urso

Amamentação: Como dar leite materno no copinho

leite copinho, pediatria descomplicada , dra kelly oliveira, amamentação, leite materno, aleitamento materno 

Olá queridas mamães, ainda no tema amamentação, gostaria de deixar aqui alternativas à mamadeira para dar à criança quando por algum motivo a mãe não pode amamentar: seja porque vai começar a trabalhar, ou porque estará fora de casa por algumas horas. 

Se você está procurando mais dicas sobre amamentação, veja também os outros posts: Amamentação: Erros comuns que nos levam a pensar que o bebê mama pouco, Amamentação: bebês que dormem no peito ou choram para mamar, o que fazer?  , Mitos sobre amamentação: Meu leite não sustenta!, Amamentação: Dicas para tirar mais leite, Amamentar: como funciona no meu corpo, Amamentação: perguntas e respostas, Amamentação na volta ao trabalho : Dicas e Recomendações

É super simples e na verdade pensamos logo na mamadeira por causa da facilidade de acesso hoje, mas a verdade é que mesmo com uma pequena xícara de café que você tenha em casa podemos dar leite à criança! (claro que com a devida esterilização)

Temos medo da criança engasgar, de não dar certo, insegurança, falta de costume, mas o fato é que é super seguro, desde que realizado com a técnica correta.

Abaixo explico sobre como dar o leite no copinho e tem também um vídeo explicativo ao final!

  • Utilizar copinho (ou xícara) resistente, que não tenha nenhuma saliência na borda e que possa ser lavado e fervido, por exemplo, uma xícara de cafezinho ou um copo americano ou similar.
  • Lavar o copinho ( ou xícara) com água e sabão, colocar em uma panela com água encobrindo-o e fervê-lo por 15 minutos (contar após o início da fervura).
  • Colocar o leite somente até a metade do copinho, ou mais ou menos 1/3, para que seja mais fácil posicionar o copo sem derramar o leite.
  • Sentar-se com os pés apoiados, num lugar confortável, de forma acomodar o bebê em seu colo, na posição sentada ou semissentada.
  • Proteger a cabeça do bebê com a sua mãe espalmada na base do crânio e nuca dele (seu polegar e indicador formando um “C”). A cabeça do bebê deve formar um ângulo de 45 graus com pescoço.
  • Encostar a borda do copo no lábio inferior do bebê e movimentar o copinho para que o leite toque o lábio. Quando o bebê abrir a boca, colocar a borda do copinho ( ou xícara) abaixo da língua dele. Ele pode buscar o leite com a língua dentro do copinho, como um “gatinho”. O bebê faz movimentos de lambida do leite, seguidos de deglutição.
  • Virar o leite somente quando o bebê movimentar a língua, o lábio ou a bochecha, mostrando que está pronto para ser alimentado.
  • Não despeje o leite na boca do bebê! Coloque um pouco na boca o suficiente para o bebê sorver o leite.
  • Coloque o bebê para arrotar no final.
Abaixo, veja o vídeo com orientações sobre como dar leite no copinho: 

Espero que ajude mamães! Boa amamentação 😉
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).
Um abraço
Dra. Kelly Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

Fonte: Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade. Sociedade Brasileira de Pediatria. 6o edição 2014.

photo credit: http://m.diariocatarinense.com.br/noticias/variedades/a3863953

17 Comments

Deixe uma resposta