urso

Bronquiolite: Como tratar?

tosse bebe, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, bronquiolite, pediatra são paulo
 Tratamento da bronquiolite

Vimos que a bronquiolite é uma doença das vias aéreas inferiores que acomete os bronquíolos, causando inflamação e consequentemente dificuldade para respirar, principalmente em bebês menores de um ano. É causado por vírus respiratórios como o vírus sincicial respiratório, rinovírus ou vírus da influenza por exemplo.

Uma vez entendendo a doença, o que ela provoca, quais são os sinais de alerta da bronquiolite,e como prevenir a bronquiolite, vamos entender como é feito o seu tratamento, e medidas que podemos fazer em casa para ajudar a aliviar o incômodo que ela causa.

É importante destacar que se houver algum sinal de alerta, ou dúvida quanto ao estado geral da criança o médico deverá ser consultado! O atraso em levar ao médico pode levar à piora do quadro clínico e a consequências graves.

Água para hidratação 

Bronquiolite existe um aumento das perdas insensíveis de água, devido ao aumento da frequência respiratória, a febre, e a própria baixa ingesta de água pode levar a criança à desidratação, piorando ainda mais o quadro respiratório. Por isso ofereça mais água e líquidos em geral para o seu pequeno. Se o bebê mama no peito, amamente com mais frequência.

Para aliviar a respiração, faça inalação!

A inalação com soro fisiológico é fundamental no tratamento da bronquiolite, e deve ser usada para umidificar as vias aéreas e ajudar a eliminar as secreções. Quanto mais vezes fizer melhor, por isso mamãe não economize. Dá muito trabalho mas ajuda!

Nariz: mantenha-o livre, leve e solto

A obstrução nasal faz parte dos sintomas da bronquiolite, e pode incomodar bastante. Os bebezinhos, principalmente os menores de três meses respiram predominantemente pelo nariz e não sabem respirar pela boca! Imagina a falta de ar que só o nariz entupido causa…Para melhorar esse sintoma, a lavagem nasal com soro fisiológico é super eficaz, e deve ser feita muitas e muitas vezes…
Ao longo do dia jogar soro fisiológico nasal com seringa, conta gotas ou em jato, no mínimo 10 vezes ao dia!

Existe também a solução salina nasal hipertônica, e pode ser usada também, porém menos vezes ao dia, pois é mais irritativa. Ela ajuda a retirar a secreção do nariz junto com o soro fisiológico. Você encontra em farmácia na apresentação de cloreto de sódio a 3%.

Sugadores nasais

São aparelhos que sugam o catarro, usado principalmente nos bebês e nas crianças pequenas, que não conseguem assoar o nariz, nem jogar o catarro para fora. Como a obstrução nasal é algo que piora os sintomas, além de acumular secreção e levar a proliferação das bactérias, é muito útil nessa situação.

A frequência não deve ser como a lavagem com soro fisiologico, pois pode provocar edema (inchaço) da própria mucosa do nariz, levando a mais obstrução. Lembre-se que a mucosa do nariz da criança é mais delicada. Por isso você deve usar em média 4 vezes ao dia.

Inalação hipertônica

A inalação hipertônica nada mais é do que a concentração de sódio a 3%, ao invés de 0.9% como é no soro fisiológico. O princípio de ação é mecânico, pois o sódio mais concentrado “puxa” mais água de dentro da célula, e consegue tirar mais a secreção dos pulmões. Por ser mais concentrada, pode aumentar a tosse, que é o mecanismo que o nosso corpo utiliza para eliminar essas secreções. Infelizmente não existem soluções prontas no mercado para inalações hipertônica, e não deve ser usado de rotina, somente sob prescrição médica.

Broncodilatadores

Os broncodilatadores nada mais são que medicamentos realizados na inalação que ajudam a relaxar a musculatura dos brônquios, diminuindo o desconforto respiratório. São também muito utilizados no tratamento da Asma e Bronquite. 

O uso do salbutamol (Aerolin®) e do fenoterol (Berotec®) pode ser usado na bronquiolite, mas somente sob prescrição estrita do médico. Ele tem ação vasodilatadora brônquica, ou seja, melhora o edema dos brônquios causados pelo processo inflamatório.
A adrenalina inalatória também demonstrou benefício, devido ao seu efeito de broncodilatador e vasoconstritor, porém deve ser feita em ambiente hospitalar.

O Ipratrópio (Atrovent®) é um anticolinérgico com efeito broncodilatador,  também pode ser usado no tratamento da bronquiolite.

Corticóide: sim ou não?

Conhecido popularmente como prednisolona, Predsin® ou Prelone®, e usado erroneamente e de forma indiscriminada como “xarope para tosse”, o corticóide oral não deve ser usado sem indicação precisa feita pelo médico.
O seu uso não é indicado de rotina nos pacientes com bronquiolite, pois a maioria dos estudos não demonstrou benefício para o tratamento da bronquiolite. Um estudo recente do British Medical Journal, demonstrou que o uso da dexametasona associado a inalação com adrenalina reduziu os dias de internação dessas crianças com bronquiolite, porém não houve evidência somente com o corticóide isolado.

O uso de corticoide inalatório também não se mostrou eficaz para tratar a doença, nem para prevenir a reação inflamatória que a bronquiolite causa a longo prazo.

Antivirais

Oseltamivir ou ribavirina tem indicações precisas e deve ser prescrito pelo médico. Não faça nunca auto – medicação nem medique seu filho sem antes falar com o pediatra.

 

Deixem abaixo comentários, dúvidas e sugestões!

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).
Um abraço,
Dra. Kelly Marques Oliveira
CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Outros posts que você pode gostar de ler:

Referências Bibliográficas

  • Diagnosis and Management of Bronchiolitis. Subcommittee on Diagnosis and Management of Bronchiolitis. Pediatrics 2006;118;1774
  • High Volume Normal Saline Alone Is as Effective as Nebulized Salbutamol-Normal Saline, Epinephrine-Normal Saline, and 3% Saline in Mild Bronchiolitis. Pediatr Pulmonol. 2010; 45:41–47
  • Steroids and bronchodilators for acute bronchiolitis in the first two years of life: systematic review and meta-analysis

53 Comments

  • thaiszochi 06/04/2015 Reply

    Olá Dra. Kelly!
    Muito obrigada por mais orientações para cuidarmos melhor dos nossos pequenos… Tenho uma dúvida a respeito do inalador. Meu bebê que agora está com 3 meses teve um tosse 10 dias atrás. Ele não teve febre, só tosse e nariz entupido… Acabei comprando um inalador por indicação de outras mães que eu conheço, e os sintomas melhoraram mesmo com a inalação com soro fisiológico! Agora que o ataque passou, guardei o inalador na caixa onde ele e veio e pensei se apenas lavar as peças e deixar secar como eu fiz era suficiente para higienizar o equipamento.
    Fico pensando que da próxima vez que eu usar, se eu não tiver higienizado ele direito, eu posso piorar a situação dispersando um fungo direto nas vias aéreas do meu filho.
    Como devemos higienizar o inalador para guardar, doutora?
    Muito obrigada!

    • Oi querida Thais, vc pode higienizar as peças fervendo – as após o uso, por cerca de 10 min. Secá – las bem e guardar em um local arejado e seco. Se for usar novamente, higienizar novamente, principalmente se fizer um tempo que usou, pois acumula pó. Não tem erro! Continue acompanhando os posts por aqui! Você pode seguir no instagram @pediatriadescomplicada e no Facebook http://www.facebook.com/pediatriadescomplicada. Um bjo Dra Kelly

    • jessica 04/01/2016 Reply

      Minha filha esta com bronquiolite nao sei uq fazer ja levei no medico deu remedio durante 5 dia uma veiz al dia era ate ontem domingo o remedio. .a tossr melhoro um pouco nao muito mais o nariz contínua o mesmo sugando tipo entupido eu do inalação melhorar um pouco ai depois volta dinovo o nariz na fiz di tudo nao sei uq fazer mais com o nariz e tanbem quando ela ta acordada ela ano tosse quando ela durmi ela tosse muito e so ela durmi que ela tosse isso que fico mais preocupada ….o peito xia quando eka tosse vem catarro mais eka nao consegue joga pra fora ai eu consigo tira um pouco que vem pra fora alguém ajuda eu uq eu fasso obrigado

  • Geanny 06/04/2015 Reply

    dra. Kelly socorro!
    Minha filha já está com essa virose a uma semana , ela tem 7 meses levei ao médico, no segundo dia q vi q a pequena estava atacada, o mesmo passou um remédio chamado astra ou astral podendo usar 5 dias , ela melhorou só q até agora está com uma catarreira danada e chiadeira no peito, não sei oque faço. Já suguei o narizinho dela , to colocando neosoro, e fiz inalação só q tem 3 dias que não faço porque meu marido fala que pode fazer mal fazer com muita frequência , pois ele observou que toda vez q fazemos a inalação ela dorme ou parece que baixa a pressão . Ficamos com medo de fazer algum mal

    • Oi querida mamãe Geanny, nesse caso, se você tem dúvida da conduta e de como o seu bebê está, é melhor vc leva – lo ao médico avaliação. Atendo em consultório particular em São Paulo, casso queira uma avaliação. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o site clique no botão seguir na página do blog. A página do Facebook é http://www.facebook.com/pediatriadescomplicada e o instagram é @pediatriadescomplicada. Um bjo Dra Kelly Marques Oliveira

    • jessica 04/01/2016 Reply

      Minha filha tanbem passa a tossr e o peito fica cheio do inalação melhora um pouco depois volta dinovo nao sri uq fasso ja levei no medico passo remédio eu dei mais o nariz ainda fica tipo fungando fico desesperada.

  • tajara 07/04/2015 Reply

    Oi meu bebe tem 5 meses e tem laringite tem umas tosse seca o q vc recomenda q eu faça pela noite e quando ele mai. Sofre com o nariz tapado e tosse seca. Desde já muito obrigada

    • Oi querida mamãe, vc pode seguir as recomendações que escrevi no post de resfriado, qie são recomendações gerais, além de fazer seguimento correto com o seu pediatra. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o site clique no botão seguir na página do blog. A página do Facebook é http://www.facebook.com/pediatriadescomplicada e o instagram é @pediatriadescomplicada. Um bjo Dra Kelly Marques Oliveira

  • Sabrina Gularti 07/04/2015 Reply

    Meu filho tem 4 meses e a 5 dias tem todos esses sintomas. Tenho feito bastante inalação com soro e tem ajudado. .. mas a tosse é intensa. Ta rouquinho tadinho! Queria saber quanto tempo ate melhorar.

    • Olá querida Sabrina. Não existe um tempo certo. Cada criança responde de uma forma. Mas é importante que vc faça o seguimento correto com o seu pediatra. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o site clique no botão seguir na página do blog. A página do Facebook é http://www.facebook.com/pediatriadescomplicada e o instagram é @pediatriadescomplicada. Um bjo Dra Kelly Marques Oliveira

  • jessica 07/04/2015 Reply

    Oi.. Meu bebê está com 2 meses e 22 dias.. Prematuro de 33 semanas. Ele está com todos os sintomas acima. Hj ele foi na pediatra que deu antibiótico e antialérgico. E inalação de 3 em 3 hrs.e raio x que vai fazer a tarde. Estou tão preocupada retorno daqui uma semana. O que além disso posso fazer é o que observar nele. Esperar uma semana para levar o raio x? Uiii eh tanta dúvida. Obrigada

    • oi querida Jessica, vc deve acompanhar com a pediatra e seguir as recomendações dela. Se houver dúvidas, você precisa esclarecer sempre com a pediatra que acompanha seu filho. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • swuyanne 07/04/2015 Reply

    Essas informações só servem para crianças? Ou adultos também pedem seguir

    • Oi querida Swuyanne, as informações são gerais, valem também para adultos, lembrando que sempre o médico deve acompanhar junto. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Dr Kelly boa tarde a minha filha tem 3anos ela tem bronquiolite a casa onde moramos bate sol só q o quarto dela não bate o sol por não bater o sol esta s situação influencia ou seja piora a situação. O que nos podemos fazer para que ela melhore .w

    • Olá Cassiano, o fato de ter umidade ou ser um ambiente muito umido, pode sensibilizar a criança a crises alergicas, mas isso depende se o seu filho é alergico ou não. A fumaça de cigarro por exemplo, é muito mais prejudicial. O que você deve fazer é procurar um alergista para fazer uma avaliação completa e acompanhamento adequado do seu filho. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Tamires 03/09/2015 Reply

    Meu bebe tem 6 meses e esta com bronquiolite, ele ja teve pneumonia e broncopneumonia, porque será q ele é tao vuneravel a esse virus, qual tratamento devo procurar, pois nao aguento mais.

  • Patrícia Miranda 07/09/2015 Reply

    Boa noite Dra. Kelly!

    Minha sobrinha está apresentando sintomas de bronquiolite há uma semana. Já levamos ao médico e ele receitou Aerolin e Predsin. Ela começou a fazer uso da medicação ontem e o chiado já diminuiu bastante (ela agora só chia quando tosse), mas ela começou a vomitar e expelir catarro quando tosse muito. Isso é normal? Muito obrigada!

  • Pingback: Vacinação: tudo que você precisa saber – parte 1 | pediatria descomplicada

  • Ana Neves 11/09/2015 Reply

    boa noite Dra

    tenho uma menina com 8 meses e meio e desde segunda feira começou a tossir mto e com o nariz entupido, comecei a por agua do mar sem resultado e desde de hoje comecei a por soro… por 2 x que vomitou o leite e começou a perder o apetite…. que devo fazer???? Estou preocupada… obrigada

  • Alba 12/09/2015 Reply

    Oi Dr. Kelly

    Muito bom tudo o que acabei de ler…. Venho hoje já com quase um mês que meu filho de 2 anos e 6 meses enfrenta dessas ites que atacam tanto as crianças. Levei ele ao médico pois ele estava tossindo com muito catarro…. Foi passado amoxilina por 10 dias e o prelone… Como li na sua matéria totalmente errado a indicação desse medicamento e ele tomou por 2 semanas!!! Nesse período ele teve 3 dias de febre, retornei ao médico ele fez hemograma e raio x.. Foi descartada pneumonia e o médico aumentou a dosse da amoxilina… Haaa eu sempre fazendo a inalação com soro e usando o salsep…. Ele já melhou bastante… Mais o catarro não acaba!!!!! Não teve mais febre… Não tosse como antes… Só algumas vezes no dia… Mais esse catarro não acaba e não para de escorrer do nariz! Não sei mais o que fazer???!!!!

  • Pamella Bassi 13/10/2015 Reply

    Kelly, bom dia !!

    Meu Bebe esta com tosse, catarro a 2 semanas, a pedriatra diz que é bronquite, passou um remedio para ele tomar de 12/12 horas por 3 dias… ja se passou os 3 dias, mas até o momento ele nao melhorou, estamos fazendo inalação mas tb nao houve melhora… ele tem 5 meses, nao teve febre… é bem quietinho mas desde ontem esta chorando bastante, não sai lagrima, só fica resmungando, nao sei o que fazer… não sei tb se levar no medico mais uma vez pela quinta vez vai resolver alguma coisa. 🙁

  • Bruna 10/12/2015 Reply

    Ola boa noite, minha bebê de seis meses está nos últimos dois dias de tratamento com antibiótico contra bronquiolite e agora voltou ba apresentar muita coriza no Narizinho é normal o ressurgimento desse sintoma ?

  • Luciane 16/12/2015 Reply

    Boa noite Dia Kelly, quinta passada dia 10/12 meu filhinho fez 6 meses e levei na pediatra ele já estava com tosse umas 2 semanas ela havia passado mucolitique e inalação, mas ele melhorou uma semana e na outra voltou a tosse falei com ela e pediu para dar novamente e repetir o procedimento, porém na quinta passada a dra informou que ele estava com bronquiolite, mas praticamente acabando e pediu para dar prelone por 5 dias e vi que não estava resolvendo nada fiquei super preocupada a respiração dele estava ofegante e fazendo um barulho, nessa segunda levei no hospital e dra de lá pediu para dar aerolim de 6 em 6 horas e fazer inalação e assim comecei a dar, porém na terça ele não estava bem e liguei para a pediatra e contei que fui no hospital e estava dando aerolim, porém ela ficou muito brava e pediu para suspender e suspendi ficando somente com a inalação, mas parece que no decorrer do dia ele melhora e quando chega a noite/madrugada ele piora o que faço por favor….Estou desesperada é a vida do meu bebê e cada um fala que é de um jeito…me ajuda por favor….no aguardo grata Luciane

  • Francieli 08/02/2016 Reply

    Olá bom dia Dra, meu filho tem 3anos e tem bronquiolite, a inalação com Berotec, atrovente, e soro fisiológico, deve ser feita quantas vezes ao dia ?

