverno para bebês e crianças, parte 1

Vamos então à parte 2 das perguntas!

1. O que fazer em relação aos banhos? 

Crianças com dermatite atópica  e outras dermatites sofrem com essa época, pois o ar está mais seco e ingerimos menos água. Além disso tomamos banho pelando de tão quente não é? A temperatura quente dá água pode ressecar ainda mais a pele, por isso deve ser evitada. Banho uma vez ao dia está mais do que suficiente para essa época do ano. A pele necessita dessa camada de gordura natural da pele, até mesmo para proteção. Crianças com pele seca e dermatites, necessitam atenção redobrada e devem seguir com alergista.

2. Pode usar hidratante em bebês? A pele parece tão seca…

Pode e deve! A pele fica mais seca no inverno, repuxada, e mesmo se vc não passava, pode sentir a necessidade de passar nessa época do ano. Lembre-se que um bom hidratante para bebê é aquele neutro, sem cheiro e sem cor. Existem algumas marcas que produzem hidratantes próprios para essa faixa etária, mas atenção ao perfume! Melhor que não tenha. Óleos para bebês também podem ser usados, desde que sem cheiro também. Procure sempre produtos com o rótulo hipoalergênico, para pele sensível, para bebês e que sejam aprovados por sociedades de dermatologias nacionais ou internacionais. Isso dá confiabilidade ao produto.

3. Qual o melhor hidratante para quem tem alergia, dermatite atópica? Algum cuidado especial? 

A palavra para essas crianças é: hidratação. Na dermatite atópica existe uma quebra da barreira da pele e perda da sua hidratação natural, com consequente inflamação. ressecamente que gera mais ressecamente, com prurido intenso. O uso de hidratantes neutros são fundamentais. Algumas marcas são voltadas para pacientes com esse problema: Cetaphil Restoraderm, Stelatopia da Mustela, Fisiogel da Stiefel, Liíkar Baume da La Roche Posay, Neutrogena Fórmula Norueguesa e por aí vai…(não tenho conflito de interesses, somente cito aqui o nome das marcas).

A criança com dermatite atópica precisa fazer acompanhamento regular com o especialista.

4.Posso sair com o bebê para passear?

Pode sim, desde que respeitando algumas medidas para segurança do bebê. Agasalhe-o bem sem exageros. Coloque bastante roupa para o frio, mas certifique-se que ele não fique completamente coberto que não consiga respirar, e nenhum roupinha esteja o apertando muito, como um elástico em sua cintura por exemplo. Bebês muito novos, menores de 6 meses, devem evitar aglomerados e lugares fechados com muita gente. Observe o calendário vacinal e faça um acompanhamento regular com o pediatra. Na dúvida, pergunte a ele.

5. Meu bebê está chorando muito e parece que não dorme bem essa época do ano, o que eu faço? 

Primeiramente precisa descartar que não seja algum outro motivo, como fome, seja pela dificuldade da amamentação, na pega correta ou produção do leite, que pode afetar o comportamento do bebê, ou mesmo a doença do refluxo gastroesofágico que esteja causando dor. Pode ser dentinho, excesso de estímulo ou quer mesmo é um colo gostoso. Caso tudo isso seja descartado, o bebê pode mesmo ficar incomodado pelo frio, e seja preciso agasalhá-lo melhor. Atenção para as medidas de segurança do bebê e não encha de cobertas no berço, pois isso pode levar ao sufocamento. Segurança em primeiro lugar sempre. Nessa época do ano, você pode, e deve, aquecê-lo com o calor do seu corpo, por isso use e abuse do canguru.

6. Lembre-se de continuar a tomar água e comer frutas  e verduras.

Isso vale para toda a família! No inverno dá aquela vontade de comer chocolate, fundue de queijo, chocolate quente, canjica…bem para os bebês nem precisa dizer que doces devemser evitados (para não dizer abolidos) da dieta de crianças menores de 2 anos. No inverno, naturalmente diminuimos nossa ingesta de água, bem como de frutas e verduras, poir isso estejam atentos. Ofereçam água aos bebês maiores de 6 meses ( no início da introdução alimentar) e para crianças maiores à vontade! Ofereça várias vezes ao dia. O ar mais seco resseca as mucsas e a pele. A água é fundamental a todos os processos de nosso organismo e para o bom funcionamento deles, inclusive o intestino! Além disso, continue oferecendo porções de frutas e verduras. Ambas também podem ser dadas na forma cozida, numa temperatura morna, por exemplo.

7. Mantenha uma atividade fisica regular para vc e para os pequenos. 

Sei que no inverno dá aquela preguiça, e a vontade que dá é ficar embaixo das cobertas o dia todo! Mas manter uma atividade física regular é de extrema importância para saúde. Pode ser uma volta no parque, passeio de bicicleta e atividades como pilates ou dança com bebês. Hoje muitas academias tem esse tipo de programação e mesmo grupos de mães que fazem atividades física com seus bebês! A atividade física é excelente para eliminar o estresse, que inclusive pode atrapalhar na produção do leite durante a amamentação.

Espero que tenham gostado das dicas, mandem as suas dúvidas nos comentários, bem como sugestões para próximos posts!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn