urso

Socorro, meu filho não dorme! 7 Dicas para melhorar o sono do bebê

sono do bebê, consultoria de sono, pediatria, pediatra são paulo, dra kelly oliveira

Olá queridos pais! Já escrevi um pouco aqui no blog sobre a questão do sono e como ela é importante para os bebês. Hoje vamos saber mais um pouco sobre esse assunto, e dicas para melhorar o sono dos bebês.

 O sono é essencial como a alimentação. É durante o sono que a criança cresce e se desenvolve, pois são produzidos hormônios durante o sono responsáveis por isso. No sono também é que ocorre a consolidação da memória, fundamental para o aprendizado da criança, e adquirir habilidades. Não menos importante o sono restabelece as energias, revigora o corpo e promove o descanso do corpo e da mente.

É importante também entender como é o padrão de sono dos bebês, e porque ele é diferente dos adultos. Não queira que o seu bebê recém nascido durma a noite toda, pois isso não vai acontecer! O que podemos fazer é ajudá-los a entrar no seu ritmo circadiano e ter um ciclo de sono adequado para o seu desenvolvimento.

Vamos então a algumas dicas para um sono saudável nos bebês menores que 6 meses

1. Estabeleça uma rotina do dia. Certifique-se que o bebê seja exposto à luz natural e às atividades do dia, para que ele perceba que durante o dia é que acontecem as coisas. Inclua o bebê no seu dia a dia.
2. Estabeleça uma rotina da noite. Conforme se aproxima a hora de dormir, reduza as atividades e os estímulos, prefira atividades mais tranquilas, monótonas, e serenas. O brincar nessa hora deve ser próximo de canções de ninar e ou ler histórias para o bebê dormir, ou um banho relaxante. Diminua os estímulos visuais e a iluminação da casa. Lembre-se que a melatonina é importante para o sono e a sua produção ocorre quando há ausência de luz.
3. Faça uma massagem no seu bebê. A massagem tem a capacidade de relaxar o bebê mentalmente e fisicamente. Apesar da massagem ser muito praticada em nosso meio, existe ainda pouca investigação científica sobre os seus efeitos. Em um estudo prospectivo que acompanhou bebês recém-nascidos até completarem 12 semanas de vida, os bebês que receberam 14 dias de massagem terapêutica, a partir da segunda semana de vida, apresentaram padrões de sono mais desenvolvidos depois. Após as 12 semanas, foi observado que os bebês massageados tinham níveis mais elevados de melatonina (veja o link para o estudo aqui).
4. Dê um banho no bebê antes de colocá-lo para dormir. O banho muitas vezes é capaz de relaxar o bebê, e sinaliza que o corpo deve esfriar, o que pode ajudar no sono. Entretanto, para alguns bebês o banho é extremamente excitante e pode acordá-lo mais, por isso só o faça se isso normalmente ajudar o seu bebê a relaxar.
5. Amamente o seu bebê. Faça a mamada dos sonhos para que o bebê possa dormir tranquilo. Ofereça os dois lados de peito, mas não necessariamente ele vai aceitar. Se não amamenta alimente o seu bebê em posição semi-sentada, mas nunca deitado. Coloque para arrotar. Tente colocar o bebê no berço sonolento mas ainda acordado. Mais dicas sobre amamentação você encontra no blog!
6. Seja consistente no ritual de sono do seu bebê. Mantenha as luzes apagadas, evite fazer barulho, evite mudar o ambiente do bebê, e na hora de dormir, evite o contato visual. O olho no olho é extremamente estimulante para os bebês e deve ser usado e muito, mas durante o dia.
7. Observe o seu bebê. Como é o seu temperamento? É mais sensível aos estímulos, se adapta com facilidade, chora por tudo? Quando compreendemos quais são as coisas que estimulam e acalmam o nosso bebê podemos ajuda-los a dormir mais facilmente.
Outras dicas para acalmar o bebê você também encontra em Dicas para acalmar o bebê. Lá eu explico algumas técnicas ensinadas pelo Dr. Harvey Karp, autor do livro o bebê mais feliz do pedaço, que simulam o ambiente do útero!
Espero que tenha ajudado a aliviar algumas noite de sono. Bons sonhos!
Deixem abaixo comentários, dúvidas e sugestões!
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).
Um abraço,
Dra. Kelly Marques Oliveira
CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699/ (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

33 Comments

  • Danielle Farias 28/05/2015 Reply

    Aqui em casa a minha filha de 2 anos que dá muito trabalho para dormir. Já estabeleci a rotina, tento faze der tudo para que ela não se agite à noite mas, não tem jeito! É uma luta para dormir e ainda tem um sono meio agitado, fala durante à noite e às vezes acorda e não quer mais dormir. Dra. Kelly tem alguma sugestão?
    Obrigada, seu blog me ajuda bastante, principalmente com o meu mais novo, tem apenas 1 mês.

  • tamiris 28/05/2015 Reply

    Oi socorro tenho duas filhas uma dorme tranquila e tem 5 anos e a outra tem 1 ano não dorme quase nada, acorda muitas vezes durante a noite e durante o dia não dorme a é também não come quase nada só quer peito. O que eu faço?

    • Olá Tamiris, tente aproveitar as dicas que eu coloco aqui em relação ao sono, mas seria interessante você procurar uma consultora de sono. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Thais 29/05/2015 Reply

    Olá Dra. Meu bb tem 5 meses e só dorme se for pro peito. Durante a noite ele acorda a cada 1 ou 2 horas só para chupetar o peito e volta a dormir. O que posso fazer para tirar essa mania? Estou desesperada, pois não consigo dormir, estou exausta!

    • Olá Thais. Tente aplicar as dicas que deixei aqui no blog, lembre-se que a consistencia e a rotina são muito importantes para bons hábitos de sono. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Mayra Ulisses Guerra Laborda 30/05/2015 Reply

    olá Dra Kelly.
    Tenho uma bebê de quase 4 meses que só dorme de balançada (no carrinho, na rede, no bebê conforto com o carro em movimento, ou ninada no colo) desde que nasceu ou então mamando. Já tentei diversas vezes fazer toda a rotina da noite -banho/massagem/musica relaxante- e colocar ela no berço ainda acordada pra esperar ela pegar no sono… E isso não acontece. O que fazer para desvincular o balançado? Alguma dica?
    Obrigada!!!!

    • Olá querida Mayra. Pra desvincular o balançado é preciso muita calma e paciência. Você terá que ir reduzindo o balanço aos poucos e em etapas, pode ser que ela chore um pouco nesse processo. O importante é reduzir um pouco a cada dia, consolar mas tentar consolar aos poucos, até que ela não precise mais do balanço. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Barbara Aguiar Pontes 31/05/2015 Reply

    Adorei as dicas..
    Meu bebê tem 4 meses e há pouco tempo introduzi a rotina durante a noite.. As 19 começo dando um banho, quando ele ainda fica mto ligado eu conto uma história bem tranquila e depois o dou mamar e ele apaga..
    Meu problema são os cochilos durante o dia, ele briga p não dormir e se dorme é bem rapidinho, pro cochilo ficar maior eu tenho q deitar do lado dele.. Alguma dica p esses soninhos do dia?
    Bjinhos

    • Oi Barbara, para os soninhos do dia é um pouco mais difícil, mas o que vc pode fazer é tentar esticá-los ao máximo diminuindo estimulos e mandendo um rotina pro bebê, isso ajuda. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Adriana Januario 08/06/2015 Reply

    Dra. Kelly adorei seu site, blog etc muito bem escrito e com muitas informações importantes para nós mamães. Muito bom saber que existem profissionais como você que se dedicam exclusivamente no que faz e ainda jovem desse jeito. Meus Parabéns vou levar meu pequeno Antonio para lhe fazer uma visita.
    Um Abraço
    Adriana Januario

  • kelly 20/06/2015 Reply

    Meu bb não dormi e tem muita colica.

  • Pingback: Ritual de sono do bebê – com vídeo You Tube Meu Bebê | pediatria descomplicada

  • Albrtino Mosse 21/10/2015 Reply

    Gostei do aprendizado,pos minha finha nao dorme quase toda noite.

  • Pingback: Alergia alimentar, alergia ao leite de vaca e intolerâncias no bebê amamentado | pediatria descomplicada

  • Pingback: Alergia alimentar, alergia ao leite de vaca e intolerâncias no bebê amamentado | pediatria descomplicada

  • Daniela Freitas 02 de Maio 16 02/06/2016 Reply

    já tentei de tudo mas meu bebê de 4meses não dorme.

  • Daniela Freitas 02 de Maio 16 02/06/2016 Reply

    já tentei de tudo mas meu bebê de 4meses não dorme.

  • Deybiane 08/06/2016 Reply

    Olá Doutora.
    Estou desesperada. Minha de 1 mês, não dorme bem ao dia nem a noite. Quando vai chegando à noite fico desesperada pq sei Q não vai dormir. Ao dia os cochilos duram minutos e só se for no carrinho. Se colocar no berço ou minha cama acorda. A noite dou banho lá pelas oito vou p
    Quarto escuro dou mama e nem balançado ela dorme. Grita, chora, mas não dorme. E quando finalmente dorme coloco no berço e ela acorda. Fico das 20:30 até às 2:00 pra colocar p dormir. Quando finalmente dorme, acorda às 5:00 e não dorme mais. Estou exausta porque é assim desde que nasceu. Levamos ao pediatra p saber se tem tefluxo e não tem. Só dorme no colo. Como não dorme ao dia nem a noite tem 45 dias que não sei o que é ter 5 horas de sono. Já tentei de tudo. Todas as rotinas e nada. Preciso muito de ajuda!!!!!

  • Sandra 09/06/2016 Reply

    Boa noite. Minha bebê tem 5 meses, há algumas semanas atrás quando dava 23h ela adormecia numa boa, mamava e dormia por 2h e acordava para mamá pois mama no peito, de manhã dormia bem até meio dia mas nesse período também acordava para mamá, e durante o dia tirava 2 cochilos de 40 minutos cada entre meio dia e 20h, mas agora continua assim durante o dia, só que a noite a coisa mudou, não dorme mais direito, acorda o tempo todo não só pra mamá, fica brigando com o sono, coça o olho, virá de um lado para o outro e vai a noite toda assim, não sei o que fazer , tô esgotada.

  • Sandra 09/06/2016 Reply

    Boa noite. Minha bebê tem 5 meses, há algumas semanas atrás quando dava 23h ela adormecia numa boa, mamava e dormia por 2h e acordava para mamá pois mama no peito, de manhã dormia bem até meio dia mas nesse período também acordava para mamá, e durante o dia tirava 2 cochilos de 40 minutos cada entre meio dia e 20h, mas agora continua assim durante o dia, só que a noite a coisa mudou, não dorme mais direito, acorda o tempo todo não só pra mamá, fica brigando com o sono, coça o olho, virá de um lado para o outro e vai a noite toda assim, não sei o que fazer , tô esgotada.

  • Leandro 09/06/2016 Reply

    Tenho um bebê q dorme em torno de quinze minutos e chora e reclama por pelo menos uma hora, desde o primeiro dia de vida, os pediatras dizem q a bebê está super saudável, mas hoje ela está com 49 dias e eu já tomei todo tipo de estimulante minha esposa parece um trapo, passa o dia todo com a bebe e eu trabalho durante o dia e embalo o bebê durante a noite pra mãe poder dormir um pouco, os médicos disem q está tudo bem mas eu nunca tinha nem mesmo ouvido falar de um bebê q nunca dorme.

  • Leandro 09/06/2016 Reply

    Tenho um bebê q dorme em torno de quinze minutos e chora e reclama por pelo menos uma hora, desde o primeiro dia de vida, os pediatras dizem q a bebê está super saudável, mas hoje ela está com 49 dias e eu já tomei todo tipo de estimulante minha esposa parece um trapo, passa o dia todo com a bebe e eu trabalho durante o dia e embalo o bebê durante a noite pra mãe poder dormir um pouco, os médicos disem q está tudo bem mas eu nunca tinha nem mesmo ouvido falar de um bebê q nunca dorme.

  • Pingback: Quanto de sono seu bebê realmente precisa? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Quanto de sono seu bebê realmente precisa? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Guia de segurança para a Cama Compartilhada | pediatria descomplicada

  • Pingback: Guia de segurança para a Cama Compartilhada | pediatria descomplicada

  • Pingback: Carta à mamãe do bebê recém-nascido | pediatria descomplicada

  • Greyce 23/02/2017 Reply

    Bom dia, Dra Kelly. Minha bebe tem 9 meses, ela tem rotina do sono consistente desde recem nascida, ela não chupa chupeta e bem tranquila, mas acorda a noite toda, de hora em hora, quer ficar no peito. Já me falaram para deixá-la chorando no berço que ela adormeceria, mas não consigo fazer isso, não tenho coragem…Não sei mais o que fazer. Por favor, me ajude!

Deixe uma resposta