  • João Ferreira dos santos 30/03/2016 Reply

    Minha filha ta com broncopneumonia ja esteve entenda na unicamp ficou sete dias e voltou do mesmo jeito que eu Fasso

  • Leticia 17/04/2016 Reply

    Meu bebê tem três meses e está na UTI com bronquiolite aguda viral.
    Está apenas no oxigênio cepap, sem nenhuma medicação. Já fazem longos quatro dias assim, sedado, no cepap. Me ajuda, me dê esperança, quantos dias mais??? Cada segundo éh uma tortura .. Só toma inalação na fisioterapia…

  • MIriã Seenfonte 24/04/2016 Reply

    Bom dia Dr estou com meu bebê de 3meses e está gripado e nariz entupido e peito congestionado posso fazer inalação de quantas vem quantas horas?e estou dando)Desconhecia Plus 5gt
    como farei para a secreção sair ou concretizar de um bebê?
    Poderia me auxiliar preciso de ajuda
    Bjo

  • Mariana Rodrigues strachino 26/04/2016 Reply

    Dra boa tarde… Meu nome e Mariana e achei muito legal ver que a senhora da retorno a todas as questões… Meu bebe está com quatro meses e foi diagnosticado bronquiolite no sábado… Está bem porém não quer mamar de jeito nenhum, ele toma aptamil mais não será aceitando… Ofereço água e suco TBm com pouca aceitação! Já estou fazendo inalação e lavando muito o nariz e em uso de predsin TBm… Existe mais alguma coisa que a senhora possa que orientar psra ajudá-lo?
    Obrigada

  • gracielli 30/04/2016 Reply

    Ola dr minha BB vai tem quase 2 meses e esta com bronquiolite saímos do hospital ontem ficou internada 5 dias tomando antibiótico. A medica preceito inalação de 4em4 hrs ta bem melhor mas a tosse dela nao para com qnts dias vai continuar esta tosse ainda.

  • Nivia Almeida 10/05/2016 Reply

    Olá doutora, queria tirar uma dúvida se for possível. Meu bebê está com 5 meses e a mais de uma semana com tosse, na primeira vez levamos na emergência e a pediatra indicou inalação com soro e pediu que desse hixizine de 12 em 12 horas por 5 dias, meu filho não melhorou e até teve febre e a respiração como se estivesse cansadinho, retornei na emergência e a pediatra nos falou sobre a bronquiolite. Ela disse que ele estava querendo cansar, aí deram 3 ml de predsim a ele e inalação duas vezes com oxigênio, soro e 5 gotas de aerolin, também pediu que fizesse em casa o uso da inalação e predism por 5 dias. Meu filho não consegue dormir, a madrugada tosse muito, percebo que as vezes parece estar com secreção, as vezes ouço como se o peito chiasse, e aí marquei uma consulta com um pneumologista pediátrico. Só que só tem vaga pra terça dia 17/05, estou preocupada, será que devo levá-lo logo a emergência novamente? A pediatra pediu que retornasse caso a febre voltasse que iriam tirar um raio x, mas ele não teve febre mais, só o peito chiando as vezes e tossindo muito ainda que as vezes chega a engasgar.
    Desde já, muito obrigada!

  • Valdenise 19/05/2016 Reply

    Por favor eu quero um nome de um remédio b q tire a secreção a minha sobrinha só tem dois meses e ta cheia de secreção por causa da bronquite qual o remédio bom pra isso

  • Marinez 21/05/2016 Reply

    Olá DR kelly
    Meu filho tá com 1 mês e oito dias tá com torci e com nariz entupido passei ele na médica ela pediu um rx do tórax e depois ela passou inalação 1gta berotec 4 atrovent 5ml soro por cada 6 hras e passou tbm prednisolona pra cada 12 hora esse tratamento pra fazer até 5 dias mas tenho dúvidas tô preocupada oque seria

  • cris 22/05/2016 Reply

    Bem explicado….gostei

  • Melina das graças Isidoro 13/06/2016 Reply

    Ola dr boa noite

    Tenho um bebê que está com um mês e quinze dias , a uma semana ele esta com bastante catarro tosse e um chiado levei na emergência e a pediatra disse que e bronquiolite leve não precisou ficar internado e recomendou inalação 4 vezes ao dia marquei uma consulta com a pediatra dele e levei ai ela receitou prednisolona 2 ml e inalação com atrovent de 6 em 6 horas notei uma melhora na parte do dia so que a noite ele ainda chia e tosse bastante e também costuma engasgar com o catarro. Isso é normal dr. Estou dando remédio desde sexta feira

  • Melina das graças Isidoro 13/06/2016 Reply

    Boa noite dr kelli.

    Tenho um bebê de 1 mês e quinze dias ele esta com bronquiolite levei no pronto atendimento ele não precisou ficar internado levei também na pediatra dele e ela receitou 2 ml de prednisolona e 3 gotas de atrovent no soro 5 ml notei uma melhora nele durante o dia so que a noite o catarro e a chiadeira ainda incomoda ele e costuma engasgar com o catarro também. Isso é normal?

  • Juliana 15/06/2016 Reply

    Olá dr.kelly.
    Meu filjo tem 8 meses.
    Vive tendo resfriados e sua respiração fica um pluco complicada.
    Às vezes ele eespira muito rápido e noto a respiração ofegante.
    Quando ele ficou assim pela primeira ve e o levei numa emergência. .a médica que o avaliou disse que ele tinha bronquiolite. Passou nebulização com 5 ml de soro mais atrovent (4gotas)+ berotec(2gotas).

    Depois fui à pediatra e comuniquei o o corrido…ela disse que eke estava bem e qye era para eu suspendee os medicamentos.
    Assim o fiz.
    Só que ele vira e mexe tem essas crises a última eu fiz a medicação nele…e foi o que aliviou.
    Agora está gripado e s respiração ruim…por conta do nariz entupido. .fiz 5 ml de soro +4gts de atrovent. ..posso continuar?
    Ou atrovent faz mal?
    Obrigada!

  • Nilson Sodré 28/06/2016 Reply

    Dra Kelly minha filha tem 7 meses e toda semana levo no.médico por que o peito dela chia e fica com bastante secreção o que posso fazer para melhorar ?

  • Sabrina 30/06/2016 Reply

    Posso usar o aerolin nebules com minha nenê de 4 meses? Levei ela na emergência e foi diagnosticado bronquiolite, a médica me orientou a usar meia dose desse medicamento para fazer a nebulização. Fiquei com dívida pois ao comprar o medicamento consta na bula que o mesmo é para uso adulto e pediátrico acima de 18 meses. E agora? Faço a nebulização com o medicamento ou somente com soro ?

  • Franquiclea 06/08/2016 Reply

    Meu filho tem 1 ano e sempre tem crise de bronquiolitede já lava o nariz dele muitas vezes ao dia
    O que mais posso fazer pra ajudar ele,passou também no pneumologista e até agora nada não existe nenhuma previsão medicamentos pra prevenir oi alguma coisa do tipo

  • Maria Cristina Lins Azi 18/01/2017 Reply

    Esqueci de acrescentar a sucção da secreção através de um aparelhinho próprio em venda nas farmácias. Tem também a bombinha, mas este aparelhinho é melhor, pois não agride as narinas do bebe. É só cuidar para não sugar demais e desnecessariamente, evitando assim, o estimulo à produção da secreção.

  • Ariani 20/01/2017 Reply

    Olá. Doutora gostaria que tirasse uma dúvida ,meu filho tem 8 anos é está trantando com prelone só que hoje é o último dia da medicação e ainda está com tosse e nariz entupido devo ir ai médico ou esse é o processo de cura mesmo?ou se devo aguardar a melhora alguns dias sem medição?

  • SUZANA DOS SANTOS 05/05/2017 Reply

    BOA TARDE DRA!

    TENHO SOBRINHA DE 1ANO E 8MESES COM ALPV E ESTA MUITO DIFICIL PRA ELA DORMIR E SE ALIMENTAR, POIS ESTA COM AS VIAS RESPIRATORIAS CONGESTIONADAS.
    A PEDIATRA RECEITOU APENAS SORO PARA FAZER INALAÇÃO, MAS NÃO SE NOTA MELHORA.
    CRIANÇAS COM ALERGIA A LEITE E PROTEINA DE VACA, NÃO PODEM USAR BEROTEC?
    TEM OUTRO BRONCODILATADOR?

    SUZANA

Deixe uma resposta