Como armazenar leite materno: o que você precisa saber

Vamos voltar a falar de um assunto que gosto muito aqui no blog, amamentação!

As mamães pediram e está aqui! Existem várias formas de oferecer o leite materno que não seja a mamadeira, como a opção de oferecer leite materno no copinho, que já coloquei num post anterior.

Principalmente pras mamães que vão começar a trabalhar e amamentam (e gostariam de continuar amamentando), e para as mamães que precisam se ausentar de casa por um período e vão deixar o bebê por algumas horas, é preciso armazenar o leite de forma correta.

Sobre como fazer para retirar o leite materno veja o outro post, vale a pena dar uma lida nesse assunto!

Como faço para armazenar o leite materno?

Depois de você ter conseguido retirar o leite materno, é preciso guardá-lo de forma correta, para oferecer ao bebê mais tarde, sem risco de o leite materno estragar. Não tem problema se logo nas primeiras vezes você não conseguir tirar muito leite. Você pode juntar com outras vezes que você retirar o leite e ter o volume suficiente para oferecer ao bebê.

As bombinhas geralmente vêm com alguns recipientes especiais para o congelamento ou armazenamento do leite.

Você pode armazená-lo também em mamadeiras comuns esterilizadas, desde que estejam bem vedadas e com tampa. Recipientes de vidro com tampa de plástico, devidamente esterilizado, também podem ser utilizados.

Hoje existem no mercado embalagens esterilizadas que pode armazenar o leite de forma prática, veja figura abaixo.

amamentacao foto 9

Como posso esterilizar os recipientes onde vou armazenar o leite?

Existem basicamente 3 formas de se esterilizar os recipentes para armazenar o leite materno. Uma é ferver o potes por 15 minutos, a outra é utilizar esterilizadores específicos para esse fim.  E outra, que achei bem interessante, mas só serve para potes de vidro, está no vídeo que coloquei abaixo. Achei bem simples e funcional. O vídeo é em inglês 🙁 , por isso vou descrever o que ele faz.

  1. Colocar os potes de vidro limpos e lavados com a boca para cima numa bandeja de metal.
  2. levar a bandeja com os potes no forno por 10 min, a uma temperatura de 108°C .
  3. Retirar os potes da bandeja, e colocar sobre uma toalha limpa, já esterilizados.
  4. Enquanto os potes ficam no forno, as tampas vão para água fervente pelo mesmo período.
  5. Após fervidas, colocar as tampas com a boca para cima, sobre uma toalha limpa.
  6. Pronto! Estão devidamente esterilizados e pronto para uso, somente esperar resfriar naturalmente.

Nenhum desses método são considerados uma  esterilização industrial ou profissional, mas é eficaz para o armazenar o leite em casa.

O recipiente deve secar naturalmente, com a abertura para baixo e em cima de uma toalha ou pano de prato limpo.

Até quanto tempo posso deixar o leite materno na temperatura ambiente?

Você pode deixar o leite materno por no máximo até 2 horas, mas o ideal é que se consuma imediatamente após retirá-lo. Isso porque com o tempo existe um aumento do risco de crescimento de microorganismos indesejados e contaminação do leite. Logo após retirar do congelador por exemplo, descongelar em banho maria (veja dicas abaixo!)

Quanto tempo o leite materno dura na geladeira?

O leite materno pode ser guardado na geladeira por até 12 horas, segundo o padrão da Rede de Bancos de Leite Humano . Se for passar desse período, melhor congelá-lo.

Usar sempre a prateleira de cima da geladeira, que é mais fria, e nunca guarde na porta da geladeira, pois a temperatura ali é extrematente variável! Deixe os potes longe de alimentos crus, como verduras e carnes, de preferência armazenados dentro de um pote maior.

Como faço para congelar o leite?

Você pode congelar o leite materno nos mesmos recipientes indicados, com a recomendação que não se encha o recipiente até a boca, mas deixe pelo menos 2 cm até a borda do pote. ou recipente.

No congelador, desde que com uma temperatura -10°C, você pode armazenar o leite por até 15 dias, como a recomendação do Banco de Leite Humano.  A congelador deve ter uma porta separada da geladeira, e não aquelas acopladas a geladeira, pois a temperatura dessa forma é muito variado, ou dentro do freezer.

Como faço para descongelar o leite e oferecer à criança? 

Você pode aequecer o leite materno de várias formas:

  • Em água corrente, temperatura de 37°C , deixe o recipiente embaixo da torneira. Essa gasta muita água e não achei muito funcional…
  • Como estamos numa época de racionamento, pode-se fazer da seguinte forma: Encha um pote de água quente, temperatura 37°C a 40°C e deixe o pote com leite materno de molho até descongelar.
  • Deixar em banho maria, mas a água não pode chegar numa temperatura de ebulição, mas somente o suficiente para aquecer. Simples assim!
  • Usar bibeirões e aquecedores de mamadeira. Preferir os que aquecem a vapor, pois não chegam a uma temperatura de fervura, ou seja, não muito elevada, e são seguros e rápidos.

7896098802885g1

Não é recomendado que se recongele o leite materno, uma vez descongelado. Use-o imediatamente e descarte o que sobrar.

E por último, mas não menos importante, lembre-se de sempre colocar a data de retirada do leite nos potes, sempre!!! 😉 

Espero que ajude mamães! Contem suas experiências aqui! Compartilhe! Boa amamentação 🙂

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Não esqueça de se inscrever no canal do youtube da Pediatria Descomplicada! 

Para ter acesso a conteúdos exclusivos, do Pediatria Descomplicada, junte-se ao grupo do Telegram através do link: https://bit.ly/30iJTkW

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Dra Kelly Marques Oliveira

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

photo credit: creative commons

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn